Como incluir os mais pequenos na nossa caminhada ecológica

As crianças, ao contrário dos adultos, são naturalmente mais sensíveis às causas socioambientais. Aliás, é uma alegria recebê-las nas nossas lojas e testemunhar as pequeninas mãos segurando os frascos com os alimentos que escolheram para experimentarem. 

É fundamental envolvermos as crianças no processo de escolha e de decisão, mostrando, sempre que possível, com transparência, que os nossos gestos têm um impacto. Trabalhar, através de experiências e aprendizagens significativas, conceitos como consumo consciente, descarte do lixo, reciclagem, desperdício alimentar, desigualdade social e conservação dos recursos naturais, contribui positivamente na conscientização e numa efetiva e natural mudança de comportamento. 

Como fazer?

Entre as infinitas possibilidades, sugerimos uma forma divertida e didática:  FILMES! Selecionámos 10 filmes que abordam temáticas ambientais. 

Prepara a pipoca e bons filmes!                          

 

1- Mogli – O Menino Lobo (1968)

Mogli é um menino que foi criado por lobos na floresta. Devido à ameaçadora presença do tigre Shere Kahn, os seus amigos resolvem mandá-lo para uma tribo. Acompanhado da pantera Baguera e do urso Balú, Mogli inicia uma longa jornada rumo à civilização.

Apelo ambiental - Embora o filme seja dos anos 60, o tema “consumo exagerado” persiste até os dias de hoje. O filme mostra que o sustento humano advém da natureza e, portanto, é preciso conservá-la.

 

                                                                  

 

 

2-  Nausicaä do Vale do Vento (1985)

A humanidade esforça-se para sobreviver num mundo em ruínas. Isolados um dos outros pelo Mar da Corrupção, uma floresta tóxica com plantas e insetos gigantes, Nausicaa é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor este ecossistema nocivo, ao mesmo tempo que tenta salvar o seu povo. 

Apelo Ambiental - O filme mostra os impactos causados pelos humanos na natureza, mas traz também um sopro de esperança e mostra que nem tudo está perdido. 

 

                                                                  



3- Vida de Inseto (1998)

Anualmente, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando colheita é destruída e o exército dos gafanhotos ameaça atacar,  as formigas pedem ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.

Apelo ambiental - O filme dá a conhecer o mundo dos insetos e a importância das formigas no ecossistema. 



                                                                   

 

 

4- Tainá – Uma Aventura na Amazónia (2001)

Tainá, uma menina índia de oito anos, vive na Amazónia com o seu sábio avô, Tigê. Nas suas aventuras, conhece o macaco Catu, ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho, de dez anos, que mora, a contragosto, na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.

Apelo Ambiental - A história retrata a triste e vulnerável realidade da região amazónica. Aborda o processo de coexistência pacífica entre homem e natureza e ressalta a importância da conservação dos recursos naturais. 

 

                                                                    



5- Os Sem-Floresta (2006)

Com a chegada da primavera, os animais da floresta despertam da hibernação e surpreendem-se com uma grande cerca verde no seu habitat. Inicialmente eles temem o que há por detrás da cerca, até que RJ descobre que foi construída uma cidade ao redor da floresta, que agora ocupa apenas um pequeno espaço. RJ diz ainda que no mundo dos humanos há as mais diversas guloseimas, convencendo os demais a atravessar a cerca. 

Apelo ambiental -  Uma das questões levantadas no filme é a degradação do meio ambiente e a perturbação do modo de vida dos animais.

 

                                                                    

 

6- Happy Feet - O Pinguim (2006)

A crença “Entre os pinguins imperadores só serás alguém se souberes cantar” causa uma grande preocupação a Mano, considerado o pior pinguim cantor do mundo, mas, por outro lado, um talentoso sapateador. Norma Jean, a sua mãe, gosta do seu sapateado, mas Memphis, o seu pai, acha que "isto não é coisa de pinguim". 

Apelo Ambiental - O filme retrata a eterna ligação entre a natureza e os seus membros, sendo que toda ação de um ser gera uma reação no meio envolvente. Há ainda ensinamentos sobre a cadeia alimentar, adaptação dos seres vivos ao meio, mimetismo, camuflagem, relações interespecíficas e talentos naturais. 

 

                                                                    



7-  Wall-E (2008)

Assim que o mundo foi soterrado pelo lixo, a humanidade deixou o planeta Terra e passou a viver numa gigantesca nave. Enquanto isso, vários robôs limpam a sujidade que eles deixaram. A maioria não aguenta as condições e deixa de funcionar. Wall-E é o último destes robôs que se mantém em funcionamento. A sua vida consiste em compactar o lixo e colecionar objetos curiosos. Até que um dia chega uma nave com um robô moderno, a Eva, ele apaixona-se e resolve segui-la por toda a galáxia.

Apelo ambiental - O filme deixa a mensagem de que cada um é responsável pelos resíduos que produz. Chama ainda a atenção para a urgente necessidade de se reduzir a produção de lixo no mundo.

 

                                                              

 

 

8-  Rio (2011)

Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro, mas foi capturada na floresta por contrabandistas de animais. Blu nunca aprendeu a voar e vive uma vida domesticada e feliz em Minnesota, Estados Unidos, com a sua dona, Linda. Blu pensa que é a última da sua espécie. Quando descobrem que há, no Rio de Janeiro, uma última fêmea da espécie, Blu e Linda vão ao seu encontro.

Apelo Ambiental - O filme aborda temas como o desequilíbrio ambiental provocado pelas ações humanas, exploração económica e tráfico de animais.

 

                                                                  




9- O Lorax: em busca da trúfula perdida (2012)

O menino Ted descobre que o sonho da sua amada, Audrey, é ver uma árvore de verdade. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida. É lá que conhece o simpático Lorax, uma criatura preocupada com o futuro do seu próprio mundo. 

Apelo ambiental - O filme retrata o ativista de Lorax na luta pelo futuro do mundo através da preservação da sua floresta.

 

                                                               

 

10 - Minúsculos (2015)

As sobras de um piquenique num jardim é o palco de uma batalha entre duas tribos de formigas em busca de uma caixa de açúcar. Uma jovem e corajosa joaninha acaba capturada e torna-se aliada das formigas negras, ajudando na luta contra as terríveis formigas vermelhas.

Apelo ambiental - Subtilmente, a produção francesa aborda o impacto humano no meio ambiente e nos ecossistemas. 

 

                                                               





E desse lado, alguma outra sugestão para enriquecer a nossa lista de filmes infantis que conquistam até os corações dos adultos? Partilha connosco!

Fonte: Adoro Cinema. Imagem da capa - Stock.