Já há algum tempo que temos vindo a comercializar produtos ecológicos para DIY e temos percebido o crescente interesse ao longo desse tempo. No entanto, percebemos a dificuldade que é fazer a transição nos produtos de limpeza da casa.


Neste sentido, vamos tentar reunir numa série de posts algumas sugestões e formas de usar os nossos produtos.


Por isso, vamos pedir aos queridos fregueses que nos deixem via stories do IG ou através do nosso endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. as dúvidas, dificuldades e desafios.

 

Antes de começar, temos algumas considerações a ter em conta na hora de fazer os nossos próprios produtos de limpeza ecológicos.

 

  • Entender e conhecer as características gerais da nossa casa.
     - A água é muito calcária? Temos muitas manchas de calcário?
     - É muito húmida?
     - É antiga?
     - De que materiais são feitas as bancadas, o piso, os móveis...?

Estas perguntas ajudam-nos a conseguir ajustar as receitas para obtermos melhores resultados. Por exemplo, se a água for muito calcária, talvez seja necessário usar um vinagre mais concentrado, ou menos diluído ou até mesmo aquecido.

 

  • Atenção às misturas.

Há certas combinações que são incompatíveis ou que se neutralizam. Por exemplo, determinadas combinações ácido/base, como o ácido cítrico ou vinagre com cristais de soda ou percarbonato de sódio; combinação de grandes quantidades de bicarbonato ou cristais de soda com sabão; e não esquecer que não se limpa só com bicarbonato de sódio e que o vinagre não dá para tudo.

 

  • Senso de observação

Precisamos conhecer a nossa casa, as suas necessidades e sermos capazes de observar o efeito dos produtos que usamos. Em alguns casos, o sucesso de uma receita está no senso de obervação. Por exemplo, sermos capazes de identificar a natureza de uma nódoa na hora de a limpar.

 

  • Paciência

Por vezes as receitas funcionam melhor se as deixarmos atuar alguns minutos, horas ou até mesmo a noite inteira. Pode ser também necessário reforçar a aplicação de determinado produto até atingirmos o resultado desejado. É importante lembrar que estes produtos que usamos são de origem natural, pouco processados, "made in Natureza", e não foram desenhados propositadamente para a limpeza doméstica, oferencendo resultados rápidos em todas as circunstâncias, como é o caso de alguns dos produtos de limpeza comerciais, que têm ao seu dispor tecnologia para os otimizar. Nestes caso, cabe-nos a nós essa otimização - conhecendo os produtos de forma a tirar melhor partido daquilo que a Natureza nos oferece. Portanto, temos de ter alguma paciência com os produtos e às vezes connosco, porque, em alguns casos, poderemos ter de ajustar ou experimentar outras receitas até desenvolvermos o tal senso de observação, onde todo este processo se torna intuitivo.

 

  • Rotina

Para que a limpeza da casa não nos deixe assoberbados, precismos  de criar rotinas. Funcionam como rituais, que nos permitem reconectar com o espaço que habitamos, que nos ajudam a cuidar e amar o local que desde sempre é e será o nosso refúgio. A nossa casa, pequena ou grande, decorada com as útlimas tendências ou não, é um lugar de amor, o nosso lar.

 

Esperamos que se sintam inspirados e queira partilhar este percurso connosco. Ficamos a aguardar as vossas dúvidas. Até já!