No artigo de hoje, com a aproximação do Dia Mundial da Terra, sugerimos algumas atividades para a sua comemoração, em especial, associadas à alimentação, que, como temos vindo a explorar, se trata de um dos fatores com maior influência nas alterações climáticas e na preservação dos recursos naturais - 4 Atividades para o Dia Mundial da Terra.
Dia 22 de abril - Dia da Terra
A 22 de abril, desde 1970, é celebrado em mais de 190 países o Dia da Terra. Este pretende de forma simbólica alertar para a necessidade de conservar os recursos naturais do nosso Planeta. Na verdade, trata-se de uma data que marca o nascimento do movimento ambientalista moderno e que, nos dias de hoje, representa uma ação para a alteração de comportamentos e criação de políticas para a mudança. [1]
Não esquecer a alimentação
A alimentação e os padrões alimentares são, de facto, fatores com bastante influência neste aspeto, considerando que o sistema alimentar global é atualmente responsável pela emissão de 20 a 35% do total de gases com efeito de estufa, fator agravado, entre outros aspetos, pela grande percentagem de desperdício alimentar que ainda hoje se verifica. [2,3]
A nível nacional e, como já constatámos em artigos anteriores - nomeadamente, “Alimentação Sustentável - o que é e como adotá-la?” - o cenário reflete a imagem global, sendo que, a alimentação, é responsável por 29% da pegada ecológica portuguesa. [4]
Assim, e de forma simbólica, sugerimos hoje alguns gestos/atividades, maioritariamente associados à alimentação, para assinalar este dia promovendo a sustentabilidade.
4 Atividades para o Dia Mundial da Terra
1 - Faz uma refeição de base vegetal
Os alimentos de origem animal representam, de uma forma geral, um impacto ambiental mais elevado em comparação com aqueles de origem vegetal.[5] Assim, neste dia, porque não aventurares-te na cozinha e experimentar confecionar uma refeição de base vegetal?
No blogue da Maria Granel, tens disponíveis várias receitas para te inspirares, como por exemplo: “Feijoada de Cogumelos”
Para tornares este gesto ainda mais sustentável, opta por comprar ingredientes sazonais e em comércio local.
2 - Experimenta a Compostagem
A compostagem surge como uma solução para reduzir os resíduos domésticos (que são encaminhados para os aterros sanitários, libertando gás metano, com grande efeito de estufa).
Dia 23 de abril realizar-se-á, no Pavilhão do Conhecimento, um workshop com base neste tema, conduzido por Carolina Bianchi, CEO da Mudatuga - empresa que pretende alertar para a importância da compostagem doméstica e comunitária - que “convida as famílias a porem as mãos na terra para estudar as minhocas, descobrir como estas reciclam a matéria e de que forma nos podem ajudar a reduzir o lixo que produzimos”. No mesmo dia, a bióloga desafiará ainda as famílias a construírem um compostor com materiais reciclados segundo o método japonês Takakura.
3 - Regrow - Replantar
A técnica de regrow passa, como o nome indica, por uma técnica que permite replantar alguns vegetais a partir, no fundo, de restos que de outra forma não seriam aproveitados. Alia-se de certa forma ao conceito de aproveitamento integral, sendo que nenhuma parte do alimento é desperdiçada. Adicionalmente, não só aproveitamos os restos destes vegetais como ainda proporcionamos o crescimento de um novo alimento feito em casa em qualquer local que possua alguma exposição solar.
Esta técnica pode ser aplicada a diversos tipos de vegetais, entre os quais a alface, alho francês, couves, cenoura, nabo, beterraba, entre outros. Passa simplesmente por colocar a parte do talo, que não seria consumida, em água.
4 - Salva alimentos do desperdício
Com o aumento da sensibilização para as questões relativas ao desperdício alimentar, têm surgido, a nível nacional e internacional, várias iniciativas que promovem a redução do mesmo. Entre estas, promove-se também o consumo/aproveitamento de alimentos imperfeitos. Estes tratam-se de alimentos que, devido ao seu tamanho, forma e/ou cor, são considerados imperfeitos e normalmente desperdiçados, ainda que sejam aptos para consumo.
Projetos como a Equal Food ou Fruta Feia promovem o consumo de alimentos imperfeitos e excedentes de agricultores portugueses, salvando-os do desperdício.
Experimenta adquirir um capaz destes alimentos que provam que o aspeto não tem necessariamente que se relacionar com o sabor.
Fontes:
1 - The History of Earth Day - Earth Day [Internet]. Earth Day. 2022 [cited 20 April 2022]. Available from: https://www.earthday.org/history/
2 - FAO, WHO. Sustainable Healthy Diets Guiding Principles. Sustainable healthy diets. 2019. http://www.fao.org/3/ca6640en/ca6640en.pdf
3 - Food and Agricultural Organization (FAO) of the United Nations. Food and Agriculture: Key to achieving the 2030 Agenda for Sustainable Development. Food Agric Organ United Nations. 2016. http://www.fao.org/3/a-i5499e.pdf
4 - Galli A, Moreno Pires S, Iha K, Alves AA, Lin D, Mancini MS, et al. Sustainable food transition in Portugal: Assessing the Footprint of dietary choices and gaps in national and local food policies. Sci Total Environ. 2020.
5 - Godfray HCJ, Aveyard P, Garnett T, Hall JW, Key TJ, Lorimer J, et al. Meat consumption, health, and the environment . American Association for the Advancement of Science; 2018