Já ouviste falar do movimento global Fashion Revolution Week, uma iniciativa nascida em Inglaterra e difundida pelo mundo todo? Se não conheces, temos um convite especial para ti, reserva na tua agenda um espaço entre os dias 19 e 25 de abril. 

A Fashion Revolution Week acontece há oito anos no mês de abril, em memória das vidas perdidas no trágico acidente ocorrido no Rana Plaza (Bangladesh), em 2013. O edifício que desmoronou albergava um grande número de fábricas têxteis, para as quais trabalhavam cerca de 5 mil pessoas, na sua maioria mulheres. Com o colapso, 1.138 pessoas morreram e outras 2.500 ficaram feridas, fazendo deste o quarto maior desastre industrial da história. 

 

Rana Plaza                                                                                                                                                        Foto: The Guardian

 

Dos escombros em Bangladesh, nasce a mobilização de um grupo multidisciplinar que tem conseguido dar voz, sensibilizar e construir as mudanças necessárias na indústria da moda. 

Quem faz a Fashion Revolution Week?

Designers, académicos, escritores, empresários, legisladores, marcas, retalhistas, produtores, makers, operários fabris, sindicatos, amantes da moda, indústria e consumidores do mundo todo trabalham juntos por uma indústria limpa, segura, justa, transparente e responsável. 

 

Fashion Revolution Portugal 

Há 7 anos, Portugal aderiu ao Fashion Revolution Week graças à especialista em comportamentos do consumo, Salomé Areias, que, ao testemunhar o nascimento do movimento na Inglaterra, decide fazer parte desta corrente, criando uma associação sem fins lucrativos que ativa as campanhas do movimento global a nível nacional, organizando eventos pela difusão de informação e apelo à produção e consumo conscientes, tal como mercados de troca, workshops, conversas, exibição de documentários, e mobilizando parceiros e stakeholders para mudar as políticas nacionais.

“Ao estudar moda, despertei para os comportamentos ligados ao consumo, numa perspetiva histórica e sociológica. Ao longo do meu percurso profissional, acabei por perceber que as tendências da moda não correspondiam à verdade, há uma dinâmica falsa no processo. O trágico acidente no Rana Plaza abriu-se a possibilidade para que estas questões ganhassem voz.”, conta-nos Salomé. 

Embora os primeiros anos da Fashion Revolution Portugal tenham sido solitários, concentrando-se em ações pontuais, desde 2016, os organizadores percebem um crescimento no envolvimento de pessoas e marcas. “Em 2016 e 2017 o tema das nossas ações esteve centrado no consumidor. Nas seguintes edições as marcas começaram também a aproximarem-se e a engajarem-se. Pouco a pouco temos conseguido propiciar um terreno fértil para a transparência florescer. ”, relembra Salomé.  

Transparência tem sido uma das palavras-chave do movimento e, para que seja possível, o espaço de reflexão deve ser seguro e isento de julgamentos. “É extremamente importante sublinhar-se que o movimento não é uma certificadora, não julgamos as marcas. Acreditamos que a verdade empodera as boas práticas e com isso, queremos fomentar a transparência em relação às atuais dificuldades e colaborar no sentido de revolucionar um sistema já há muito obsoleto.” diz, ela. 

Mais do que responsabilizar uma única pessoa, marca ou empresa, o Fashion Revolution Week estimula a geração de um sistema onde todos os players se sintam parte do processo. Acredita que, por meio de uma mudança sistémica e estrutural, a indústria da moda pode retirar milhões de pessoas da pobreza, garantindo-lhes condições de vida dignas. “Acreditamos numa indústria global que conserva e regenera o ambiente e valoriza mais as pessoas que o crescimento e os lucros.”, Guia Fashion Revolution Week 2020.

 

manifjpg

Programação em Portugal - De 19 a 25 de abril

A semana de ativismo na moda em Portugal está recheada de workshops, rodas de conversa, webinars, onde serão debatidos a importância dos direitos humanos e ambientais na indústria da moda, bem como os seus impactos; alternativas possíveis e práticas para a construção de uma nova realidade; além de serem conhecidas algumas marcas que aceitaram o desafio de abrirem as suas portas,  explicando como tudo funciona por dentro!

Nesta edição o evento estará ancorado em três conceitos - 3R: Revolution (revolução), Relationship (relacionamento) e Right (direito). 

Os eventos acontecerão (gratuitamente) nas páginas do Fashion Revolution Portugal - No Instagram e no Facebook, mediante a inscrição prévia.   

 

programa                                                                                                                                                                               Inscrições gratuitas e limitadas. Inscreve-se aqui.

Esperamos por ti!