Se estás à procura de um produto que garanta uma limpeza eficiente, segura, económica e ecológica da tua casa e da roupa, precisas de conhecer o vinagre de álcool. Lado a lado com o bicarbonato de sódio, ácido cítrico, percarbonato e o sabão de Marselha, o vinagre de álcool é um forte aliado na rotina de limpeza.

 

MariaGranel15jul21 27 E

 

Por se tratar de um produto multifuncional, eficiente da cozinha à casa de banho, passando pela lavandaria e pelos serviços de bricolage, partilhamos no artigo de hoje todas as funcionalidades e dicas de uso do vinagre de álcool que pode conter 8% (aprovado para uso alimentar) ou 12% (exclusivamente para usos não alimentares) de ácido acético. 

 

vinagre alcool1

 



30 Usos do Vinagre de Álcool 

 

Na cozinha

1- Para descalcificar cafeteiras e chaleiras: Despejar o vinagre na cafeteira ou chaleira e deixa de molho. Se isso não for suficiente, aquecer até ao ponto de ebulição (o calor ativa as propriedades desincrustantes do vinagre).

2- Na máquina de lavar louça: Para dar brilho à louça, colocar 1⁄2 copo de vinagre no compartimento do abrilhantador.

3- Tábuas de corte: Basta limpá-las com uma esponja embebida em vinagre.

4- Esponjas sujas: Para limpá-las, deixar de molho em 1 litro de água e 1/4 chávena de vinagre.

5- Frigoríficos limpos: Para limpar e remover odores e sujidade, passar um pano embebido em vinagre.

6- Panelas e frigideiras de ferro fundido com manchas de ferrugem: Ferver por meia hora com água e 1/4 chávena de vinagre.

7- Copos e pratos de vidro brilhantes: Mergulhar em vinagre (diluído ou não diluído) por algumas horas (dependendo do nível de acumulação de calcário).

 

Na Limpeza Doméstica

 8- Chuveiro: Para remover qualquer sujidade que esteja a entupir os tubos, mergulhar o chuveiro numa pequena tigela de vinagre.

 9- Canos e ralos de lavatórios: Para mantê-los limpos, despejar 1⁄2 chávena de bicarbonato de sódio seguido de 1⁄2 chávena de sal grosso e 1⁄2 chávena de vinagre. A mistura vai efervescer. Aguardar 15 minutos e despejar água fervente no ralo. Repetir todo o processo, se necessário.

10- Vidros limpos: Borrifar com uma mistura de 3/4 litros de água e 1/4 litros de vinagre.

11- Bolor: Diluir 1/4 chávena de vinagre num litro de água e usar para lavar os caixilhos das janelas.

12- Calcário: Esfregar as bordas da banheira ou do chuveiro com vinagre puro. Se os depósitos de calcário persistirem, mergulhar em trapos velhos em vinagre e deixa por várias horas sobre a área a tratar.

13- Sanita: Para substituir o gel de limpeza, lavar a sanita, polvilha com farinha, humedecer bem com vinagre, esperar algumas horas e depois é só lavar.

Borrifar as partes laterais da sanita, deixa por 15 a 20 minutos e depois escovar.

 

vinagre alcool 2 

 

14- Persianas e cortinas de plástico: Encher a banheira até um terço da sua capacidade, adicionar sabão líquido e 1/2 litro de vinagre. Mergulhar a cortina por 30 minutos, esfregar e enxaguar bem. 

15- Limpar caixotes de lixo: Fazer uma solução com 1/4 litro de água, 1/4 litro de vinagre, ferver e aplicar no caixote.

16- Azulejo: Lavar com duas chávenas de vinagre num balde de água quente.

17- Pisos: Lavar com 4 litros de água, 1/4 chávena de sabonete líquido e 1/2 chávena de vinagre.

 18- Quartos: Aplicar o álcool para refrescar e remover odores de colchões, estrados e cortinas.

 19- Limpeza do cobre: ​​Para um polimento, misturar partes iguais de sumo de limão e vinagre.

 20- Limpeza do estanho: Aplicar uma pasta (1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa e um pouco de vinagre). Deixar secar e depois dar polimento.

 21- Limpeza dos talheres: Mergulhar os talheres de prata numa pequena quantidade de vinagre, esperar algumas horas, depois enxaguar com água limpa e secar.

 

MariaGranel15jul21 50 E

 

 

Na Lavagem da roupa

22- Como amaciador: Colocar uma chávena de vinagre no compartimento do amaciador (podendo adicionar umas gotas de óleo essencial), além de amaciar, o vinagre de álcool remove os resíduos de calcário, ilumina as cores e evita que a roupa preta fique desbotada. Atenção: o vinagre amolece os elásticos (roupa interior, soutiens, etc.). 

23- Limpeza e descalcificação da máquina de lavar: Encher o tambor com água morna e 1⁄2 litro de vinagre e, em seguida, executar o ciclo normal. 

 

Animais de Estimação, Bricolage e Jardinagem

24- Caixote, cesto e cama para animais de estimação: Preparar uma solução de 1⁄2 vinagre, 1⁄2 água e algumas gotas de óleos essenciais. Enxaguar bem e deixar arejar. Atenção: alguns animais não gostam do cheiro do vinagre.

25- Limpar tapetes manchados de urina: Usar uma mistura de 1⁄2 vinagre e 1/2 água.

26- Manter as flores vibrantes: Adicionar 2 colheres de chá de vinagre e 1 colher de chá de açúcar por 250 ml de água para manter as flores frescas por mais tempo.

27- Ferrugem: Adicionar 1/4 chávena de vinagre a 1 litro de água para remover a ferrugem.

28- Manutenção dos pincéis endurecidos: Aquecer o vinagre de álcool e deixar os pincéis de molho durante a noite. Em seguida, lavar bem com uma pasta de sabão. 

 

Higiene pessoal e beleza

Antes de se aventurar na utilização do vinagre na higiene pessoal, consulta sempre um farmacêutico, médico ou especialista. Estas receitas nunca devem substituir esse acompanhamento e, caso as coloques em prática, deve ser sempre com a sua supervisão.

 29- Aliviar picadas de mosquito, picadas de urtiga, pequenas queimaduras solares e pequenas queimaduras: Aplicar um algodão embebido em 1⁄2 de água e 1⁄2 de vinagre diretamente na área afetada. 

30- Beleza e cuidados capilares: Enxaguar o cabelo com vinagre branco torna-o mais brilhante.

 

Benefícios Ambientais do Vinagre de Álcool La droguerie écologique® 

  • Fermentação natural com álcool biológico, certificado pela Ecocert - que avalia o impacto socioambiental de um produto; 
  • Fabricado e embalado na França; 
  • Embalagem PET reciclável;
  • Seguro para os seres humanos e o meio ambiente;
  • 12% vinagre - Informações regulamentares: perigoso - siga as precauções de segurança para uso.



Precauções 

  • Não misturar com lixívia nem usar diretamente em cristais de soda ou qualquer outra base;
  • Não usar puro em mármore ou calcário. 
  • Inofensivo para o corpo e o meio ambiente, mas pode ser tóxico se ingerido em grandes quantidades. Manter fora do alcance das crianças.

 

E desse lado, alguma outra dica de utilização do vinagre de álcool? 

Partilha connosco!