Quando o assunto é cuidado com a pele, este é um dos produtos mais procurados pelos nossos queridos fregueses. Disponível em duas versões (líquida e em barra) e em quatro aromas (Suave-Bebé, Citrus, Tea Tree e Lavanda), o sabão Dr Bronner´s é um dos itens indispensáveis nas nossas casas-de-banho (e não só).

Biodegradável, vegan e socioambientalmente responsável,, destaca-se ainda pela sua alta versatilidade;

Mais do que um sabão – 17 utilidades

Há mais de 150 anos a espalhar a mensagem “All-one” (Somos todos ou nenhum), estes sabões são produzidos a partir de ingredientes biológicos, oriundos do comércio justo. Além disso, são três vezes mais concentrados do que a maioria disponível no mercado e ainda podem ser utilizados de diferentes formas:

01. Gel banho: O óleo de cânhamo biológico permite a formação de uma espuma macia que mantém a pele hidratada.

02. Champô: O óleo de jojoba favorece a lavagem do cabelo, mantendo-o hidratado e limpo.

03. Limpeza facial: Apenas algumas gotas do sabão são suficientes para formar uma espuma revitalizante para aplicarmos no rosto.

04. Cuidados do bebé: Para o banho dos pequeninos, bastam algumas gotas do sabonete Suave-Bebé na água ou na esponja.

05. Sabonete para mãos: Para uma limpeza completa e suave. Mantendo-as hidratadas por mais tempo.

06. Banho para os pés: Após um dia cansativo, nada melhor do que um bom e relaxante escalda pé. Suaviza e hidrata a pele.

07. Lavagem manual da roupa: Para a lavagem (à mão) das peças mais delicadas, aplique algumas gotas do sabonete na água e as deixe de molho. Caso seja necessário, esfregue delicadamente.

08. Champô para animais: Aplique algumas gotas do sabonete Suave-Bebé no pêlo do seu amigo (de quatro patas) e esfregue. Mantenha a espuma afastada dos olhos.

09. Lavagem de frutas e verduras: Coloque os alimentos (de molho) num recipiente com água e algumas gotas do sabonete Suave-Bebé. Antes de prepará-los, passe por água corrente.

10. Spray para plantas: Para as deixar mais “vivas”, dilua algumas gotas do sabonete de alfazema em água com ½ colher de chá de pimenta caiena. Misture e pulverize nas plantas.

11. Elixir bucal: Basta diluir 1 ou 2 gotas do sabonete de hortelã-pimenta em ½ copo de água e bochechar.

12. Pasta dentífrica: Coloque 2 gotas do sabonete de hortelã-pimenta na escova de dentes e lave-os normalmente.

13. Remover nódoas: Com 2 gotas do sabão numa esponja humedecida, faça uma espume e aplique diretamente nas nódoas, esfregando-as delicadamente.

14. Inalações: Emanuel Bronner (fundador da marca) criou o seu próprio remédio – Com algumas gotas do sabonete citrus em água quente, pode-se inalar o aroma, mantendo a cabeça coberta com uma toalha.

15. Lavagem da louça: Com apenas poucas gotas do sabonete é possível lavar (à mão) uma grande quantidade de louça.

16. Barbear e depilar: Para garantir uma pele mais suave e hidrata, faça espuma com algumas gotas do sabonete de lavanda e aplique nas áreas a barbear/depilar, e depois enxágue.

17. Limpeza de pincéis de maquilhagem: Se o uso de maquilhagem for diário, é recomendado limparmos, pelo menos uma vez por semana, os nossos pincéis. Basta lavá-los com algumas gotas do sabonete e enxaguá-los.

Uma marca “do bem”

A marca Dr. Bronner´s desenvolveu, ao longo das últimas cinco gerações, parcerias com projetos de produção em modo orgânico em todo o mundo: no Sri Lanka e Samoa para o óleo de coco; em Gana para o óleo de palma; na Palestina e Israel para o óleo de oliva; na Índia para o óleo de menta; no Equador para o óleo de semente de palma e, no Brasil para o açúcar.

Estima-se que cerca de 10 mil pessoas beneficiam-se diretamente destes projetos, que tem como base o comércio justo.

 

Produtores parceiros. Imagem: Dr. Bronner´s

 

Além da componente social, ao escolhermos os sabonetes Dr. Bronner´s contribuímos para o uso consciente e sustentável da terra. Isso porque a empresa possui uma equipa especializada em capacitar as comunidades parceiras para práticas de uso do solo, que aumentam a sua fertilidade e consequentemente a produção e a renda destas famílias.

Outro contributo é o facto de as garrafas de plástico serem 100% recicladas pós-consumo (PCR). Segundo a empresa, a reutilização de uma tonelada de embalagens, economiza 6,73 metros quadrados (de espaço) nos aterros.

Certificações alcançadas

 

Saiba mais

 

E por aí, já colocaram em prática algumas destas funcionalidades dos sabonetes Dr. Bronner´s?