Um dos nossos segredos

é a equipa

teresa rei

Ana Teresa

Olá. Sou a Ana Teresa, tenho 22 anos e sou a mais nova e recente aquisição desta equipa maravilhosa. Entrei para a Maria Granel em maio e a vida não me podia ter dado um lugar melhor para trabalhar. Dizem que, se gostarmos do que fazemos, não trabalhamos um dia que seja. É isso que sinto aqui. Desde que me lembro que gosto de aprender e de ler sobre alimentação saudável, yoga e tudo aquilo que me possa trazer bem-estar.

O que me move é o amor, e é por isso que o tenho escrito no braço. O amor é também o que move este projeto: o amor por um mundo melhor, pelas pessoas e por nós próprios ao optarmos por escolhas conscientes e que vão ao encontro daquilo que nos faz sentido. É por isso que gosto tanto deste projeto, que é feito de coração, de pessoas para pessoas.

Pediram-me para vos dizer quais são os meus produtos preferidos. Ora bem, se me pedirem conselhos, de certeza que vos vou levar até às minhas granolas preferidas, porque é incrível olhar para o rótulo e conhecer todos os ingredientes, tarefa que se torna difícil num supermercado convencional. Depois, encaminhar-vos-ei até aos risotos maravilhosos. E, por último, não posso deixar de vos levar até à ilha das especiarias. É impossível passar por lá e ficar indiferente ao aroma que se sente logo que se entra na loja.

Tenho um caderninho chamado “diário do bem-estar”, onde escrevo receitas que quero experimentar, recados para mim, ideias de refeições bonitas, algumas coisas sobre o meu yoga, em resumo, tudo aquilo que faz o meu coração viver feliz, saudável e descansado. Por isso, se me encontrarem pela loja, é provável que esteja de caderno e caneta na mão, pronta a pesar os vossos frasquinhos e a ouvir as vossas histórias bonitas.

Filipa

Filipa

Olá. Sou a Filipa. Cresci numa aldeia onde ainda é possível viver devagar, onde todos se conhecem, onde as refeições são feitas em família… Um sitio do qual sinto saudades e para onde vou sempre que posso. Trabalhar aqui na Maria Granel ajuda-me a não esquecer as minhas raízes sem perder a liberdade de fazer o que gosto. Gosto de pessoas, gosto de aprender, gosto de servir, gosto de ajudar, gosto de ouvir… 

Pediram-me para vos dizer quais são os meus produtos favoritos. Acho que fica difícil nomeá-los, mas, assim no geral, gosto de produtos que não conhecia ou que nunca tinha experimentado. Gosto de saber que, sempre que preciso, posso fazer a minha combinação de plantas. Gosto de saber que posso oferecer presentes dos produtos que temos: gosto de oferecer ao maridinho umas bolachas ou uns chocolates, aos meus pais frutos secos ou tâmaras Medjool, aos meus amigos uns chás ou uns crocantes de chocolate. Gosto do “Amor a Granel” 🙂

Raquel

Olá! Sou a Raquel e faço parte da família Maria Granel desde Setembro de 2016. Aliás, em rigor, entrei para a família muito antes: sou freguesa e entusiasta do conceito desde o seu “nascimento”.

Sou bióloga e apaixonada por botânica. Gosto muito de cozinhar e acredito que a qualidade dos ingredientes é a base para qualquer receita brilhar.  Também por isso, há vários anos que sou uma defensora empenhada da Agricultura Biológica. Nasci e cresci numa zona semi-rural onde as vindimas, os serões a tirar as camisas ao milho, o malhar dos feijões na eira ou a rega do pomar, eram atividades sazonais muito naturais. Aprendi muito com as minhas avós (tanto! Nem uma breve introdução ao tema caberia aqui!). Não podendo agora ter uma grande horta no meio da cidade, enchi a casa e a varanda com vasos e canteiros onde faço as minhas experiências concentradas de consociação de culturas e outras coisas divertidas. Não há melhor sensação do que almoçarmos uma salada com ingredientes cultivados por nós acabados de colher!

Sou bastante racional e científica mas, chegando à cozinha, gosto mesmo é de improvisar – esquecer a tirania das receitas pré-definidas e inventar. Recomendo muito as especiarias e ervas que podem encontrar na Maria Granel! Fazem verdadeira magia em qualquer cozinha!

Peguem nos saquinhos e frascos vazios que têm por casa e façam-nos uma visita. O planeta agradece menos embalagens desnecessárias, vão levar apenas as quantidades de que precisam – sem desperdício – e vão divertir-se!

Há sempre novidades fresquinhas para descobrir!

Até já!

Ana Sofia Guerra

Nutricionista

“Depois da primeira visita à loja, pouco tempo depois da abertura, fiquei apaixonada pelo projeto. A razão? Faz-me lembrar a minha infância. O meu pai tinha uma mercearia na Baixa de Lisboa e alguns dos produtos disponíveis eram vendidos a granel, em sacas grandes, distribuídos ao cliente através de cartuchos em canudo que eu ajudava a fazer. Também ia à padaria com o saco de pano da minha avó e comprava os meus bifes no talho enrolados em papel grosso. E foi com base nestas lembranças e por estar ligada à área da nutrição que sempre tive vontade de voltar à Maria Granel. Já participei nas Quintas da Maria e faço questão de estar presente em algumas sessões. Inspirada em testemunhos de alguns clientes da loja, também iniciei a minha luta contra o desperdício e a ter uma vida mais minimalista. E agora, com o projeto “Nutricionista na loja”, estarei disponível para esclarecer algumas dúvidas, dar alguns conselhos a nível nutricional e trocarmos experiências culinárias (sim, também quero aprender mais). Apareça e partilhe as suas experiências connosco”