Plastic Free July

Neste episódio, com duas partes, fizemos questão de reunir e registar para a posteridade em versão podcast um bocadinho de todos os testemunhos cedidos pelos convidados durante o Plastic Free July, que teve lugar em julho.

A história da campanha


A campanha #plasticfreejuly , criada pela Plastic Free Foundation, é uma iniciativa internacional que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo para assumir o desafio e o compromisso de reduzir o consumo de descartáveis (uso único) ao longo de um mês – julho. Tudo começou em 2011, graças a Rebecca Prince-Ruiz, que iniciou o movimento na sua cidade, na Austrália, contagiando a sua comunidade, o governo local e, a partir daí, nos anos seguintes, o país inteiro e o mundo.

A Maria Granel e a campanha

A Maria Granel orgulha-se de participar neste desafio desde 2017, para sensibilizar a comunidade para o problema e a mostrar alternativas, usando a força da nossa comunidade.

Em 2020, em contexto de pandemia, acreditamos que esta iniciativa foi (é) ainda mais necessária. 

Balanço da iniciativa 2020


Foram 47 pessoas, das mais diversas áreas e de diferentes idades, em várias partes do país, que aceitaram o nosso desafio e durante o #plasticfreejuly partilharam no nosso feed as suas pequenas mudanças. E tantas dezenas mais que se nos juntaram a mostrar regularmente os seus passos de mudança no seu feed e stories. Foi impressionante (e comovente!) ver uma comunidade inteira a partilhar os seus passos, as suas dificuldades, as suas vitórias. Foram 31 dias, 31 gestos, 31 catalisadores de mudança. 


Um julho que pode ser para a vida toda. Basta querermos e darmos continuidade a uma destas pequenas mudanças – a que fizer mais sentido, a que for possível.


#plasticfreejuly é bem mais do que julho e é bem mais do que uma reflexão sobre o plástico. É o que fizermos dele. Pode ser simplesmente mais um mês no calendário da indiferença. Pode ser uma revolução!

Muito, muito obrigada a todos em nome da nossa equipa! Aqui fica o registo de tanta inspiração.

A voz ao comando, como sempre, é da Paula Cordeiro, numa produção Streaming Ideas.

Esperamos que gostem!

Até já!