Hoje apresentamos um artigo com o qual se pretende exemplificar, de forma muito prática, como é possível realizar uma alimentação com menos desperdício, tanto alimentar como de resíduos. Lançamos o desafio desperdício zero, procurando demonstrar a construção de uma refeição desde a compra dos alimentos - incluindo-se aqui questões como os materiais para o acondicionamento dos mesmos até casa e a compra a granel - até à confeção com aproveitamento integral e posterior reaproveitamento de possíveis sobras. 

Assim, desafiámo-nos à construção de uma refeição completa - entrada, prato principal e sobremesa - com o menor desperdício possível e seguindo os princípios de uma alimentação sustentável.

As receitas dos pratos aqui apresentados serão posteriormente partilhadas num artigo subsequente, ainda a publicar. 

 

 

Ementa Selecionada

 

Desafio Desperdício Zero

Imagem mousse chocolate, créditos: blogue Made by Choices 

 

Entrada: Sopa de Alho francês com rama 

Prato Principal:  Moqueca de grão e legumes 

Sobremesa: Mousse de chocolate com aquafaba 

 

A escolhas dos pratos foi feita tendo em conta a sazonalidade dos ingredientes, sendo este um ponto que pode ser relevante na prática de uma alimentação saudável mais sustentável.[1] (Dica: a Deco disponibiliza um calendário de frutas e legumes na época ideal, que pode ser consultado online.)

 

 

Zero Desperdício por etapas:

 

Compra

Desafio Desperdício Zero

 

Comércio Local. Para comprar os produtos frescos, optou-se por ir ao mercado local. Desta forma, para além dos benefícios ecológicos - sendo que a escolha de produtos locais permite a redução das necessidades de transporte, refrigeração e embalamento - temos ainda a vantagem de estar a ajudar os pequenos produtores. [2]

Granel. Para adquirir o grão - acompanhamento escolhido - e chocolate, recorreu-se a uma mercearia biológica a granel. Assim, foi posível comprar apenas as quantidades que eram necessárias e não houve desperdício de resíduos como embalagens que, neste caso, foram substituídas por frascos de vidro.  

Plastic free. Tanto no mercado como na mercearia a granel não houve necessidade de recorrer a embalagens ou sacos de plástico, tendo sido utilizados sacos reutilizáveis tanto para os vegetais (quando necessário), como para o transporte das compras. A única embalagem presente para a confeção desta refeição foi uma lata de leite de côco utilizada na moqueca. Esta foi posteriormente colocada na reciclagem, no entanto, poderia ter sido aproveitada para outro propósito, como por exemplo, como vaso para plantar ervas aromáticas. 

 

 

Preparação e Confeção

WhatsApp Image 2021 08 11 at 17.47.11

 

 

  Sopa de alho francês com rama
 Alho francês  Talo e rama em rodelas na sopa. Raiz foi para técnica de re-grow.* 
 Cenoura, nabo, cebola, alho Para a base da sopa e  aproveitamento das cascas para caldo aromático utilizado como água de cozedura da própria sopa. 
 Courgette  Utilizada na totalidade na base da sopa. 
 Rama cenoura (caso exista)  Neste caso as cenouras compradas já não tinham a rama, mas caso contrário as mesmas poderiam também ser integradas na base

Confecionando o caldo aromático, para além de darmos uma utilidade às cascas teremos também a vantagem de potencialmente reduzir a quantidade de sal adicionada à sopa, uma vez que, este já lhe irá conferir mais sabor. 

 

  Moqueca de grão e legumes
Pimento  Parte branca para compostagem e restante utilizado na receita. As sementes podem ser utilizadas para plantar. 
Grão  Cozido utilizado na receita. Água de cozedura (aquafaba) como ingrediente na sobremesa. 
Courgette, tomate, coentros Utilizados na integridade. Por vezes há tendência a descartar os talos dos coentros, no entanto estes podem ser incluídos da mesma forma que as folhas sendo também bastante aromáticos.
Cebola, alho Cascas utilizadas para o caldo aromático integrado na sopa. Restante utilizado na receita. 
Leite de côco  Único ingrediente da receita com embalagem. Lata de leite de côco posteriormente reciclada. 

 

Mousse de Chocolate com Aquafaba  
 Aquafaba  Água de cozedura do grão aproveitada para bater como claras em castelo. 
 Chocolate    Utilizado na totalidade tendo sido comprada a quantidade certa a granel.

 

 

Consumo e Reaproveitamento

 

- Ao nível do consumidor, as perdas no prato são uma das principais causas de desperdício.[3] No consumo da refeição, para evitar este erro, teve-se em conta a porção colocada no prato por forma a que esta não fosse exagerada, sendo também uma vantagem do ponto de vista nutricional.

 

- Neste caso não houve ocorrência de sobras mas, muitas vezes, ainda que se calcule aproximadamente as porções, estas podem ocorrer e nesse caso não devem ser desperdiçadas. Para tal, é importante que se comece por acondicioná-las corretamente - num recipiente fechado no frigorífico ou congelador e não deixando a arrefecer à temperatura ambiente por mais de 2h - preservando a segurança alimentar. Para algumas ideias para o aproveitamento de sobras, podes consultar um artigo anterior sobre o tema. 

 

 

Dicas

Prefere Chocolate Fairtrade! O comércio justo é um dos pontos que deve ser considerado na prática de uma alimentação sustentável, sendo um dos pilares da sustentabilidade, tanto económica como social e ambiental. Este movimento trabalha para que pequenos produtores de países em desenvolvimento consigam sobreviver no mercado competitivo, através de preços justos e condições de trabalho adequadas. [4] Nas lojas da Maria Granel podes comprar chocolate fairtrade!

*Técnica Re-grow. Uma das opções para evitar deitar fora a raiz do alho francês pode ser optar por esta técnica, através da qual o mesmo volta a crescer. Para tal, basta colocar a raiz num copo com água, não a deixando submersa, e deixar a mesma perto de uma janela trocando a água regularmente. 

A chave é reutilizar! No que toca a sacos, frascos e outros materiais para o transporte de alimentos nas compras, é sempre preferível aproveitar items que já tenhamos em casa, desde que estejam em condições para esse fim, do que comprar mais desnecessáriamente. 

 

 

Resumo do Desafio

Desperdício e Resídos:

  • Alimentos aproveiados na integridade;
  • Cascas utilizadas para fazer o caldo aromático, colocadas no compostor;
  • Não houve sobras ou restos de comida nos pratos;
  • Lata do leite de coco, colocada na reciclagem;
  • Não houve utilização de plásticos de uso único.

 

 

Inspiração

Desafio Zero - Livro que inspirou o título deste artigo, da autora e CEO da Maria Granel, Eunice Maia, sendo um aliado na jornada contra o desperdício alimentar, no qual se encontram diversas estratégias e dicas neste entido. 

E-book Alimentação Sustentável - Recentemente publicado e, fruto de uma colaboração entre a Maria Granel e a Loveat, este e-book aborda os mais diversos temas relacionados com a prática de uma alimentação saudável e mais sustentável, incluindo-se ainda no mesmo um conjunto de receitas desenvolvidas com base nos princípios mencionados no livro, nomeadamente, em alguns casos, com base no aproveitamento integral. 

Made by Choices - Neste blogue, criado por Vânia Ribeiro, encontras dicas e inspiração para uma vida saudável e consciente com receitas de base vegetal. No mesmo encontrámos inspiração para a mousse de chocolate com aquafaba. 

Blog da Spice - Aborda para além da culinária, dicas de sustentabilidade e slow living incluindo como cozinhar sem desperdício, tendo a autora lançado recentemente um livro de receitas exatamente com base netes principios.

Desperdício Zero à Mesa com o Pingo Doce: Livro com rceitas fáceis para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos em casa, incluindo dicas de poupança e pequenos gestos diários, que fazem a diferença.

 Saudável e Sem Desperdício: Livro que aborda como pode praticar uma cozinha mais sustentável e que gere menos lixo, como ir às compras de forma mais consciente, como armazenar e preservar os alimentos e como aproveitar os ingredientes na íntegra.

 

 

 

Fontes:

1 -  Alimentação Inteligente - coma melhor, poupe mais. [Internet]. [cited 2021 Feb 15]. Available from: https://www.dgs.pt/em-destaque/o-livro-alimentacao-inteligente-coma-melhor-poupe-mais-foi-o-vencedor-do-premio-nutrition-awards-2013-1.aspx

2 - Berry EM. Sustainable food systems and the mediterranean diet. Nutrients [Internet]. 2019 Sep 1 [cited 2021 Jan 17];11(9). Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31527411/

3 - Baptista P, Campos I, Pires I, Vaz S. Do Campo ao Garfo: Desperdício alimentar em Portugal. CESTRAS, editor. Lisboa; 2012. 68 p

4 - Fairtrade International. Fairtrade Impact [Internet]. [cited 2020 May 19]. Available from: https://www.fairtrade.net/