O poder da fragilidade tendo passado por uma cirurgia que a obrigou a ficar resguardada durante algumas semanas, a Rita Tapadinhas, nossa convidada neste novo episódio do podcast, viu na paragem forçada uma oportunidade de crescimento e criou o seu projeto "Plant a choice", uma plataforma de sensibilização para a sustentabilidade.
Para nós, é uma das vozes mais ativas e interessantes da nova geração de influenciadores e criadores de conteúdo nesta área. Upcycling e trabalhos manuais, as receitas de base vegetal, roupa feita à mão, horta bio em casa, compostagem doméstica,são alguns dos temas que encontramos no canal, no podcast e na conta da Rita. Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE), tendo um Mestrado Internacional em Gestão (com especialização em Marketing) na mesma faculdade, quando começou a trabalhar, o seu tempo disponível para projetos extracurriculares diminuiu e acabou por se dedicar apenas a ideias mais pequenas e pessoais. Ao mesmo tempo, ia-se estando cada vez mais alerta para problemas ambientais e foi a sua antiga marca de roupa que lhe ensinou as capacidades de costura necessárias para começar a fazer os seus saquinhos de tecido para levar às compras ou os guardanapos de pano.
A vontade de partilhar ideias e encontrar mais pessoas com a mesma forma de estar foi crescendo, porém, já não sendo estudante e tendo agora um trabalho a tempo inteiro, não se sentia capaz de começar um novo projeto. Mas, porque a vida dá muitas voltas e "há males que vêm por bem", foi uma hérnia discal que lhe deu o último empurrão para começar o "Plant a Choice". A recuperação da operação deu-lhe tempo para parar, refletir, investigar e perceber que estava na altura de começar um projeto na área da sustentabilidade, que lhe permitisse partilhar as suas ideias pequenos gestos de mudança.
Foi sobre o seu percurso, as suas pequenas vitórias e os desafios que falámos nesta conversa. A Rita criou um espaço ("Plant a Choice") para contribuir para tornar o mundo num local melhor e, definitivamente, a forma como fala e como produz conteúdos interessantes e criativos inspira e contagia os outros, sem julgamento, e de forma positiva.
Obrigada, querida Rita. A vida sabe o que faz.
Obrigada por esta semente que germinou e nos mostra tantos caminhos.
A voz ao comando, como sempre, é da Paula Cordeiro, numa produção Streaming Ideas. Esperamos que gostem!
Até já