Uma das perguntas mais frequentes que ouvimos dos nossos queridos fregueses é "Como consigo eliminar a película aderente da cozinha?" Hoje partilhamos a resposta e damos a conhecer os nossos panos encerados, uma alternativa saudável, duradoura e sustentável de armazenar os alimentos. 

Dispomos nas nossas lojas físicas e online de diferentes modelos e padrões de panos encerados, desenvolvidos por parceiros que contribuem para a prevenção da poluição plástica e promovem o uso mais responsável dos recursos naturais. 

 

272205180 2481092278692869 596336461286101327 nImagem: Bee´s Wrap

 

 

Panos encerados, como escolher o seu?

Produzidos com matérias-primas biodegradáveis e de origem biológica - Tecido em algodão, óleos naturais (de coco ou de colza), cera de abelha ou de candelila (opção vegan) e resina natural, podem facilmente serem devolvidos à terra no final da vida. 

Descobre qual a melhor opção e formato para o teu pano encerado. Damos-te uma ajuda!

 

Panos com cera de abelha

Produzidos com cera de abelha, óleos e resinas naturais, dispomos de algumas opções de panos encerados: conjuntos com três tamanhos, que incluem um pequeno, um médio e um grande; opções individuais, nos tamanhos - pequeno, médio e grande; opção para pão (43 x 58 cm), para sanduíche (33 x 33 cm) e um rolo (14x 132 cm) para gerires o tamanho do  pano, de acordo com as tuas necessidades.   

 

Cera de abelhaImagens: Bee´s Wrap e Ah! table! ® (Ecodis)

 



Panos com cera de candelila ou de baga (opção vegan)

Para quem procura uma opção sem ingredientes com origem animal, este produto é feito com cera de origem vegetal. 

Produzidos com ceras de candelila ou de baga (para substituir a cera de abelha), óleo de jojoba e resinas naturais, oferecemos algumas opções vegan de panos encerados: em conjunto com três tamanhos, que incluiem um pequeno  (17,5 x 20 cm), um médio (25 x 27,5 cm) e um grande (33 x 35 cm); opções individuais, nos tamanhos - pequeno, médio e grande; opção para pão (43 x 58 cm), para sanduíche (33 x 33 cm)  e um rolo (14x 132 cm) para gerires de acordo com as tuas necessidades.   

 

Cera veganImagens: Bee´s Wrap e Sinplástico

 

Tens sobras de tecido? Faz o teu próprio pano encerado

Vais precisar de:

  • Um tecido (algodão): escolhe  o tamanho que desejares. É uma boa ideia também para aproveitar aquela t-shirt velha;
  • Uma vela ou punhado de cera de abelha ou de cera vegetal - dá preferência, sempre que possível, às de qualidade e que sejam produzidas de forma ética e responsável;
  • Papel vegetal;
  • Um ralador;
  • Ferro de engomar.

 

panos encerados receitaIlustração Helena Loução



Principais usos e cuidados

Sejam eles quadrados, retangulares, coloridos, comprados ou feitos em casa, os panos encerados são laváveis, reutilizáveis e, no final da sua vida (que dura em média um ano), podem ser compostados.

Excelentes para:

  • Embrulhar sandes;
  • Preservar legumes e frutas já cortados;
  • Envolver queijos;
  • Proteger restos de alimentos no frigorífico;
  • Embrulhar o pão;
  • Embrulhar presentes.

 

131134003 2129191207216313 8639291379573468979 nImagem: Bee´s Wrap

 

Para utilizá-los, basta usar as mãos; o calor gerado permitirá que o tecido “amoleça” e seja moldável. O único cuidado que devemos ter é lavá-lo em água fria com sabão, de preferência, neutro.

 

Evitar:

- Lavar com água quente;

- Expor a altas temperaturas (acima de 40 ° C); 

- Embalar alimentos quentes, carnes crus, peixes crus;

- O forno, microondas, máquina de lavar loiça, máquina de lavar a roupa.

 

Comprados ou produzidos em casa, os panos encerados ajudam, durando centenas de reutlizações, a reduzir o desperdício e são bons aliados também na conservação e acondicionamento dos alimentos.

Até já!