Com a aproximação da Páscoa, neste artigo serão apresentadas algumas dicas sobre como podemos passar este feriado de uma forma mais consciente, vivendo-o de forma mais saudável, falando também um pouco sobre a sustentabilidade de um alimento de destaque nesta época, o chocolate e, o seu ingrediente de base, o cacau.

  

9d00deb4fb1c3b61ecbed4ca595e224a

 Fonte: Pinterest - www.countryliving.com

 

A Páscoa em Portugal é recheada de tradição, de norte a sul do país, com folares doces com ovos, folares salgados, amêndoas, o cabrito, uma enorme variedade de doces regionais.

As festividades acabam, por vezes, de alguma forma, por incentivar o consumo desnecessário e a produção de lixo, cometendo-se alguns excessos, nomeadamente, a nível alimentar. No entanto, por meio de pequenas medidas, festejando este feriado de forma mais consciente, é possível fazer a diferença.

 

 

Dicas para uma Páscoa mais sustentável e saudável

 

Mexe-te!

- Tenta manter-te ativo ao longo do dia. Especialmente com crianças, havendo a oportunidade e de forma responsável, aproveita este dia para algum tipo de atividade ao ar livre.

 

Planear para não desperdiçar

- Pensa na quantidade de comida que será realmente consumida, evitando confecionar grandes excessos e evitando consequentemente que haja muito desperdício. Devemos considerar que à partida haverá um consumo de uma maior variedade de alimentos do que o habitual.

 

Sobras

- Não te esqueças de reaproveitar posteriormente as sobras que possivelmente surgirão em maior ou menor quantidade, começando por acondicioná-las corretamente, evitando que se estraguem.

 

Não ter mais olhos que barriga

- Na altura de servir os alimentos, não tenhas mais olhos que barriga, não sirvas mais do que és capaz de comer, é bom para a saúde e evitamos o desperdício alimentar.

 

Saboreia a comida

- Comer calmamente ajuda a que tenhamos mais noção da saciedade, ajudando a evitar o excesso.

 

Não esquecer a sopa

- Também neste dia começa a refeição com uma sopa de legumes. Esta apresenta baixo valor calórico e contribui para a saciedade, para além de ser uma fonte de vitaminas e minerais.

 

Doces no fim

- Guarda os doces para o fim da refeição, desta forma o seu consumo será potencialmente inferior.

 

Evitar os sumos/refrigerantes

- Opta pela água como bebida de eleição. Podes usar cascas para a aromatizar.

 

Menos Embalagens

- Evita os chocolates e bolos de embalagem especialmente individuais, optando por alternativas como a granel ou fazer em casa.

 

Amêndoas

- São também um alimento muito consumido nesta altura, seja por si só ou cobertas com chocolate. Opta por amêndoas de produção nacional e/ou a granel.

 

Mais cacau e mais justo

- Opta por chocolates com maior percentagem de cacau. O chocolate negro, com maior percentagem de cacau apresenta vários benefícios para a saúde, dado o seu teor em antioxidantes e minerais como o potássio, fósforo, ferro, zinco, magnésio. [1]

Procura que o cacau seja proveniente de comércio justo (fairtrade). Procura este símbolo:

fairtrade w400

 

Chocolate e Fairtrade

De facto, nesta data, um dos alimentos com mais destaque é o chocolate, seja sobre a forma de ovos, amêndoas, entre outros.

Uma alimentação sustentável e saudável, segundo a definição da FAO, deve entre outros aspetos, ser economicamente justa. [2]

Em inúmeros países da África Ocidental e da América Latina, a produção de cacau é a principal fonte de rendimentos de muitas famílias. Ainda que o cacau seja bastante consumido em todo o mundo, os produtores frequentemente lutam para ganhar a vida. Muitos pequenos produtores não têm ideia do valor dos seus produtos, pelo que vendem o cacau a um preço de mercado inferior. [3]

Fairtrade oferece aos produtores a possibilidade de obterem um preço mínimo para o seu cacau, de modo a poderem melhorar a sua qualidade de vida.

Estabelece ainda que, além do preço mínimo, se pague sempre um bónus Fairtrade. Os produtores podem empregar esse dinheiro adicional para financiar projetos comunitários, como por exemplo a construção de uma escola, a reorganização das culturas ecológicas ou o investimento em infraestruturas. [3]

Na Maria Granel podes encontrar vários tipos de chocolate com certificação Fairtrade, nomeadamente: Pepitas de chocolate negro 60%, chocolate negro 70%, chocolate de leite 39%, chocolate branco, entre outros. 

 

Páscoa mais sustentável e saudável

 

 

Inspiração

 A seguir apresentamos algumas ideias para te aventurares a fazer os teus próprios doces típicos desta época, como ovos da páscoa, incluindo alternativas aos típicos ovos de chocolate.

Ovinhos de Côco e Limão: receita do blogue "Please Consider" da Joana Limão, no qual encontras também outras receitas e dicas para uma vida mais consciente.

Bombons de Amêndoa, Limão e Côco: Da página de instagram @theverdempoupa que apresenta as mais variadas receitas com base numa alimentação pant-based.

Ovinhos de Chocolate: Receita da Maria de Oliveira Dias (no instagram @thelovefood), health coach, vegan, consultora gastronómica, formadora de culinária e autora.

Folar de Páscoa com Ovo vegan: Receita do Bruno Alves (no instagram @brunomlalves), criador do blogue "The Ordinary Bean", onde partilha receitas 100% vegetais.

Amêndoas com Café e Chocolate: Receita da Sofia Magalhães (no instagram @blogdaspice), criadora do "Blog da Spice", onde partilha receitas plant-based e zero waste.  

 

 

Fontes:

1 - Montagna MT, Diella G, Triggiano F, Caponio GR, De Giglio O, Caggiano G, et al. Chocolate, “food of the gods”: History, science, and human health [Internet]. Vol. 16, International Journal of Environmental Research and Public Health. MDPI AG; 2019 [cited 2021 Mar 31]. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31817669/

2 - FAO, WHO. Sustainable Healthy Diets Guiding Principles. Sustainable healthy diets. 2019. [cited 2021 Mar 31].

3 - Fairtrade Foundation. Commodity Briefing FAIRTRADE AND CoCoA 2 Fairtrade and cocoa [Internet]. 2011 [cited 2021 Mar 31]. Available from: www.worldcocoafoundation.org

4 - World Cocoa Foundation [Internet]. [cited 2021 Mar 31]. Available from: https://www.worldcocoafoundation.org/

5 - Sugestões para uma Páscoa mais saudável • Nutrimento [Internet]. [cited 2021 Mar 31]. Available from: https://nutrimento.pt/noticias/sugestoes-para-uma-pascoa-mais-saudavel/