No sentido da redução do desperdício alimentar e, portanto, da prática de uma alimentação mais sustentável, a utilização integral dos alimentos pode ser bastante relevante. De facto, o aproveitamento integral, tema abordado num artigo anterior, para além de contribuir para a redução do desperdício alimentar, contribui ainda para o enriquecimento alimentar, incrementando o valor nutricional das refeições. [1,2,3] Desta forma, apresentamos hoje 4 receitas para o aproveitamento integral, incluindo portanto partes dos alimentos normalmente consideradas menos nobres - neste caso, cascas, talos e folhas. 

 

 

4 Receitas Aproveitamento Integral

Bolo de Casca de Banana

Ingredientes:

- 3 bananas maduras

- 3 cascas de banana

- 2 ovos

- 1 iogurte

- 100g farinha 

- 70g de aveia (flocos finos ou farinha) 

- 1 colher de chá de fermento

- 2 colheres de sopa de mel ou outro adoçante

Preparação:

- Pré-aquecer o forno a 180ºC;

- Lavar as cascas de banana e batê-las num liquidificador;

- Esmagar as bananas e juntá-las às cascas liquidificadas, acrescentando também as gemas;

- Adicionar o iogurte, o mel e bater tudo;

- Adicionar a aveia e a farinha e envolver;

- Por último, adicionar as claras batidas em castelo;

- Levar ao forno durante 30 a 40 minutos.
4 Receitas Aproveitamento Integral

Bolinhos de casca de batata e legumes

Ingredientes:

- 200g de cascas de batatas

- 100g de legumes ralados a gosto (ex: cenoura e courgette)

- 80g de farinha com fermento

- 3 ovos

- 1 dente de alho picado

- 5 g de salsa

- pimenta q.b.

Preparação:

- Lavar as cascas de batata e fervê-las;

- Bater as cascas no liquidificador;

- Adicionar os legumes ralados, os ovos, a salsa e a pimenta;

- Adicionar a farinha e misturar tudo;

- Levar ao forno a 200ºC durante 15-20 minutos até dourar ou, em alternativa, passar numa frigideira antiaderente (ou untada com azeite) deixando dourar de ambos os lados.
4 Receitas Aproveitamento Integral

Talos de brócolos assados

Ingredientes:

- 2 talos de brócolos

- 1 colher de sopa de azeite

- pimenta q.b.

- pimentão-doce q.b.

- mistura de ervas a gosto (ex:orégãos, manjericão e tomilho)

Preparação:

- Lavar os talos dos brócolos;

- Cortar os talos em fatias finas;

- Colocar numa travessa para ir ao forno e temperar com o azeite, a pimenta e pimentão e as ervas;

- Levar ao forno a 200ºC durante 20 minutos. Em alternativa podem ser também salteados, recorrendo ao mesmo tipo de preparação.

 

Nota: No sentido do aproveitamento integral dos brócolos, segue-se uma receita com aproveitamento das folhas, podendo ser confecionada simultaneamente com os talos e servindo como um aperitivo. 

 

4 Receitas Aproveitamento Integral

Chips de Folhas de Brócolos

Ingredientes:

- Folhas de brócolos (de 2 talos); 

- 1 c. de sopa de azeite;

- 1/2 c. de chá de alho em pó

- pimenta q.b.

Preparação:

- Lavar e secar as folhas de brócolos;

- Cortar as folhas maiores em bocados (não demasiado pequenos, considerando que encolhem no forno);

- Temperar com o azeite, o alho em pó e a pimenta;

- Colocar numa assadeira e levar ao forno a 200ºC durante cerca de 12 minutos. 

Nota: Caso faças a receita anterior, coloca-as simultâneamente no forno, retirandos as chips um pouco antes. Desta forma conseguimos economizar mais energia.

 

 

Inspiração

Para além destas 4 receitas com aproveitamento integral, existem muitas outras alternativas às quais podemos recorrer contribuindo para reduzir o desperdício e diversificando a nossa alimentação. 

Tom's Feast - Neste site, o chef Tom Hunt, também ativista ambiental , disponibiliza várias receitas sem desperdício e para o aproveitamento integral ("root-to-fruit").

Desperdício Zero à mesa com o pingo doce - Livro com rceitas fáceis para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos em casa, incluindo dicas de poupança e integrando partes dos alimentos menos utilizadas.

Saudável e Sem Desperdício: Livro que aborda a prática de uma cozinha mais sustentável e que gere menos lixo, incluindo como aproveitar os ingredientes na íntegra.

Max La Manna: Chef defensor de uma cozinha sem desperdício, autor do livro "More Plants Less Waste" (vencedor do prémio de livro de culinária mais sustentável, em 2020) e apresentador do programa da BBC "Earth food shows", tem também um site e um canal de youtube onde partilha dicas e receitas para a redução do desperdício, incluindo aproveitamento integral. 

Blog da Spice: Aborda para além da culinária, dicas de sustentabilidade e slow living incluindo como cozinhar sem desperdício.

Kitchen Dates: Um modelo de restaurante sem desperdíco, onde não existe uma caixote do lixo mas apenas um compostor. Têm também um blogue e realizam workshops, nomeadamente, sobre cozinha sem desperdício. 

 

 

Fontes:

1 - Nunes JT, Braz R, Botelho A. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Excelência em Turismo Pós-graduação Lato Sensu Curso de Especialização em Qualidade em Alimentos APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS: QUALIDADE NUTRICIONAL E ACEITABILIDADE DAS PREPARAÇÕES. 2009.

2 - Rocha SA da, Lima GPP, Lopes AM, Borguini MG, Ciccone VR, Beluta I. Fibras e lipídios em alimentos vegetais oriundos do cultivo orgânico e convencional. Rev Simbio-Logias. 2008;1(2):135–43.

3 - Storck CR, Nunes GL, de Oliveira BB, Basso C. Folhas, talos, cascas e sementes de vegetais: Composição nutricional, aproveitamento na alimentação e análise sensorial de preparações. Cienc Rural. 2013;43(3):537–43.

4 - Pingo Doce Livro de receitas desperdício zero [Internet]. [cited 2021 Mar 4]. Available from: https://www.pingodoce.pt/campanhas/livro-de-receitas-desperdicio-zero/

5 - Winter Recipes - Tom’s Feast [Internet]. [cited 2021 Mar 4]. Available from: https://tomsfeast.com/recipes/winter-recipes/