A primeira vez que tive contacto com o copo menstrual foi numa viagem e na altura (há uns seis, sete anos) decidi adquiri-lo certa de que seria uma grande ajuda, no meu caso, para os meus fluxos abundantes. Não o comprei porque estivesse jádesperta para o seu impacto ambiental, em termos de redução de desperdício, nem tinha sequer iniciado a minha transição ecológica. A verdade é que as primeiras utilizações não correram nada bem, eu ficava sempre muito ansiosa no momento de retirada e, como dependia exclusivamente das instruções da embalagem, a sensação com que fiquei foi a de que aquele objeto e eu nunca nos daríamos bem. Até que a Elizabete veio à loja de Alvalade, às nossas Quintas da Maria, em 2017, e falou na primeira pessoa sobre o copo e sobre como o utilizar, sem tabus e de forma muito prática. A partir desse dia, depois de perceber, graças à sua ajuda, o que não estava a fazer corretamente (a retirada e desativar o vácuo), voltei a usar e rendi-me.

Tivemos o prazer de estar à conversa com a Elizabete Gomes, representante da OrganiCup em Portugal, marca que tornou também possível, graças ao seu apoio e patrocínio, a realização deste episódio do nosso podcast, dedicado à menstruação e à redução de desperdício. Depois de pedirmos a vossa ajuda via stories, recolhemos as dúvidas e dificuldades e conduzimos esta entrevista. Falámos da extraordinária história deste objeto revolucionário (inventado em 1937 por Leona Chalmers), do seu papel na emancipação feminina, viajámos depois até à Dinamarca e ficámos a saber mais sobre o percurso da marca e do seu jovem criador. Dois dos momentos mais marcantes aconteceram, por um lado, quando abordámos o tema da relação com o nosso corpo e com a menstruação, por outro, o tema da sustentabilidade menstrual enquanto privilégio e o que a marca está a fazer para contribuir para que cada vez mais pessoas tenham acesso a alternativas menstruais reutilizáveis. Podem ainda encontrar um tutorial de utilização passo a passo e vários conselhos para garantir a melhor experiência e a longevidade e manutenção do copo. No final, há novidades fresquinhas e boas para o futuro. Mas isso é surpresa e está reservado só para quem ouvir.

Foi muito importante para nós contar com o testemunho da Elizabete, enquanto especialista neste tema, e com esta marca com a qual trabalhamos há 4 anos numa relação muito próxima. Além disso, desta forma, conseguimos também assegurar e potenciar a produção destes conteúdos, chegando a mais pessoas através deste formato (podcast). Obrigada, querida Elizabete!

A voz ao comando, como sempre, é da Paula Cordeiro, numa produção Streaming Ideas.

Para ouvir no nosso site, na homepage ou no blogue (secção “podcast”) e nas plataformas habituais.

Esperamos que gostem!

Até já!

Este episódio teve o apoio da OrganiCup