Graças ao empenho e ativismo de inúmeras iniciativas e projetos que defendem a sensibilização, o acesso e a democratização da saúde e higiene menstrual, o tema está na agenda pública e política.
Falar de saúde menstrual é falar de saúde, de acesso a informação, às condições básicas de saneamento, é combater os estigmas (sim, eles ainda existem!) vividos por quem menstrua e influenciar políticas públicas que promovam a democratização e disponibilização gratuita de dispositivos de recolha menstrual (pensos, tampões, copos, discos,...). O caminho a percorrer é longo, precisamos de manter o tema no centro da discussão e usar as nossas vozes ativamente.
Procurando contribuir para esta reflexão, partilhamos 4 inspirações que precisas conhecer: são aplicações para o telemóvel, personalidades nacionais que defendem e disseminam a causa, projetos desenvolvidos em Portugal e o nosso portefólio de higiene menstrual, disponível nas nossas lojas físicas e online.
Imagem: Pinterest
Ciclo Menstrual: 4 inspirações que precisas conhecer
1- Aplicações úteis para telemóveis
Há no mercado várias aplicações disponíveis para serem descarregadas no telemóvel com o objetivo de monitorizar o ciclo menstrual, bem como os seus fatores mais relevantes: o início e o fim do ciclo, oscilações do humor, sintomas físicos, desconfortos e até o período fértil.
Selecionamos 3 apps gratuitas: Meu Calendário, FLO e CLUE .
Essas apps, além de monitorizarem o nosso ciclo, podem oferecer importantes informações aos nossos ginecologistas, facilitando o diagnóstico de possíveis doenças.
2- Projetos (nacionais) de ativismo e literacia
Mundialmente têm surgido iniciativas que acolhem, informam e desmistificam muitas das crenças que envolvem a menstruação. Em Portugal, destacamos dois projetos de impacto positivo nesta área, a nível social, económico e ambiental.
Green Period - O projeto nasceu da necessidade de reforçar, sensibilizar e apresentar alternativas de produtos de higiene menstrual reutilizáveis. Ancoradas no lema “A Green Period for all Women: Sustentável para a Terra e para as Famílias”, as cofundadoras Ana Isabel Pacheco e Madalena Barceló ambicionam desmistificar a menstruação e mostrar como é possível contribuir para a redução dos resíduos associados ao uso dos produtos menstruais descartáveis.
Todas Merecemos - Projeto solidário e ativista que nasceu pelas mãos de Isabel Abreu (atriz), Joana Seixas (atriz e ativista) e Joana Guerra Tadeu (ativista) e ambiciona ser parte de uma solução efetiva, duradoura, económica e ambientalmente sustentável, que contribua para que a menstruação deixe de ser uma desvantagem para quem a tem. Na prática, o projeto facilita o acesso a produtos menstruais saudáveis, duradouros e ecológicos, além de apoiar o desenvolvimento de outras iniciativas de educação por agentes culturais, transversais a todos os públicos, relativos à menstruação enquanto questão de género, de desenvolvimento bio-psico-social e de direitos humanos.
Imagem: Pinterest
3- Contas para seguir
Tânia Graça, Patrícia Lemos (Círculo Perfeito) e Catarina Maia (O Meu útero) fazem autêntico serviço público ao comunicar e contribuir para a literacia em saúde menstrual.
Tânia Graça - Psicóloga e sexóloga, partilha informações e dicas sobre sexo, menstruação e outros assuntos com o objetivo de libertar mulheres, vulvas e o prazer.
Atualmente é seguida por mais 160 mil pessoas e responde às dúvidas dos ouvintes nas Manhãs da 3 (Antena 3), realizando ainda a série "Consultório do Amor" na sua própria página.
Círculo Perfeito - É uma plataforma educacional sobre ciclo menstrual e fertilidade. Desenvolvida pela Educadora Menstrual Patrícia Lemos, a iniciativa assume como uma das suas missões a orientação para o ciclo como um sinal vital de saúde, juntamente com o combate ao estigma e a desconstrução de mitos latentes em torno do ciclo menstrual e da fertilidade.
Patrícia publicou três livros - Não é só sangue – uma conversa sobre o ciclo menstrual , Período – Um Guia para Descomplicar e o E-book - Dá-te Colo.
O Meu Útero - Após o diagnóstico de ovários poliquísticos, endometriose e adenomiose, Catarina Maia passou a investigar e partilhar informações sobre essas patologias no seu blog - O Meu Útero. Catarina explora ainda outros temas nas área da fertilidade, ciclo menstrual e sexualidade.
Tânia Graça; Catarina Maia (O Meu Útero) e Patrícia Lemios (Círculo Perfeito)
4- O nosso portefólio de higiene menstrual
Estimativas apontam para que, durante a vida de quem menstrua, sejam utilizados cerca de 10 a 15 mil pensos higiénicos/tampões, a grande maioria descartada no lixo, que, por sua vez, vai parar aos aterros sanitários, comprometendo, assim, severamente, o solo e as águas subterrâneas.
Nas nossas lojas físicas e online disponibilizamos várias alternativas para vivermos os nossos ciclos de forma mais responsável e consciente.
Pensos menstruais reutilizáveis: Trabalhamos com marcas comprometidas com os recursos naturais e a saúde íntima - Fluffy (fluxos ligeiro, moderado, abundante e diário), Bambaw (fluxos ligeiro, moderado e abundante), Minimal (fluxo moderado) e Ecodis (fluxos ligeiro, moderado e normal).
Copo menstrual reutilizável: os nossos copos são da marca All Matters, conhecida mundialmente por ter recebido importantes prémios e pela alta taxa de satisfação (9 em cada 10 pessoas que o experimentam continuam a usá-lo). Disponíveis nos tamanhos Mini, A e B. Saiba mais aqui.
São confortáveis, ideais para a prática desportiva, 100% silicone médico, livre de BPA, não provoca alergias nem irritações e pode durar anos, sem necessidade de substituição.
Cuecas menstruais: Uma outra forma de viver o nosso ciclo livre e ecologicamente. Produzidas em Portugal pela marca Flow, as cuecas são absorventes, impermeáveis, laváveis, confortáveis, transpiráveis e antibacterianas. Disponíveis nos tamanhos - XS, S, M e L.
Imagem: Flow
Pensos e tampões higiénicos: Produzidos também em Portugal, os pensos Clementine são a base de amido de milho e fibra de bambu com propriedades antibacterianas naturais, respirabilidade e são 95% compostáveis. Já os tampões são 100% em algodão orgânico certificado. Estão disponíveis para todos os fluxos- pensos dia (à unidade), pensos diários (à unidade e/ou caixa com 21 unidades), pensos noites (à unidade), tampões sem aplicador regular (à unidade), tampões sem aplicador super (à unidade), tampões sem aplicador super plus (à unidade) e uma caixa com 16 tampões (diversos tamanhos), sem aplicador.
Foto: Clementine
E desse lado, tens dicas ou projetos para partilhar connosco?