Já conheces o Simão? Esta é a personagem principal do novo livro da Maria Granel, direcionado para os mais novos - "Diz não ao desperdício com o Simão". No artigo de hoje, guiados por esta personagem, exploramos algumas ideias para reduzir o desperdício no Natal, reaproveitando as sobras. Sobras de Natal? Reaproveita-as com o Simão.
"DIZ NÃO AO DESPERDÍCIO COM O SIMÃO"
Neste livro, o Simão mostra-nos, com a sua imaginação prodigiosa e com a sua determinação otimista, como podemos, em família, a partir das nossas casas e das nossas cozinhas, adotar pequeninos gestos de mudança com impacto.
Pela sua mão, exploramos vários aspetos que nos conduzem a uma alimentação mais sustentável e com menos desperdício. Sentamo-nos à mesa, e percebemos que é possível incluir mais vezes refeições de base 100% vegetal na nossa rotina (deixa-nos algumas das suas receitas preferidas!), com ingredientes da estação e vindos de perto (neste caso, da quinta da avó). Aprendemos a planificar as nossas compras, a conservar melhor os alimentos e aproveitá-los integralmente e, até, a fazer compostagem.
No artigo de hoje, guia-nos específicamente pelo reaproveitamento das sobras da noite e dia de Natal, com várias ideias criativas para nos ajudar a reduzir o desperdício e ser mais sustentáveis.
Sobras de Natal? Reaproveita-as com o Simão
Ainda que o ideal seja reduzir tanto quanto possível as sobras alimentares, sabemos que muitas vezes estas são uma realidade. Em especial, numa época como o Natal, uma época de celebração em que se reúne toda a família para partilhar uma ou várias refeições e em que muitas vezes se torna difícil calcular as quantidades certas de entre toda uma diversidade de alimentos…um familiar traz isto, o outro traz aquilo e, quando damos por isso, temos uma mesa cheia de iguarias que, apesar de deliciosas, acabam por não ser consumidas na totalidade.
Assim, procurámos ter em conta os pratos e iguarias tradicionalmente consumidos em Portugal na ceia e dia de Natal, desde o típico bacalhau - talvez o mais comum - até ao peru, passando ainda por algumas opções de base vegetal.
Podes também consultar o artigo anteriormente publicado, especificamente sobre sobras, no qual encontras algumas sugestões mais gerais.
SUGESTÕES PARA SOBRAS DE ENTRADAS E ACOMPANHAMENTOS
SUGESTÕES PARA SOBRAS DE PRATO PRINCIPAL
SUGESTÕES PARA SOBRAS DE DOCES
Mais alguma inspiração
* Ebook Associação Portuguesa de Nutrição - "Receitas com desperdícios e sobras da CEIA de NATAL"
Blogue "A Pitada do Pai" - "Como aproveitar as sobras de Natal?"
CONSERVAÇÃO
Para que as sobras durem mais tempo e não se estraguem antes que as consigas comer, é importante que sejam acondicionadas corretamente.
- Evita colocar alimentos quentes no frigorífico mas, não os deixes, no entanto, à temperatura ambiente por mais de 2 horas;
- Os alimentos colocados no frigorífico devem estar protegidos, em recipientes fechados adequados;
- Coloca as sobras na prateleira superior do frigorífico;
- Caso optes por congelar, fá-lo em doses individuai, pois os alimentos descongelados não devem voltar ao congelador.
Fontes:
1 - National Health Service. How to store food and leftovers. 2016; Available from: https://www.nhs.uk/live-well/eat-well/how-to-store-food-and-leftovers/
2 - Chilling | Food Standards Agency [Internet]. [cited 2021 Feb 8]. Available from: https://www.food.gov.uk/safety-hygiene/chilling#freezing-your-food
3 - ASAE. Conservação dos Alimentos no Frio [Internet]. www.asae.gov.pt. 2017. Available from: https://www.asae.gov.pt/perguntas-frequentes1/conservacao-dos-alimentos-no-frio.aspx
4 - U.S. Department of Agriculture. Freezing and Food Safety | Food Safety Inspection Service [Internet]. Food Safety and Inspection Service. 2013. Available from: https://www.fsis.usda.gov/food-safety/safe-food-handling-and-preparation/food-safety-basics/freezing-and-food-safety