15088

Andávamos há algum tempo nesta “conspiração do bem” com a nossa querida Ana Milhazes Martins, fundadora do grupo Lixo Zero Portugal e da página Zero Waste Portugal: lançámos-lhe o convite para receber na loja alguns dos rostos por trás dos blogues, páginas de FB e contas de IG e dos projetos associados ao Movimento Lixo Zero que seguimos e tanto admiramos. E a data apareceu: 7de janeiro, um domingo. Que bela maneira de começar o ano! À volta da mesa, a falar e a discutir sobre aquilo que nos move, que nos une: a redução do desperdício. Assim foi.

   Às 11h, fora da loja, junto à montra, em círculo, agrupavam-se as nossas convidadas. Só  conseguíamos ver os sorrisos, os abraços. Abrimos a porta para as receber, com o sentimento de que seria um momento mesmo muito especial.

Cá dentro, tínhamos preparado um brunch sem desperdício com as delícias 100% bio e vegetais  da The Love Food (que chegaram embaladas em papel reutilizado de sacos de fornecedores!), servidas nas peças lindas de cerâmica da Círculo, e os iogurtes artesanais e sustentáveis da YogurtNest.

Antes disso,  foi tempo de conhecermos melhor cada uma das mulheres incríveis que se juntaram a nós. Deixamos as contas e os links, para que, caso ainda não o façam, as possam seguir e inspirar-se com o seu exemplo diário:

Ana Milhazes Martins, a fundadora da comunidade @lixozeroportugal e do blogue Ana, Go Slowly;
Helena Seca Lena Seca Borda , do blogue @daybydayforzerowaste ;
Inês Espada Nobre Inês Espada Nobre   @inêsespadanobre ;
Joana Gandara Reis Joana Gândara Reis @eerieplains ;
Joana Roque The Middle Way, do blogue @themiddleway ;
Antónia Prata Antónia Prata @she.is.awake ;
Ana Rosa e Carla De.vagar.  @de_vagar  ;
Catarina Matos Mind The Trash @mindthetrash ;
Joana Tadeu Joana Tadeu @joanaguerratadeu .

Depois de partilharmos sabores à volta da mesa, contámos com a presença da Cátia Curica , da ORGANII BIO, que nos trouxe algumas dicas e receitas de beleza zero waste a partir da despensa (como fazer dentífrico, máscara e shampô). Seguiu-se a Ana Jervis, que nos apresentou a YogurtNest e nos mostrou como fazer iogurte de forma sustentável.  Por fim, do outro lado do Atlântico, do Brasil, a Sabrina Sabatini explicou a história da Zero Waste Youth International e deixou o convite para o encontro que se realizou ontem em Lisboa, no mercado de Campo de Ourique.

       

Antes da despedida, prometemos levar os laços que nos unem ainda mais longe e potenciar o impacto que podemos ter na nossa comunidade, de norte a sul do país.

Aqui fica a fotografia de “família”. Muito obrigada a todas pela presença e por nos inspirarem diariamente com o vosso exemplo. Venham mais vezes e sintam-se sem casa.

Até já!

 

Deixar comentário

Your email address will not be published.