Neste episódio estivemos à conversa com a investigadora e professora Paula Canha, que faz parte da Sociedade Portuguesa de Botânica e que tem desenvolvido vários estudos na zona do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) em colaboração com a Universidade de Évora.
Mas mais do que a investigadora, fascinou-nos a professora e a paixão com que fala da sua vocação.
Com formação em biologia, ramo de investigação, começou a dar aulas por acidente. Mas, quando confrontada com a possibilidade de sair da escola para se dedicar aos projetos de investigação, recusou e continuou apaixonadamente a ensinar.
É professora há 34 anos e foi distinguida com o Prémio Inovação do Ministério da Educação em 2007. Considera que o segredo para que uma escola seja uma segunda família para os alunos onde as aprendizagens sejam significativas está no professor. Para Paula, é decisivo ir ao encontro dos interesses dos alunos e, a partir desses interesses, investigar os assuntos, encontrar soluções para os problemas, trabalhando sob a forma de projeto num modelo colaborativo. Os alunos têm de se encantar pelas coisas, têm de se apaixonar. É preciso contar histórias, procurar informação, ler, analisar e tomar posição de forma profunda. Temos de ajudar a estudar diferentes pontos de vista. E depois é essencial agir, arregaçar as mangas, colocar as "mãos na massa". Da emoção ao conhecimento e passar à ação.
Como investigadora, chama a atenção para o problema da água a nível global e a nível local. Destaca a situação gravíssima do concelho de Odemira no que diz respeito às alterações climáticas e à escassez de água.
Terminamos a conversa a falar sobre o poder (e a importância) do exemplo - de sermos exemplo daquilo que queremos ver no mundo.
Têm mesmo de ouvir e de conhecer esta extraordinária professora que toca os alunos e muda para sempre a vida dos alunos e a sua forma de estar no mundo.
Muito obrigada, querida Paula, por ter aceitado o nosso convite e pela inspiração.
Partilhem, enviem aos amigos, comentem, os nossos convidados merecem esse amor todo.
A voz ao comando, como sempre, é da Paula Cordeiro, numa produção Streaming Ideas.
Esperamos que gostem!
Até já!