Tendo como inspiração o desafio 12 mudanças, 1 para cada mês do ano, hoje falamos sobre os pensos reutilizáveis. Confortáveis, seguros e um passo para a diminuição da pegada ecológica global.  Recentemente partilhámos 5 motivos para usar pensos reutilizáveis. Neste artigo, abordamos os principais cuidados a ter para que eles durem mais tempo.

Produzidos artesanalmente com tecidos orgânicos, é aconselhável que, após a compra dos pensos, realizes, pelo menos, duas lavagens e secagens antes de os utilizares. Este cuidado inicial permitirá que os óleos naturais das fibras sejam eliminados, preparando os tecidos para uma maior absorção.


                                                                                                    Pensos produzidos artesanalmente em Portugal pela Fluffy


Há (pelo menos) dois métodos de lavagem dos pensos reutilizáveis:

Método “Molhado”


Após a utilização dos pensos, coloca-os num recipiente com água fria. Se preferires, cobre-os, mas não os tapes completamente. É importante haver circulação de ar e realizar a trocar da água diariamente.                                                                                       
É aconselhável que os pensos fiquem uns 3 dias de molho antes de irem para a máquina.


Método “Seco”


Se optares por este método, será necessário apenas um saco impermeável. À medida que os pensos forem utilizados os pensos, coloca-os neste saco. Mais uma vez, a lavagem deverá acontecer no máximo em 3 dias. Para as trocas dos pensos fora de casa, é aconselhável colocá-los numa bolsa também impermeável.                                                                               

Em qualquer dos métodos que escolheres, para tratar as manchas de sangue, antes da lavagem, esfrega os pensos com um sabão (de preferência natural para conservar as fibras – o de Marselha é o nosso preferido) e deixa-os secarem ao sol.

Os pensos reutilizáveis, assim como os coletores menstruais e as cuecas absorventes, surgem como uma alternativa economicamente viável e ecologicamente responsável, uma vez que são reutilizáveis. Os pensos, por exemplo, se bem cuidados e conservados, podem durar 8 anos ou mais. Outra vantagem destes itens é que são feitos (em geral) com matérias-primas que respeitam o nosso corpo e o meio ambiente.

 

 

Os nossos pensos e cuecas menstruais são da marca nacional Fluffy e estão disponíveis nas nossas lojas físicas ou on-line.
 
Até já!