Contagem decrescente para o início do ano letivo 2020/21. Esta semana é marcada pelo regresso às aulas e ao trabalho. Durante os últimos meses, o confinamento proporcionou a muitas pessoas o contacto com práticas mais conscientes: fazer compostagem doméstica, diminuir o consumo de artigos descartáveis, produzir itens de limpeza e cuidados com o corpo caseiros, e outros tantos… O tempo que “invadiu” as nossas casas convidou-nos a desacelerar e a repensar certas atitudes. Mas com o regresso das atividades, será que é possível mantermos os passos para uma vida com menos desperdício e menos lixo?

A resposta é SIM!

Damos as boas-vindas ao “regresso” com 6 dicas para a redução do nosso impacto

1- Manuais e livros: antes de comprar, verifique se é possível trocar, emprestar ou doar aqueles que estejam em bom estado.

2- Cadernos: dê continuidade aos do ano anterior. Basta fazer um separador que identifique o novo ano escolar. E ainda pode, em vez de os plastificar, optar por protetores em tecido.

3- Mochila e malas para a vida toda: reutilizar. Se for necessário comprar, privilegie os materiais duradouros, optando por cores sóbrias que poderão acompanhar as diferentes fases.

4- Lancheira e marmitas: o lanche pode seguir em contentores reutilizáveis. Disponibilizamos algumas opções nas nossas lojas, é só escolher o “tamanho do seu apetite”.

 

Disponíveis nas nossas lojas Maria Granel

 

5- Panos encerados: para acompanhar e envolver os lanches, experimente os panos encerados. Ótima alternativa às películas aderentes. Descubra como fazer em casa, passo a passo aqui: Panos encerados: bonitos, cheios de propósitos e fáceis de fazer.

6- Canetas e lápis: o mais sustentável é sempre usar o que já temos em casa. Por isso, vasculhe o que já possui e monte uma operação de recuperação dos artigos.

E por falar em recuperar materiais para os reaproveitar, partilhamos a história inspiradora da Margarida Zoccoli, que há 45 anos utiliza e cuida da mesma caneta de tinta permanente.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 

Resgatámos ao #plasticfreejuly este vídeo da querida Margarida @margaridazoccoli a propósito de material escolar e redução do nosso impacto no regresso às aulas. A Margarida é uma das pessoas que a Maria Granel colocou na minha vida como uma benção. Não vou dizer muito mais, porque em breve vai conhecê-la melhor 😉 Nesta gravação leva-nos numa viagem com várias décadas para mostrar que o que reutilizamos e tratamos com amor dura. Há lá melhor conselho do que este para o regresso às aulas? Amar e (é) cuidar. Até já! #mariagranel #desafiozero #zerowaste #wastefree #waronwaste #ecoliving #ecofriendly #ecolifestyle #reuse #lessplasticmorelove #noplastic #sustainable #lowimpact #lowimpactmovement #lesswaste #zerowastelife #zerowastecollective #greenliving #gogreen #lifewithoutplastic #zerowastejourney #lixozero #lixozeroportugal #bulkshopping #bulk #granel #sustainablecollective #arevolucaocomecaaqui

A post shared by Maria Granel Zero Waste Store (@mariagranel.lx) on

Via Instagram – Maria Granel

Inspirados para recomeçarem?