Neste episódio recebemos Sofia Moreira de Sousa, que é, desde o passado dia 1 de setembro, a nova chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
A Comissão mantém representações em todas as capitais dos Estados-Membros da UE e gabinetes regionais em Barcelona, Bona, Marselha, Milão, Munique e Wrocław. As representações "são os olhos, os ouvidos e a voz da Comissão em cada um dos Estados-Membros da UE". Interagem com as autoridades nacionais, as partes interessadas e os cidadãos, e informam os meios de comunicação social e o público acerca das políticas da UE. A presidente da Comissão Europeia nomeia os chefes de representação, que são os seus representantes políticos nos Estados-Membros para os quais são destacados.
Com mais de 20 anos de experiência em assuntos europeus, Sofia Moreira foi embaixadora da UE em Cabo Verde. Foi destacada junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal durante a Presidência rotativa portuguesa do Conselho da UE, em 2007, e tem um grande conhecimento do contexto político português. Desempenhou ainda funções enquanto embaixadora adjunta da UE na África do Sul, conselheira da secretária-geral adjunta do Serviço Europeu para a Ação Externa e conselheira política do representante especial da UE/embaixador da UE junto da União Africana, bem como do representante especial da União para o Sul do Cáucaso. Trabalhou igualmente no Secretariado-Geral do Conselho da UE, na Agência Espacial Europeia e na Academia de Direito Europeu, na Alemanha.
Nesta conversa falámos sobre as suas novas funções e sobre a importância de dialogar e ouvir as preocupações dos cidadãos sobre as decisões e a implementação das políticas e decisões comunitárias.
Um dos temas a que dedicámos mais atenção foi, como não poderia deixar de ser, o das alterações climáticas e transição ecológica, para percebermos no contexto europeu:
- investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência associados ao pilar da transição verde, em conjunto com outras áreas como a resiliência e a transição digital;
- instrumentos de promoção de um consumo responsável assente nos princípios da economia circular;
- diferentes iniciativas promotoras de uma cultura lixo zero; medidas para garantir a transição justa;
- o caso dos equipamentos eletrónicos e a importância da reparação no combate à obsolescência programada;
- redução das emissões e neutralidade carbónica ("Fit for 55", o conjunto de propostas legislativas para assegurar que a União Europeia cumpre a meta de redução de 55% das emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2030, face ao ano de 1990.);
- posição face às projeções preocupantes para a região mediterrânica (e para Portugal) identificadas no relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (agosto de 2021).
Numa nota muito especial para o nosso setor e para a nossa área de atuação, a chefe da Representação da Comissão sublinhou que "é necessário haver um caráter mais permissivo e repensar a venda a granel. (...) É necessário trabalhar num pacote legislativo e em incentivos para a venda a granel".
Muito obrigada pela honra de aceitar o nosso convite e muito sucesso e felicidades nesta missão.
Partilhem, enviem aos amigos, comentem, os nossos convidados merecem esse amor todo.
A voz ao comando, como sempre, é da Paula Cordeiro, numa produção Streaming Ideas.
Esperamos que gostem!
Até já!
Muito obrigada à Representação da Comissão Europeia em Portugal por esta #parceria