No artigo de hoje, apresentamos o e-book “Alimentação Sustentável”. Falaremos um pouco do seu desenvolvimento, do seu propósito e revelamos ainda algum do seu conteúdo, abordando, como indica o título: 10 coisas que podes encontrar no e-book alimentação sustentável.
Após alguns meses de trabalho, vimos finalmente apresentar aquilo que é o resultado de uma colaboração entre a Maria Granel e a Loveat, da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, contando ainda com o contributo das nutricionistas Joana Mendonça e Mariana Guerra.
Nasce assim um e-book desenvolvido com o propósito de servir como uma ferramenta útil e simples, facilitadora da adoção de uma alimentação mais sustentável.
Agrega, de forma bastante completa, informações, dicas e estratégias pertinentes neste sentido. Acaba por desenvolver, de forma mais aprofundada e abrangente, o trabalho que tem vindo a ser feito no blogue e instagram da Maria Granel no que toca às várias vertentes e temas associados à prática de uma alimentação sustentável, com redução do desperdício e mitigação do impacto do que comemos.
10 Coisas que Podes Encontrar no E-book Alimentação Sustentável
Qual o impacto da produção dos alimentos que consumimos?
Num primeiro capítulo, aborda-se a dinâmica atual do sistema alimentar global bem como, alguns dados relativos ao contexto do nosso país em específico: o impacto ambiental da produção de alimentos, demonstrando-se de que modo é feita esta avaliação e especificando quais os alimentos com maior impacto ambiental, nomeadamente, a nível de emissões de gases com efeito de estufa.
Na prática, o que é uma alimetação mais sustentável?
Após aquilo que é, no fundo, uma avaliação do problema, segue-se a procura por soluções em concreto. Isto é, tendo em conta o contexto atual, o que pode ser feito, na prática, para que a alimentação que praticamos seja mais sustentável? Neste capítulo, fala-se da adoção de padrões alimentares sustentáveis, entre os quais o mediterrânico, passando por temas associados ao mesmo, tais como sazonalidade, alimentação com tendência para a base vegetal, produção local, frugalidade.
Desperdício Alimentar de A a Z
Sabendo que o desperdício alimentar se trata de um problema complexo e que pode ocorrer em várias fases, foi desenvolvido um capítulo que aborda exclusivamente o desperdício alimentar com foco no ambiente doméstico, portanto, ao nível do consumidor. No mesmo, encontram-se várias dicas e estratégias para evitar tanto quanto possível a ocorrência do desperdício, desde a fase do planeamento e compra dos alimentos até ao correto acondicionamento e aproveitamento de sobras.
Comércio Justo e Produção Sustentável
O Comércio Justo é um dos pilares da sustentabilidade, tanto económica como social e ambiental, pelo que é também um tema abordado neste e-book.
É aqui também diferenciado o impacto ambiental dos alimentos consoante o seu processamento (não processados, processados, ultraprocessados) e método de produção, como a produção biológia.
Como confecionar e preparar os alimentos de forma mais eficiente
Realizar uma alimentação sustentável deverá considerar também a gestão energética e de água para uma confeção eficiente, minimizando gastos desnecessários. Assim, o que podemos mudar/aperfeiçoar para evitar esses mesmos gastos? Foi esta a pergunta a que pretendemos responder com a elaboração deste capítulo.
Redução dos Plásticos Descartáveis
É do conhecimento geral o impacto negativo que o plástico descartável tem no ambiente. No entanto, este continua a ser um material bastante utilizado, nomeadamente, associado à alimentação, seja em contexto de restauração pública e take-away, na compra de produtos alimentares ou mesmo nas nossas cozinhas no dia a dia.
Compostagem
A compostagem surge como uma opção de reduzir o volume de resíduos domésticos que são encaminhados para os aterros sanitários, decompondo-se sem oxigénio e libertando gás metano, um gás com efeito de estufa. Existem vários tipos de compostagem com diferentes vantagens e que podem fazer mais ou menos sentido consoante as condições que temos em casa. Neste capítulo são apresentados 3 tipos diferentes de compostagem.
Reciclagem e alternativas
Nesta secção falamos do modelo dos R - Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e "Rot" (compostagem) e explicamos como, além da reciclagem, temos de assegurar cada vez mais (e hierarquicamente) outras ações mais relevantes e com impacto.
Sustentabilidade na Alimentação dos Animais de Estimação
A indústria de alimentos para animais de estimação terá cada vez mais impacto ambiental nas próximas décadas. Isto considerando que a população de animais de estimação provavelmente aumentará com o aumento da população mundial. Assim, existem alguns cuidados que podemos ter ao selecionar as rações ou mesmo alternativas pelas quais podemos optar para que a alimentação dos nossos animais seja mais sustentável.
40 Receitas Sustentáveis
Após uma parte inicial mais teórica, numa segunda metade do livro, é possível encontrar um conjunto de 40 receitas, organizadas por ingrediente principal, desenvolvidas sob os princípios de uma alimentação saudável e sustentável. Todas as receitas estão adaptadas a um regime de base vegetal e, em muitos dos casos, incluem ingredientes que proporcionam o aproveitamento integral dos alimentos, isto é, incorporando partes menos comummente consumidas, como talos, e/ou produtos da confeção.
Acreditamos que de fato este e-book é uma ferramenta útil, desenvolvendo todos os temas anteriormente descritos de forma descomplicada e prática, sendo uma mais-valia para quem pretende adotar um estilo de vida mais sustentável.
Encontra-se já à venda na nossa loja online, no separador “Livros”.