Sejam bem-vind@s à nossa mesa de Natal low waste! Antecipamos a nossa ceia só para partilhar algumas das nossas dicas (simples) de decoração low waste e, assim, inspirar e enriquecer ainda mais a tua experiência na noite de Natal.
Para nós, sentar à mesa é uma experiência sensorial - a começar pelos detalhes que contam histórias e nos convidam a recordar de momentos especiais e pessoas que já partiram. Com simplicidade e umas pitadas de criatividade é possível decorarmos a nossa mesa de Natal e tornar o encontro ainda mais especial.
Foto: Daniela Sousa, decoração: Sara Diniz
Para preparar a nossa mesa e compor a ceia, convidámos a nossa querida e talentosa Sara Diniz, responsável, inclusive, por vestir as nossas montras.
“ As minhas inspirações chegam, essencialmente, dos meus retiros na Ericeira. É quando eu observo a paisagem e me demoro ao ver os objetos da família! Deixo-me absorver por aquela energia e é ela que me traz ideias para os próximos elementos a reutilizar nas decorações", conta-nos Sara.
5 Dicas (simples) de decoração low waste para a sua mesa de Natal
1- Simplicidade
Menos é mais! Acreditamos que essa máxima valha, inclusive, na hora de decorarmos uma mesa ou um ambiente.
Sei que há momentos em que gostaríamos de usar todos os nossos utensílios bonitos e acredito que haverá oportunidade para tal, mas não precisa ser tudo de uma única vez, certo? Aposta numa mesa com poucos objetos e que sejam úteis, de preferência, reutilizáveis.
Foi essa receita que seguimos ao prepararmos a nossa mesa!
2 - Objetos afetivos
Aposta numa busca minuciosa por objetos que contam histórias. Pode ser uns guardanapos que tenham sido da avó, um enfeite da tia, uma fotografia do avô ou mesmo um vaso ofertado por alguém especial, quaisquer que seja o artigo, se há uma história por detrás dele, traga-o para a mesa!
Para a nossa mesa, a Sara trouxe muito mais do que simples objetos, ela deu vida às suas memórias, como, por exemplo, este guardanapo xadrez.
"Natal para mim é xadrez! Com essa ideia fixa, perguntei à minha costureira se ela tinha algum excedente têxtil com esse padrão. E, para a minha sorte, sim! E cá está ele, transformado num lindo guardanapo!", revela Sara.
Foto: Daniela Sousa
Não é a primeira vez que a nossa querida Sara recorre aos retalhos da sua costureira. No ano passado, Sara relembra que encontrou um tecido que acolheu perfeitamente o nosso presépio na loja de Alvalade.
3- Natureza à mesa
Incluir a natureza na sua decoração (não apenas natalícia) é uma das formas mais simples e económica de dar ao ambiente um toque especial. Flores secas, ramos de árvores, pinhas, galhos de alecrim, alfazema ou eucalipto ou tudo o que a sua imaginação permitir… São todos bem-vindos à mesa.
Na nossa mesa, trouxemos a natureza nas formas de: flores secas, folhagens e ramos, que arrematamos com fios de linho e pedaços de tecidos reaproveitados.
Foto: Daniela Sousa
4- Frascos e garrafas de vidro reaproveitados
As garrafas e os frascos de vidro podem ser grandes aliados na decoração low waste. Versáteis, podemos reaproveitá-los para vasos para flores, arranjos de galhos secos, recipientes para alguns petiscos ou outra funcionalidade que desejar. O importante é darmos uma segunda (ou mais) vida a eles!
Por aqui, os reaproveitamos para acolher as nossas rosas secas e uma das nossas entradas, os palitos de cenouras para o húmus.
Foto: Daniela Sousa
5- Iluminação à mesa
Já que o espetáculo acontecerá na mesa, nada mais apropriado que esse "palco" seja iluminado. Para a nossa mesa, apostámos nas velas que já tínhamos e demos mais uma oportunidade para elas brilharem e tornarem o ambiente ainda mais acolhedor.
Estas são apenas 5 ideias para te inspirar também a colocares as mãos na arte, dedicando um tempo, o precioso tempo, para teceres as tuas memórias natalícias com amor.
Boas decorações "low waste"!