Muitas vezes, quando tomamos consciência de que as nossas escolhas interferem direta ou indiretamente no todo, apressamo-nos na realização efetiva de uma transição mais responsável dos nossos hábitos. Com isso, facilmente acreditamos que um estilo de vida mais sustentável significa correr para uma loja especializada e encher o carrinho com produtos ecológicos.
É verdade que disponibilizamos nas nossas lojas muitas alternativas para ajudar a trilhar um caminho (nada linear) da responsabilidade socioambiental. Mas o nosso convite é também o de repensar a forma como consumimos, adotando um olhar diferente face às coisas, procurando dar-lhes usos criativos, além de lhes prolongar a vida e as suas funções.
Aproveitar o que já temos pode ajudar-nos (muito) neste caminho! E o melhor, a custo zero.
10 ideias de mudanças, a custo zero
1- Reaproveitar os frascos de vidro
Um dos nossos itens preferidos! Aliás, adoramos ouvi-los, quando os queridos fregueses se aproximam das nossas lojas, a chocalhar.
Podemos reaproveitar os frascos de doces, leguminosas, pickles e outros tantos, para armazenar restos de refeições, compotas, ervas aromáticas (com água), caldos e talos de vegetais, que podem ser reaproveitados numa próxima receita.
O frasco de polpa de tomate, por exemplo, pode facilmente ser uma alternativa às garrafas para transportar água.
Foto: Gustavo Figueiredo
2 - Reaproveitar os panos de cozinha
Sabias que os panos de cozinha dão excelentes protetores e acondicionadores de verduras? O segredo está em humedecê-los antes de envolver as folhas verdes, também passadas por água e já secas. Neste caso, são bem-vindas, inclusive, as toalhas velhas de casa.
3 - Reaproveitar as embalagens de plástico
Sabendo bem do impacto nefasto do plástico descartável nos ecossistemas, reconhecemos o seu papel e a sua importância nos vários setores da sociedade. Não sendo a nossa intenção promover uma “cruzada antiplástico”, incentivamos o seu uso consciente e prolongado.
Assim, o reaproveitamento passa a ser um caminho efetivo de desviar esse tipo de material dos aterros e oceanos. As embalagens plásticas de manteiga, por exemplo, são uma alternativa para guardar as sobras de comida.
4 - Reaproveitar os papéis usados
Que tal transformar os papéis utilizados num bloco de mensagens? Basta cortá-los em pedaços (pequenos ou grandes) e juntar com um elástico ou clip.
5- Constrói o teu próprio compostor
Face à crise do lixo que geramos, a compostagem surge como uma alternativa simples e efetiva de desviarmos toneladas de resíduos que iriam para os aterros. Contribui também para a diminuição das emissões dos gases do efeito estufa e ainda minimiza a poluição do solo e das águas subterrâneas. Descobre o passo a passo para fazeres a tua própria composteira aqui.
Foto: arquivo Maria Granel
6- Reaproveitar lençóis e cortinas
Os tecidos são muitas vezes descartados no lixo indiferenciado. Chegam a acumular-se nos aterros, o que compromete severamente o solo e as águas subterrâneas.
Que tal transformar os lençóis velhos em pequenos panos para limpeza da casa? As cortinas também podem receber uma segunda vida, quando transformadas em capas para almofadas ou mesmo numa toalha de mesa.
7- Reaproveitar as escovas de dente
As escovas de dentes são poderosas aliadas na limpeza dos locais mais desafiadores e de difícil acesso como: bancas, ralos, ladrilhos e juntas de azulejos.
Além de auxiliar nas limpezas, as escovas podem ser utilizadas na aplicação da tinta no cabelo, por exemplo.
Imagem: divulgação
8- Reaproveitar de latas de metal
Uma simples lata de feijão pode transformar-se num recipiente para lápis e canetas, ou num jarro de flores e até mesmo num novo brinquedo para os mais pequenos.
9- Reaproveitar a borra do café
Sabias que a borra do café é um “subproduto” muito útil? Ele pode ser reaproveitado de diferentes formas – na jardinagem, nos cuidados com o corpo e até mesmo como arte. Aprende aqui três formas de reaproveitar o seu precioso café.
Imagem: divulgação
10- Reaproveitar pneus velhos
Ao lado dos outros itens que citamos, os pneus usados são também outro desafio na hora do descarte. Para minimizar esse tipo de problema, podemos transformá-los em lindos vasos de plantas, ou ainda, num confortável assento.
Imagem: divulgação
Nada é mais sustentável do que usar o que já possuímos, prolongando-lhe a vida.
Garantimos que com um olhar atento sobre o que já tens em casa, somado a criatividade, é possível fazer mudanças sustentáveis sem gastar um tostão.
Neste vídeo, a nossa Eunice partilha alguns dos produtos que temos disponíveis nas nossas lojas (tudo o que está do lado esquerdo) e, do lado direito, são as alternativas encontradas por ela para reutilizar, a custo zero, o que já tinha.
E deste lado, alguma outra ideia para reaproveitar objetos?