O que acontece quando duas marcas comprometidas com o consumo consciente se unem numa ação? A resposta está na campanha Circulare, uma parceria entre a Maria Granel e a Ecoa Circular, uma loja online de compra e venda de peças em segunda mão de Portugal.
Abrimos as portas da nossa loja em Campo de Ourique para receber, até ao dia 29 de janeiro, peças que já não usas mais. Além de promoveres a circularidade desses itens, podes receber, após uma curadoria e seleção, dois vouchers especiais!
“Acreditando na conexão das pessoas que querem promover a circularidade, a ECOA CIRCULAR e a MARIA GRANEL unem-se numa ação para incentivar a sustentabilidade e ações de impacto positivo”
Como enviar as minhas peças?
Após realizar uma pesquisa minuciosa nos teus armários e teres selecionado aquelas peças “esquecidas”, basta preencher o formulário e de seguida receberás um e-mail com todas as indicações para deixares as tuas peças num dos pontos de recolha:
1- Loja Maria Granel Campo de Ourique - Rua Coelho da Rocha, 37 - 1250-087 - Lisboa.
OU
2- Identificar um ponto pickup da DPD mais próximo da tua morada
Quantas peças posso enviar?
A recolha é gratuita e podes enviar até 50 peças. Por cada 10 peças que cumpram os critérios de seleção, terás direito a:
- Um voucher de 10% de desconto para compras na loja Maria Granel + um voucher de 10€ para compras na ECOA Circular.
Todas as peças selecionadas ficarão disponíveis para serem comercializadas na plataforma ecoacircular.com.
Posso enviar qualquer tipo de peça?
No momento, nem todas as pessoas são aceites. Antes de as separar, tem em conta que
Aceitamos:
-Roupas, acessórios, malas, carteiras e calçados femininos em ótimo estado;
-Roupas, acessórios e calçados de bébes e infantis em ótimo estado;
-Marcas de qualidade e conhecidas pelo público.
Não aceitamos:
-Roupas com arranjos, com botões a faltar ou com bordados;
-Roupas sem etiqueta da marca e tamanho;
-Roupas íntimas (cuecas, sutiãs, meias, boxers);
-Roupa de dormir (pijamas, camisas de noite, robes);
-Fatos de banho e biquínis (só novos, com etiqueta);
-Roupa de casa (toalhas, lençóis e cobertores);
-Bijuterias;
-Falsificações;
-Vestidos de noiva ou fatos de casamento.
Foto: Arquivo ECOA Circular
Lembra-te: Antes de nos enviares as peças, elas devem estar lavadas, em perfeito estado, sem manchas, sem rasgões, cor intacta. Bem como sem odores e sem borbotos.
Após o envio das minhas peças, qual o próximo passo?
Assim que as peças chegam na ECOA Circular, são rigorosamente analisadas. O prazo para a seleção e curadoria dos itens é de até 30 dias, depois disso, irás receber um email com o número de total de peças aceites e se no mínimo 10 peças cumprirem os requisitos, receberás os vouchers por email.
Qual a validade dos vouchers?
O voucher da Maria Granel (disponível para utilização na loja físico ou online) tem a validade de 2 meses. O da Ecoa Circular (loja online) é de 6 meses.
E se as minhas peças não forem aceites?
Durante todo o processo de análise e curadoria, receberás as informações atualizadas. Ou seja, se no total da tua entrega de peças não existirem o mínimo de 10 peças selecionadas, também receberás essa informação por email.
As peças não selecionadas por não respeitarem os padrões estabelecidos serão doadas para uma instituição de solidariedade social: O Mundo das Trocas, na Amadora, uma loja social que ajuda famílias da zona.
Sobre a ECOA Circular
A plataforma ECOA Circular é a materialização do sonho de três mulheres que acreditam no potencial que a roupa em segunda mão tem para minimizar os efeitos danosos da indústria da moda, bem como do consumismo desenfreado.
Foto: Sócias da ECOA Circulare
A plataforma surgiu da fusão de dois projetos que comungavam dos mesmos valores. De um lado, estava a Aline Gimenzes, fundadora da ECOA Circular (em 2021), do outro lado, estão as irmãs gémeas, Rita e Teresa Horgan, idealizadoras da Slow Closet, plataforma portuguesa de venda de roupa em segunda-mão online. A integração da Slow Closet na ECOA aconteceu no início de 2021.
Nos últimos anos, foram mais de 17 mil peças a circular e muitas trocas. Atualmente, cerca de 90% das pessoas que consomem na plataforma ECOA Circulare estão a experimentar pela primeira vez o mercado das peças em segunda mão. “Temos muito para celebrar: a nossa comunidade está a crescer, estamos a conseguir chegar a pessoas que não têm acesso a esse tipo de produtos, e isso por si só já nos enche de orgulho! E estamos a tentar, na medida do possível, conscientizar e estimular uma nova forma de consumir.”, partilha Aline Gimezes.
É possível encontrarmos na plataforma produtos de grandes e reconhecidas marcas do mercado em excelente estado de uso e a preços mais acessíveis. "É uma nova forma de irmos às compras. Aliás, é possível comprarmos, vendermos e informarmo-nos sobre a moda, sustentabilidade e consumo consciente", explica Aline.
Por acreditarmos na força que a comunidade tem para construir as mudanças necessárias, unimo-nos nesta iniciativa e estamos a receber as peças até ao dia 29 de janeiro. “Juntámo-nos para uma colaboração muito especial e escolhemos um dia simbólico para iniciarmos as recepções das peças . Em vez de Blackfriday, propusemos uma Circulafriday e unimos os nossos projetos (Maria Granel e ECOA Circular), que lutam ativamente pela redução do desperdício, nesta iniciativa que promove a circularidade.”, explica a nossa Eunice.
Até ao momento, cerca de 1.000 peças já foram entregues na nossa loja de Campo de Ourique!
Repensa, Reorganiza, Repassa!