No artigo de hoje, damos a conhecer um projeto que em tudo se enquadra com aquilo que é a missão e conceito da Maria Granel, o programa Escolas Lixo Zero.
(Créditos: Colégio de Lamas)
Mais do que uma loja
A Maria Granel é muito mais do que uma loja, é uma missão na área da sustentabilidade, envolvendo-se e desenvolvendo diversos projetos e iniciativas com foco na sustentabilidade e redução do desperdício, em comunidade e para a comunidade.
Queremos continuar a mudar mentalidades e a contribuir para um consumo mais responsável e sustentável. transmitindo a nossa filosofia de “Desperdício Zero” a cada vez mais gente. Neste sentido, as escolas podem representar importantes vetores, capacitando e motivando os mais novos, para que possam ser agentes de mudança e tendo também a própria escola algum impacto positivo imediato.
Programa escolas lixo zero
O programa escolas lixo zero, trata-se de um projeto de educação ambiental, desenvolvido pela Maria Granel, que conta com a colaboração de vário especialistas nacionais e internacionais. Saio do papel graças à receção do prémio Terre de Femmes Portugal (X edição), da Fundação Yves Rocher - Fundação internacional que luta pela preservação da biodiversidade, em 2019.
Em conjunto com a equipa de trabalho da escola e envolvendo alunos, professores e educadores no processo, identificam-se problemas e procuram-se soluções e alternativas para que a escola seja mais sustentável e consiga reduzir largamente o desperdício gerado.
A escola que queremos ajudar a construir é uma escola comprometida com a saúde das pessoas e do planeta. Todas as instituições consomem recursos e matérias-primas. As escolas podem e devem estudar e monitorizar os dados, o desperdício que geram, para definir objetivos de redução.
Com a colaboração de uma equipa multidisciplinar, envolvendo especialistas de várias áreas - biologia, engenharia ambiental, nutrição, arquitetura, comunicação, designe e arte - este programa "empodera", motiva e inspira os envolvidos para práticas mais sustentáveis.
O conceito
O conceito “Lixo Zero” prevê a separação dos resíduos diretamente na fonte geradora, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Segundo a Zero Waste International Alliance (ZWIA), organização internacional que criou o conceito, “Lixo Zero é uma meta ética, económica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar os seus modos de vida e práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”
Neste programa, considera-se que uma instituição atingiu a meta “lixo zero” quando cumpre uma redução de 90% ou mais da destinação de resíduos sólidos para aterro sanitário.
Objetivos
Este programa educativo ambiental tem como objetivo tornar a escola um espaço de “impacto zero”, capaz de gerir adequadamente todos os seus resíduos. Para tal, introduzem-se práticas e conteúdos básicos relacionados com sustentabilidade, promovendo também desta forma que os alunos, professores e restantes atores envolvidos façam a diferença nos seus lares e comunidades, promovendo a mudança.
Destacam-se alguns objetivos em específico, nomeadamente:
- Reduzir o desperdício gerado por cada escola e desviá-lo até 90% do aterro ou incineração;
- Formar pessoas comprometidas com a mudança do mundo - alunos como atores dessa mudança;
- Capacitar a comunidade através de ferramentas que permitam um consumo responsável e sustentável;
- Promover e garantir a saúde das pessoas e do planeta.
Como funciona?
O programa foi desenvolvido para que decorra em várias etapas, de uma forma lógica, permitindo o desenvolvimento de conhecimentos e competências que irão possibilitar colmatar os problemas identificados, produzindo impacto a nível ambiental, social, pedagógico, da saúde e nutrição, da poupança nas despesas com a gestão de resíduos, entre outros.
Sequência lógica:
- Formação intensiva das equipas de cada escola. Já na escola: equipa comunica e apresenta projeto;
- Diagnóstico inicial: identificação, classificação e quantificação dos resíduos. Otimização; soluções;
- Plano de ação: novos procedimentos e definição de responsabilidades. Formação por setores;
- Diagnóstico final. Apresentação dos resultados. Evento para partilha de boas práticas.
Do ponto de vista nutricional, quais poderão ser as vantagens?
Com o decorrer do programa escolas lixo zero, acabam por ser incentivados vários comportamentos e práticas que, para além de mais sustentáveis, são também mais saudáveis. Tal pode refletir-se, nomeadamente, ao nível dos lanches já que - como já abordado num artigo anterior -, ao selecionarmos alimentos e formas de consumo mais sustentáveis, estamos também muitas vezes a fazer escolhas mais saudáveis por exemplo:
- Excluindo alimentos ultraprocessados;
- Consumindo alimentos sazonais e locais;
- Reduzindo o consumo de carnes frias processadas (fiambre, chourição, mortadela...);
- Inclusão de mais alimentos de origem vegetal (frutas, legumes, leguminosas, frutos secos);
- Fazendo o aproveitamento integral dos alimentos.
Ao nível das cantinas, a própria redução do desperdício alimentar, ao nível dos pratos, representará também uma vantagem do ponto de vista nutricional, significando o consumo de uma refeição adequada e com qualidade nutricional.
Fontes:
1 - Zero Waste International Alliance. Zero Waste Definition - Zero Waste International Alliance [Internet]. 2018. Available from: https://zwia.org/zero-waste-definition/
2 - Maria Granel. Proposta Escola desperdício zero 2.2 Enquadramento. Available from: https://www.mariagranel.com/images/pdf/Proposta