Queres participar no "Plastic Free July" e não fazes ideia por onde começar? 

É durante o mês de julho que milhões de pessoas ao redor do mundo somam esforços para se tornarem parte da solução para a desafiadora questão da poluição causada pelo plástico (de uso único). Todos são bem-vindos nesta jornada que é para a vida toda e que pode começar hoje com a adoção de pequenos gestos de mudança na tua casa e na tua rotina.

Antes de passarmos às 15 dicas para reduzir o uso do plástico, é preciso esclarecermos que esta não é uma "cruzada antiplástico". Reconhecemos a função e a  importância deste material; o nosso convite é, além de ampliarmos a sua vida ao máximo, evitarmos novas aquisições, sempre que for possível. 

 

15 Dicas para reduzir o uso do plástico 

 

1 - Produtos embalados

Antes de comprar, avalia as opções com menos ou nenhuma embalagem. Considerar a quantidade e o tipo (e grau de reciclabilidade) de embalagem de cada produto traz é um bom ponto de partida.  

2 - Esferovite

Produtos como carne, peixes e outros frescos, geralmente são vendidos em bandejas de esferovite - um tipo de plástico extremamente difícil de reciclar. Planificar a ida ao talho e à peixaria e reutilizar recipientes próprios podem minimizar os imapctos. 

3 - Pães e doces embalados

Infelizmente, muitas padarias embalam os seus produtos em sacos de plástico. Levar os próprios sacos e pedir para colocarem lá os produtos pode ser um bom começo.

4 - Frutas e verduras embaladas

Optar por produtos soltos e, sempre que possível, apoiar os mercados de produtores e lojas de bairro, onde é também normalmente mais fácil encontrar fruta e hortícolas a granel.

 

verduras

5 - Sacos plásticos para compras

Os sacos de compras reutilizáveis ​​são uma alternativa aos de plástico descartáveis. Pode optar por materiais como algodão, tecido reutilizável, papel e até mesmo de plástico resistente e durável. Para garantir que não os esqueces, podes deixá-los em lugares estratégicos como no porta-malas do carro, no carrinho de compras ou na porta da frente. 


sacos

6 - Películas aderentes em plástico

Reconhecemos a praticidade das películas de plásticos para envolver os alimentos. Por outro lado, sabemos o impacto que elas causam no meio ambiente e a lacuna na sua reciclagem / valorização.

Em alternativa, podes armazenar e embalar os alimentos em recipientes reutilizáveis, nomeadamente os frascos e contentores que já tenhas em casa, ou então, optar por bolsas de silicone ou panos encerados. Descobre aqui como fazer os seus próprios panos encerados. 

 

7 - Água engarrafada em plástico

Um frasco de polpa de tomate, por exemplo, pode facilmente ser uma alternativa às garrafas para transportar água. Para deixares a sua pronta para o uso, descobre aqui como retirar os rótulos dos seus frascos.

Quando o assunto é água engarrafada, esbarramos também nos garrafões vendidos nos supermercados. Em alternativa, podes filtrar a água da torneira (potável) com o filtro de carvão ativado. Sabe tudo sobre ele aqui.

 

 

frascos

 

8- Talheres de plástico

No setor alimentar, já está em vigor a imposição da eliminação de talheres e copos de plástico de uso único. De qualquer forma, e para evitar descartáveis de outros materiais, procura antecipar e planificar e ter os teus talheres e copos reutilizáveis sempre contigo.  Tenta evitar também os temperos e molhos em embalagens unitárias, vale sempre perguntar se há outra opção.

 

9 - Gel de banho em embalagens plásticas

Nossos hábitos de banho podem ter um impacto positivo no meio ambiente. Trocar o gel de banho (embalado) por um sabonete em barra, por exemplo, é uma maneira simples de reduzir o consumo de embalagens descartáveis desnecessárias. 

Conhece os vários tipos e aromas dos nossos sabonetes.

 

10-  Champôs e amaciadores em embalagens plásticas

À semelhança do que acontece com o gel de banho, há alternativas no mercado para os champôs e amaciadores: opta por champôs sólidos ou champô líquido a granel. Há para todos os tipos de cabelo – oleosos, normais, volumosos e tingidos, é só escolher

 

champo

 

11 - Dispositivos menstruais em plástico

Existem muitas alternativas ambientalmente responsáveis e económicas (a longo prazo) aos tampões e absorventes descartáveis. Isso inclui os copos menstruais, os pensos de pano, as cuecas, as esponjas menstruais e outras tantas opções.  

 

12- Higiene oral em plástico

Optar por uma escova  com a cabeça recarregável pode eliminar a necessidade de comprar continuamente uma nova escova de plástico. O mesmo com outros itens da higiene oral, como - o fio dentário e as pastas dentífricas

 

higiene bucal

 

13- Saquinhos de chá 

A opção mais simples para evitar o plástico na hora do chá é escolher  folhas soltas ou comprar a granel. No nosso caso, temos disponíveis dezenas de espécies, sabores e aromas de chás e infusões, todas de origem biológica e a granel. Descobre este delicioso universo!

 

14- Compras sem embalagens  

Optar por comprar a granel é outro forte aliado ao combate das embalagens plásticas de uso único, além de contribuir para minimizar o desperdício alimentar, porque podemos comprar apenas a quantidade necessária. Frutos secos, farinhas, especiarias, leguminosas, grãos, sementes, detergentes (roupa, loiça e multiuso) e outros tantos produtos podem ser levados para casa sem nenhuma embalagem. Basta trazeres os seus próprios frascos e servires-te!   

 

granel

 

15 - Inspirar

Nada é mais inspirador do que o exemplo. A partir do momento em que escolhemos, conscientemente, fazer algumas transformações nas nossas rotinas, rapidamente elas ressoam ao nosso redor.

A nossa dica é partilhar as suas experiências, conquistas e até mesmo aquilo que não funcionou tão bem. 

Embora o caminho seja individual, a verdade é que a jornada se amplia e se perpetua no coletivo.

Inspirados para começar? 

Até já!

Vamos juntos!