Tudo o que é bom, revemos!

Como eternizou o poeta Fernando Pessoa – “Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível”. Assim resumimos o nosso mês de julho, um período em que estivemos juntos a celebrar e a partilhar, diariamente, pequenas-grandes atitudes que estão a transformar vidas e o ambiente.

Motivos não nos faltam para comemorar mais uma edição do “Plastic Free July”, campanha que mobiliza, anualmente, milhões de pessoas ao redor do mundo a reduzirem o uso do plástico. Pelo quarto ano consecutivo, a Maria Granel participa no evento global, tentando (e feliz por conseguir) sensibilizar a comunidade onde está inserida para repensar e a adotar novas formas de estar e de consumir.

Foram 31 dias a partilhar vídeos e dicas de pessoas que aceitaram o convite para “dar a cara”. De maneira simples, descobrimos como os nossos convidados (queridos fregueses, especialistas, cientistas, figuras públicas, jovens, artistas e ativistas) estão a fazer a diferença.

Em cada dia um tema diferente abordado – foram 31 no total que podem servir de inspiração para uma transformação significativa:

Aplicações que ajudam; Beatas no sítio certo; Bebida vegetal; Chá sem plástico; Champô sólido ou a granel; Compostagem; Compras a granel; Cozinhar sem lixo; Detergentes a granel ou DIY (Do it Yourself); Discos desmaquilhantes; DIY – fazer as próprias receitas; Envolver a comunidade; Escolhas conscientes no guarda-roupa; Escovas de dentes de madeira; Garrafa reutilizável; Inspiração: documentários; Levar a marmita; Livros que inspiram; Maternidade sem lixo; Menstruação sem lixo; Mini-horta; Não aos balões; Palhinhas, não!; Recusar – a arte de saber dizer “não”; Reduzir embalagens e alimentos processados; Repensar; Sacos reutilizáveis; Slow coffee; Substitutos de película aderente; Tomar consciência – o problema; Uma escola com menos descartáveis.

É com muito orgulho e que comunicamos o impacto que alcançamos durante a campanha, graças à mobilização e o envolvimento da nossa comunidade (dados de 29 de junho, antes de a iniciativa terminar).

Este relatório de impacto tem em consideração os números dos vídeos publicados (e exclui stories quer do FB, quer do IG).

Muito obrigada pelo interesse desse lado e muito obrigada a todos que tornaram este julho possível!

Aqui ficam as vossas publicações e temas preferidos nas nossas contas (Instagram e Facebook) durante a campanha deste ano:

INSTRAGRAM

Menstruação sem lixo, pela nossa querida Catarina Maia que dá vida e alma ao blog, conta e grupo O meu Útero.

Registado em 29 de julho

Produtos de limpeza ecológicos (e caseiros), com a querida Ângela Plácido, idealizadora da página Atreve.te.a.ser.feliz.

Registado em 29 de julho

Marmitas com a a querida Madalena Brandão, co-autora do projeto She´s Green.

Registado em 29 de julho

FACEBOOK

Produtos de beleza caseiros com a querida Filipa Reinote, criadora da Hello New Earth / Zero Waste.

Detergentes ecológicos com a Ângela que esteve presente também no TOP 3 Instagram.

Marmitas, com a Madalena que foi também a mais assistida na nossa página no Instagram.

Ainda para comemorar – Outro dado a celebrar (e muito) é o recorde atingido globalmente com a campanha. 326 milhões de pessoas em todo o mundo aceitaram o desafio de contribuir para um mundo com menos plástico.

Fonte: Plastic Free July

A Maria Granel, juntamente com Oceans and Flow, Zero Waste Youth Portugal e Livre Para, promoveu um evento de encerramento na última sexta-feira, dia 31 de julho. Cerca de 56 pessoas reuniram-se (virtualmente) para assistirem ao documentário MERAKI (palavra grega que significa “colocar a alma em tudo o que se faz”), produzido pela Oceans and Flow. Após a exibição, os participantes foram envolvidos numa dinâmica interessante de reflexão. Divididos em grupos menores, tiveram a oportunidade de conhecerem outras pessoas e falarem sobre as temáticas propostas pelos anfitriões.

Registo gráfico de todas as inspirAÇÕES da sessão produzido pela artista Cris Santos.

Julho termina mas a transformação está apenas a começar!

“Foi impressionante e comovente ver uma comunidade inteira a partilhar os seus passos, as suas dificuldades, as suas vitórias nestes 31 dias! Um julho que pode (e deve) ser para a vida toda. Basta querermos dar continuidade a uma das pequenas mudanças que nos foi partilhada, aquela que for possível já vale!” sublinha a nossa Eunice.

Que continuemos a dizer SIM às reflexões propostas pelo “Plastic Free July”. A revolução começa aqui, em cada um de nós por meio de pequenos gestos!

O nosso muito obrigada pela confiança e por aceitarem a “DAR A CARA” no “Plastic Free July” 2020: Anabela Santos; André Maciel; Ângela Plácido; António Medeiros; Ariadne Trindade; Beatriz Acabado; Beatriz Machado; Branco Chá; Casa Pia CED N. S. Conceição; Catarina Maia; Cátia; Cláudia Ganhão; Colégio de Lamas; Companhia das Soluções; Cristina Vaz ;É pr’ amanhã; Eco X ; Fabiana Nogueira (Brasil) da Escola Aldo Câmara da Silva ; Filipa Gouveia; Filipa Reinote; Filipa Silva; Florinda Edmundo; Green Vibe; Joana Brito; Joana Seixas; Kitchen Dates; Lívia Garcia; Lívia Humaire; Lizandra Gasparro; Madalena Brandão; Maria de Oliveira Dias; Maria Fernandez ; Mind the switch ;Patrícia Vieira ; Rita Godinho ; Rita Tapadinhas; Sara Biscaia; Sara Oliveira; Skizo; Sofia Cotrim; Violeta Lapa; Zero Waste Lab; Zero Waste Youth Portugal e Zouri .