O sabão verde líquido, produzido a partir do bagaço da azeitona, azeite e óleo de girassol biológicos, é um dos produtos a ter em casa para garantir uma limpeza eficaz, segura, ecológica e económica. Dedicamos o artigo de hoje a 10 das suas várias aplicações.
Altamente concentrado, o sabão verde da La drogaria ecoLogique® é um verdadeiro aliado para a limpeza geral da casa (e para além dela): desengordura, limpa e dá brilho em quase todos os tipos de superfícies (azulejos, cerâmicas, revestimentos plásticos, mármores, pisos em parquet de madeira, ardósia, betão encerado e linóleo). As suas aplicações incluem também os cuidados com o jardim e os animais. Além disso, os seus ingredientes têm origem na agricultura em modo biológico.
10 aplicações do sabão verde
1- Como detergente líquido
- Numa garrafa vazia mistura meio copo do sabão verde, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 10 gotas de óleo essencial e 500 ml de água morna.
2- Remoção de manchas de gordura nos fogão, bancada e forno
Devido ao seu alto poder desengordurante, o sabão verde limpa e remove todas as manchas de gordura:
- Aplica um pouco do sabão na esponja e esfrega (delicadamente) as áreas e depois enxágue com água quente.
3- Superfícies e azulejos
A limpeza de pisos e azulejos é uma das áreas onde o sabão verde se destaca. Para pisos:
- Dilui 2 ou 3 colheres de sopa do sabão em 5 litros de água morna ou quente e aplicar nas superfícies.
Para pisos em parquet e ladrilhos:
- Dilui a mesma quantidade de sabão, mas em água morna para evitar que a camada de proteção dos pisos seja alterada.
Outra vantagem: o sabão possui uma proporção de óleo não saponificado, que garante um efeito protetor, nutritivo e levemente brilhante nas superfícies do piso.
4- Limpeza geral
Para garantir uma manutenção geral das superfícies da casa, o sabão verde é um dos mais indicados:
Superfícies não muito manchadas:
- Diluir uma colher de sopa do sabão verde em 2 litros de água morna.
Limpeza multiusos:
- Num borrifador de 1 litro misturar 1 colher de sopa do sabão, uma chávena de vinagre de álcool, duas chávenas de água e cerca de 12 gotas de óleo essencial. O produto pode ser aplicado nas janelas, azulejos, pias, cerâmicas etc.
5- Limpeza dos utensílios em cobre, latão e prata
Para uma manutenção geral, mergulha os utensílios num recipiente com água morna e 5 colheres de sopa do sabão, deixando-os por 10 minutos. Retira e limpa (não enxaguar).
6- Detergente para roupa
Outra divisão da casa onde o sabão verde é bem-vindo é na lavandaria. Ele pode ser a base do teu próprio detergente para roupa:
- Numa garrafa dissolve uma parte do sabão verde em 3 partes de água morna e acrescenta algumas gotas de óleo essencial. Mistura bem.
*Para uma máquina de lavar de 5 quilos, utiliza um copo deste preparado.
7- Remoção de manchas difíceis: nas golas da camisa, pulsos e axilas
- Aplica algumas gotas do sabão verde diretamente na mancha. Deixa agir por meia hora, esfrega levemente e coloca na máquina de lavar.
8- Limpeza dos pincéis e escovas
- Remove parte da sujidade com jornal, mergulha o pincel numa solução com sabão e água morna (para quente), passado alguns minutos, escova os pelos suavemente.
9- Afastar pulgões e outros insetos indesejados
A multifuncionalidade do sabão estende-se para além da casa, podendo ser um excelente inseticida natural que contribuirá para a saúde das flores e do solo.
- Num borrifador de 1 litro misturar 1 litro de água morna e 2 colheres de sopa de sabão verde. Deixar arrefecer antes de aplicar.
10 - Champô para animais
O sabão pode ser utilizado também para a higiene dos nossos animais, sendo aplicado diretamente no pelo.
Agora que sabes mais sobre todos estes usos do sabão verde, conta-nos, por onde vais começar?