Nos dias de hoje, encontramos no mercado muitos produtos apresentados como "ECO", mas até que ponto são de facto ecológicos?
Para um produto ser ecológico, não basta não ser tóxico ou recorrer a determinadas matérias-primas, é importante que, de forma holística, minimize o seu impacto em TODO o processo de fabricação, desde a sua extração e processamento, até à distribuição, sem esquecer o impacto que terá em fim de vida no meio ambiente.
É neste sentido que a empresa Ecodis, da qual somos representantes em Portugal, criou o selo Soft Impact, e o tem vindo a acrescentar às novas embalagens dos produtos da linha La droguerie éco®, uma linha de produtos DIY que nos devolve a liberdade de criarmos os nossos próprios detergentes.
Um selo que reflete o índice de carbono
Desde o início que os produtos da Ecodis são concebidos para terem uma vida útil longa, feitos a partir de matérias-primas renováveis, em embalgens recicláveis (nem todo o tipo de plástico é reciclável, ainda que, na dúvida, deva ser sempre colocado no ecoponto amarelo), podendo também, em muitos casos, ser disponibilizados a granel, e apresentam um elevado índice de degrabilidade. Os custos energéticos durante os processo de fabricação e embalagem são cuidadosamente estudados, a fim de mitigar o impacto no meio ambiente.
Para ir mais longe, a linha da La droguerie éco® tem vindo a calcular e divulgar o valor do índice de carbono dos seus produtos, para que os consumidores se familiarizem e conheçam este indicador, de forma a fazerem escolhas mais conscientes, simples e com mais transparência.
Metodologia
O índice de carbono é calculado a partir da quantidade CO2 emitido por 100g de produto, e inclui:
• Método de fabricação,
• Transporte,
• Armazenamento,
• Parte das emissões da própria empresa.
Para terem uma melhor noção dos valores do índice de carbono, apresentamos o seguinte exemplo:
Todas estas características estão agora reunidas no selo Soft Impact.
Este selo Soft Impact é uma garantia para o consumidor de que o produto que escolheu foi projetado com o menor impacto possível, incluindo TODO o processo de fabricação, transporte/distribuição e o EFEITO da extração/produção e utilização do produto no meio ambiente. Resumidamente, assinala:
• Ingredientes polivalentes, provinientes de recursos abundantes;
• Matérias-prima não tóxicas;
• Produtos selecionados com o mínimo de transformação/processamento;
• Produtores franceses e da União Europeia de forma a perpetuar o know-how e contribuir para o emprego e desenvolviemento económico local;
• Embalagens feitas a partir de papel, amido e fibras vegetais, e plástico reciclável;
• Alto índice de degrabilidade.
Aqui ficam alguns dos produtos da nossa linha DIY:
- bicarbonato de sódio,
- bicarbonato de sódio a granel,
- percarbonato de sódio,
- detergente da roupa ultra concentrado,
- sabão negro,
- vinagre de limpeza em gel,
- terra de sommières,
- pó de giz,
- terra de diatomáces,
- ácido cítrico,
- cera de abelha,
- cera de abelha a granel.
Partilha connosco se já tinhas reparado neste selo e se já usaste algum destes nossos produtos. Nos próximos artigos, vamos deixar várias sugestões de uso e de receitas .
Até já!