Agosto chega para trazer, para muitos, o merecido descanso. Momento para descomprimir, diminuir o ritmo e reconectar com tudo aquilo que recarrega as nossas baterias. Com criança em casa às vezes pode ser mais desafiador usufruir desta pausa. Haja criatividade para entreter os miúdos cheios de energia. 

A pensar nisso, selecionámos 6 opções de atividades lúdicas para desenvolver  com os mais pequenos em qualquer lugar. E o melhor, todas elas estimulam o desenvolvimento das crianças e são amigas do meio ambiente

Garantimos que a diversão será para todos! 

 

6 atividades para enriquecer as férias dos mais pequenos

 

1- Conjunto pasta de modelagem e forma para impressões digitais

A proposta é que os mais pequenos aprendam a registar as suas impressões digitais e as suas pegadas. Além de ser uma atividade lúdica, pode ser uma opção criativa para eternizar os pezinhos e mãozinhas do bebé. 


Kit impressões digitais maria granel

 

Materiais: Argila de modelagem mineral hidrofílica, feita com matérias-primas de origem natural (celulose - giz).

Estimula a concentração e a percepção da criança.

Não há idade mínima para usar o kit, desde que haja a supervisão de um adulto.

Sobre o fornecedor: Zélio®, é uma marca Ecodis, dedicada ao mundo dos mais novos e concebida com a preocupação de respeitar a sua idade, o seu despertar e os recursos naturais.

 

2 - Kit criativo balões

O lema aqui é, literalmente, dar asas à criatividade. Os pequeninos podem criar os seus balões sem o auxílio de cola ou tesoura. 


kit balões

 

Materiais: 4 balões, estruturas de papel cartão (pré cortadas) para fazer os cestos e as nuvens, folhas com diferentes padrões e fios para sustentar os balões.  

Produto com certificação PEFC - Programa de Endosso de esquemas de Certificação Florestal

Estimula a criatividade, concentração e coordenação motora.

Indicado para crianças a partir dos 4 anos. 

Sobre o fornecedor: A marca francesa Pirouette Cacahouète projeta produtos educativos que respeitem o meio ambiente: artigos de papelaria, jogos, kits criativos de lazer para crianças e miúdos. A empresa está comprometida com um desenvolvimento mais sustentável, a equidade social e a preservação do meio ambiente.

 

3 - Kit de tricot em madeira

O kit composto por cordas de algodão coloridas e uma estrutura em madeira e bambu é ideal para a criança criar peças como roupas para lápis, maçanetas, colares e tudo o que a sua imaginação permitir.  


BA015 Tricotin en bois

 

Materiais: Algodão, madeira, bambu

Estimula a concentração, coordenação motora e criatividade

Indicado para crianças a partir dos 6 anos.

Sobre o fornecedor: A Ecodis compensa 100% das suas emissões de CO2. Ciente do impacto ambiental da sua atividade, adotou uma abordagem pró-ativa para medir, reduzir e compensar as suas emissões de CO2.  Os seus fornecedores são nacionais (franceses) e/ ou europeus. 

 

4 -  Kit DIY pássaros poéticos em cartão e papel reciclados

A magia acontece bem diante dos pequeninos, quando os papéis e papelões transformam-se em lindos pássaros, prontos para serem enfeitados com o conjunto de 228 autocolantes. Atividade sem tesoura nem cola. 


diy passaros

 

Materiais: 6 pássaros de cartão reciclado para montar e 228 autocolantes 

Estimula a concentração, coordenação motora e criatividade. 

Indicado para crianças a partir dos 4 anos.

Sobre o fornecedor: A Piroutte Cacahouéte é uma empresa francesa com impacto socioambiental. Trabalha com fornecedores locais e os materiais usados são recicláveis ou reciclados. A sua equipa é constituída por pessoas com deficiência que ajudam a montar os jogos e são responsáveis pela parte logística.

 

5 - Maquilhagem para criança 

As férias, assim como os aniversários, carnavais e halloweens podem ganhar ainda mais cor com a maquilhagem produzida a partir de ingredientes vegetais oriundos da agricultura biológica. 


paleta de maquilhagem maria granel

 

Materiais:  6 sombras faciais: branco, azul, amarelo, vermelho, preto e verde e pincel. 

Ingredientes: Mica, amido de milho, esqualeno, estearato de magnésio, vitamina E, glicerina, água, anisato de sódio, óleo de semente de abóbora, levulinato de sódio, dióxido de titânio, óleo de semente de macadâmia. Cores: C.I. 77891 dióxido de titânio (branco), C.I. 77288 óxido de cromo (verde), óxidos de ferro: C.I. 77491 (vermelho), C.I. 77492 (amarelo), C.I. 77499 (preto), C.I. 77007 (Azul Ultramarino); C.I. 77019 (Mica). De fácil remoção. 

Estimula a criatividade e coordenação motora. 

Indicado para crianças a partir dos 3 anos. 

Sobre o fornecedor: Zélio®, é uma marca Ecodis, dedicada ao mundo dos mais novos e concebida com a preocupação de respeitar a sua idade, o seu despertar e os recursos naturais. Possui a certificação - COSMOS NATURAL, pela Ecocert Greenlife.



6 - Livro de atividades - Plástico no Oceano 

Fabricado em Portugal, o caderno Plástico no Oceano ensina as crianças, através de atividades lúdicas, a importância dos oceanos e o impacto do plástico nos ecossistemas marinhos. Edição bilingue em português-inglês.

 

plasticos oceano


 

Material: Impresso em papel reciclado

Estimula a sensibilização às questões ambientais. 

Indicado para crianças a partir dos 5 anos.

Sobre o fornecedor: A Scite é uma startup que produz conteúdos de base científica para qualquer qualquer público, desde crianças até técnicos industriais. A marca desenvolve e produz jogos, livros e outros materiais educativos relacionados com temas como a biodiversidade, ciências, artes, entre outros.

Bónus

Ainda sobre sugestões  de atividades lúdicas a desenvolver com os mais pequenos durante as férias (e não só), partilhamos uma novidade recém lançada pela nossa querida amiga e freguesa, Rita Tapadinhas.  No e-book “Brincar sem Desperdício” ela ensina 15 projetos de brinquedos e decoração que têm como objetivo reaproveitar materiais como - caixas de cartão, rolos de papel, restos de tecido e outros.

Seja durante as férias ou em momentos de pausa, que possamos oferecer às nossas crianças elementos que as estimulem verdadeiramente. Que, além de criar e brincar, elas possam vislumbrar infinitas possibilidades a partir de uma caixa de papelão ou outros tantos objetos. 

Boas atividades e boas férias!


Imagem da capa: Divulgação