Originalmente cultivado nos países andinos, este pequenino grão é consumido há cerca de quatro mil anos e ainda continua a conquistar paladares pelo mundo fora. Recentemente, por iniciativa de produtores nacionais, passou também a ser cultivada no nosso país.

Convidámos a Quinoa Portuguesa, projeto parceiro, para uma conversa deliciosa, com direito a uma receita especial.  

Filipe Figueiredo, um dos três sócios da empresa, sediada em Barcelos, conta-nos que o ano de 2013 foi o trampolim para constituírem a primeira empresa portuguesa a produzir quinoa.

“Foi neste ano, que a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou a quinoa como o alimento do ano, em reconhecimento às práticas ancestrais. Já éramos consumidores, e aguçados pela curiosidade, embarcamos na aventura de produzir a nossa própria quinoa”, conta-nos, Filipe.  

A aventura começou com uma pesquisa minuciosa. Os “rapazes da quinoa”, como são carinhosamente conhecidos, tiveram que reproduzir as condições ideais para que o grão pudesse nascer em Barcelos. “Tradicionalmente, ela é cultivada pelas mãos de pequenos agricultores andinos, em terrenos arenosos, com elevadas temperaturas e baixa humidade. Precisávamos estudar, a fundo, o comportamento do grão, nas condições nortenhas. Passados dois anos e graças ao solo rico em nutrientes, elevada capacidade hídrica e boa drenagem, conseguimos!”, relembra ele.

Filipe, apresenta-nos a equipa, os amigos que dividiram o sonho de proporcionar uma quinoa portuguesa para os portugueses. Nuno Rodrigues, Engenheiro Agrônomo, é o responsável técnico, e foi quem provocou a “faísca” inicial do projeto. Filipe Carvalho, como agricultor, assumiu a responsabilidade pela produção. E Filipe Figueiredo, o nosso convidado, é encarregado pela área comercial, além de dar “uma mãozinha” também na produção.

Por dentro da produção  

Á área cultivável da quinoa portuguesa é de 15 hectares, o que representa cerca de 17 campos de futebol. Com uma capacidade de produção de 40 toneladas por ano, os técnicos esforçam-se para ultrapassarem as adversidades por produzirem um alimento biológico. “Assim como a maioria dos agricultores, temos desafios ligados à legislação e a manutenção da cultura. No nosso caso, combatemos, através de alternativas biológicas, uma praga que aparece um mês antes da colheita. Basicamente, utilizamos bichinhos para comer bichinhos”, explica Filipe.  

 

   

Fonte: Quinoa Portuguesa

O período de produção é de 90 a 100 dias. Geralmente semeia-se a quinoa entre os meses de abril e maio, que estará madura para a colheita em meados de agosto. A Quinoa Portuguesa atende cerca de 300 clientes, todos no território nacional, premissa que a empresa defende com “unhas e dentes”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, a quinoa é uma das melhores fontes de proteína vegetal. Descubra quais os benefícios que este pequeno grão oferece.

 

Benefícios da quinoa

  • ​Fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6 - Essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso e manutenção muscular;

  • Rico em fibras - Que auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol;

  • Fonte de ômega 3 e 6 - Aliados na prevenção de doenças cardiovasculares;

  • Possui baixo índice glicémico - Podendo ser indicado aos diabéticos;

  • Fonte de magnésio, fósforo, manganês, selénio, ferro, potássio, cobre e zinco.

 

Fonte: Quinoa Portuguesa

Motivos não nos faltam para incluir este alimento no nosso cardápio. E, por falar nisso, Filipe deixa-nos uma receita que promete conquistar até os mais resistentes:

 

Bolo de chocolate com quinoa

Ingredientes:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • 3 ovos;

  • 1 chávena e meia de açúcar;

  • 1/2 chávena de óleo;

  • 1 chávena de chocolate em pó;

  • 1 chávena de amido de milho;

  • 1 colher (sopa) de fermento sem glúten em pó;

  • 1 chávena de farinha de quinoa portuguesa;

  • 1 chávena de agua quente.

Preparação: Pré-aqueça o forno a 220 graus. Unte uma forma com manteiga e farinha (a que preferir). Reserve. Na batedeira, bata os ovos inteiros com o açúcar, até que fiquem cremosos. Diminua a velocidade e acrescente o óleo em fio, o chocolate, a farinha e o amido de milho. Misture bem. Acrescente a água quente aos poucos e misture até que a massa fique um pouco mais mole. Adicione o fermento em pó e misture delicadamente apenas para incorporar. Coloque na forma e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 35 a 40 minutos.       

Retire do forno, deixe arrefecer e bom apetite!

Fonte: Quinoa Portuguesa 


É sempre um motivo para celebrar quando conseguimos, junto dos nossos fornecedores, encontrar alternativas às embalagens de plástico de uso único para acondicionar os alimentos. “Agradecemos o voto de confiança que a Quinoa Portuguesa depositou em nós ao adaptarem as suas embalagens e quantidades do produto, que chega para nós em sacos de papel”, destaca a nossa Eunice.

Já sabem, é só trazerem os vossos frascos ou encomendarem na nossa loja online a quinoa portuguesa. 

Até já!