Sabias que hoje se comemora o Dia Internacional de ler um E-book?
Desde 2014, a data é destacada no calendário com o objetivo de promover a leitura digital. A iniciativa partiu da distribuidora de ebooks OneDrive, que fornece livros digitais a bibliotecas e escolas de cerca de 40 países.
Ficamos tão surpreendidas com esta descoberta, que decidimosdesdicar este artigo ao nosso Top 5 de e-books.
Os nossos Top 5 E-books
1 - E-book Alimentação Sustentável (Maria Granel e Loveat)
As nossas marcas estão ambas comprometidas em defender uma alimentação mais sustentável; desse compromisso e parceria resulta este e-book, que pretende agregar informações, dicas, receitas e diferentes estratégias, para que possamos incorporar no nosso dia a dia uma alimentação mais saudável e sustentável.
O livro analisa o sistema alimentar global atual, identifica alguns dos problemas, sugere formas simples para alterar a nossa alimentação, passando pela redução do desperdício alimentar e do consumo de plásticos descartáveis, confeção eficiente, compostagem, produção biológica e comércio justo.
Além das reflexões a diferentes níveis, são partilhadas 40 receitas de base vegetal que inclui, em muitos dos casos, o aproveitamento integral dos alimentos.
“Acreditamos que este e-book é uma ferramenta útil e simples para facilitar a adoção de uma alimentação mais sustentável e para reduzir a geração de desperdício em nossa casa, com consequências positivas imediatas: além de contribuirmos para mitigar o impacto do que comemos, usufruiremos de vantagens decorrentes desse exercício de redução, que passam por maior diversificação e sabor, maior organização, gestão mais eficiente dos recursos, otimização do tempo e poupança financeira”, partilha a nossa Eunice.
2 - E-book Brincar sem Desperdício (Rita Tapadinhas)
O e-book foi idealizado e produzido pela Rita Tapadinhas, fundadora do Plant a Choice, plataforma que visa estimular e desenvolver projetos e conteúdos que inspirem mudanças positivas. Neste sentido, o livro reúne ideias de brinquedos que fizeram parte da sua infância, assim como outros que a inspiraram.
“Todos os projetos (de brinquedos ou decoração) têm como objetivo dar uso a materiais que são normalmente descartados (caixas de cartão, rolos de papel, restos de tecido, entre outros), de forma a estimular, nas crianças, a criatividade e o respeito pelos recursos da natureza”, explica Rita.
3 - E-book Botanical Soaps: A Modern Guide to Making Your Own Soaps, Shampoo Bars (Marta Tarallo)
Marta Tarallo, fundadora da Bottega Zero Waste pensou em partilhar a sua experiencia na produção de sabonetes artesanais naturais, mas percebeu que este não era o único desafio que encontramos na jornada de desperdício zero. Assim, decidiu incluir mais de 19 receitas que cobrem cada aspeto de uma rotina de beleza e banho zero desperdício: de sabonetes naturais a barras de xampu e amaciadores.
“A minha jornada de desperdício zero começou com o desejo de reduzir o desperdício e adotar um estilo de vida mais minimalista. Minha primeira troca foi um sabonete natural feito à mão. A partir daí, passei a produzir os meus próprios produtos, com pouquíssimos ingredientes, e notei a redução da quantidade de resíduos comparados aos comprados”, diz, Marta.
4 - E-book de Compostagem (Mudatuga)
Produzido pelas fundadoras do movimento Mudatuga, que sensibiliza e estimula a compostagem em Portugal, o e-book reúne todas as informações necessárias para darmos os primeiros passos na jornada da compostagem.
“Cansad@ de não perceber nada sobre os princípios da compostagem? Preparad@ para saber falar sobre a gestão de resíduos e sobre aterros sanitários em Portugal? Então o Compostuga é para ti! Preparamos um conteúdo exclusivo e gratuito, e podes descarregá-lo e consultá-lo sempre que quiseres!”, explica Carolina Bianchi, uma das fundadoras.
5 - E-book Guia de entrega sem plástico para empreendedores (Lívia Humaire).
Lívia Humaire é a fundadora do primeiro espaço zero waste do Brasil e do movimento Transições Ecológicas. Experiência que a fez perceber que estruturar uma logística de um empreendimento pensando num desperdício zero não é algo simples e intuitivo. Diante dos desafios, Lívia desenvolveu um protocolo de seleção de marcas para fazer a curadoria dos produtos. O e-book compila estas informações e objetiva facilitar a implementação da embalagem e do transporte de mercadorias da maneira mais ecológica possível!
“Todas as alternativas foram testadas por mim e também nos negócios que desenvolvi. Contudo, cada negócio é único, e você pode adaptar as soluções aqui apresentadas conforme sua necessidade”, explica, Lívia.
Aqui ficam algumas das vantagens de apostar num e-book:
Vantagens dos E-book
- Prático: Podes levar as histórias e os autores que gostas para qualquer lugar, tudo num único aparelho;
- Fácil acesso: Geralmente quando estamos à procura de um livro específico, é preciso visitar as livrarias e torcer para que o título esteja em stock. Com os e-books, a compra é facilitada;
- Personalização: Com os livros físicos, ficamos sujeitos às escolhas da editora em relação ao tamanho da letra, por exemplo. Nos e-books, o usuário pode aumentar o tamanho da fonte, trocar a cor das páginas e até ajustar os espaçamentos entre as palavras;
- Poupança: Por não serem impressos, poupa-se algumas matérias-prima como o papel e a água, por exemplo.
Destaca-se ainda a vantagem de, em vários casos, os e-books serem mais económicos do que as publicações físicas. Por não terem os mesmos custos associados, como a impressão e toda a logística envolvida com sua distribuição, este formato possibilita a democratização do acesso à leitura.
Neste Dia Internacional de Ler um Ebook, podes ir ao website da iniciativa e requisitar gratuitamente um ebook. Além disso, é possível partilhar o que estás a ler e o porque gostas de e-books usando a hashtag #ebookLove nas redes sociais.
Inspirad@ para experimentar?
Se já és fã dos e-books, conta-nos sobre a tua experiência!
Boas leituras!
Até já!