Neste episódio estivemos à conversa com Sofia Magalhães, autora do livro "Da Raiz à Rama", produtora de conteúdos na área da alimentação sustentável e ativista pela redução de desperdício.
Tive o privilégio de conhecer a Sofia em novembro de 2017. Na altura a viver em Luanda, era nossa querida freguesa sempre que regressava a Portugal e a Lisboa. A nossa amizade nasceu de uma iniciativa (a irmandade do granel) que reuniu no segundo aniversário da loja 12 mulheres que partilharam o seu testemunho e os pequenos gestos de mudança que introduziram no seu dia a dia, contagiando família e amigos e colegas de trabalho.
Acompanhei desde esse novembro de 2017 com profunda admiração o seu trajeto, que se fez, desde o primeiro momento, de um impressionante sentido de serviço aos outros. Seja através do seu blogue (“Blog da Spice”) e redes sociais, partilhando receitas saudáveis de base vegetal e sem recurso a alimentos processados ou açúcares refinados, muitas de matriz macrobiótica (curso que abraçou); seja através de serviços como a consultoria e criação de menus; seja através do food styling e fotografia, seja através dos inúmeros workshops que foi dinamizando, quer presenciais, quer online, dedicados àqueles mesmos temas; seja na criação de refeições para entrega ao domicílio; seja, inclusivamente, pelo seu próprio exemplo e estilo de vida, com uma abordagem holística que passa pela adoção de uma prática de exercício físico, saúde no prato e na mente, parentalidade consciente; o denominador comum foi sempre, sempre ajudar as outras pessoas a adotar um estilo de vida mais consciente e saudável, com menor impacto no planeta. Mais recentemente, a sua mudança para o campo veio igualmente traduzir a sua aspiração a uma existência mais simples, em contacto com a natureza e com o que é verdadeiramente essencial.
Nos seus livros e worskhops, ensina-nos, sempre de forma claríssima e muito prática, a repensar a planificação das compras e das refeições; a organização e correto acondicionamento dos alimentos, as receitas para aproveitamento integral dos alimentos (ramos, cascas, raízes, talos, água de cozedura...); técnicas de conservação e reaproveitamento, como transformar a forma como consumimos e confecionamos os alimentos para tirar partido de todo o seu potencial nutricional e, ao mesmo tempo, vestir a capa do herói anónimo que contribui para uma causa maior, de proporções globais.
O seu livro é exatamente sobre isso: face a um problema que é de todos e que afeta a sustentabilidade da nossa “Casa Comum”, a Sofia mostra-nos, sem abdicar do sabor – bem pelo contrário, com pequenos gestos, numa viagem que nos leva a memórias bem ancestrais e que resgata o saber das gerações antigas, como é possível salvar o mundo com escolhas individuais que começam na nossa cozinha e na forma como consumimos e nos alimentamos, construindo e garantindo um futuro habitável e de abundância para todos.
Foi sobre tudo isto que falámos, e que bela viagem fizemos. Oiçam, aposto que nunca acertariam no que a Sofia fazia antes desta revolução e mudança de vida.
Muito obrigada, querida Sofia, por teres aceitado o nosso convite e pela inspiração.
Partilhem, enviem aos amigos, comentem, os nossos convidados merecem esse amor todo.
A voz ao comando, como sempre, é da Paula Cordeiro, numa produção Streaming Ideas.
Esperamos que gostem!
Até já!