É comum recebermos pedidos de dicas dos nossos queridos fregueses. Partilhamos hoje um dos mais comuns, quando o assunto é cozinha - “Quero oferecer algo a alguém que quer começar a ser mais ecológico na cozinha, alguma sugestão?” A resposta é sempre, sim! Dispomos de várias opções de produtos, para todos os bolsos, e que podem ajudar a iniciar os primeiros passos na jornada mais responsável. 

 

Produtos indispensaveis

 

 

Passaremos em revista as várias divisões da casa  - sala, casa de banho, quarto, jardim e ou varanda, lavandaria - para elegermos os acessórios indispensáveis.

Para cada um dos ambientes, partilharemos dicas de produtos que facilitarão a sua transição ecológica. Começamos pela cozinha.

 

6 Acessórios indispensáveis para a cozinha

 

1- Esponja absorvente de celulose 

Podemos encontrá-las em praticamente todas as cozinhas, por facilitarem a limpeza e a manutenção das áreas húmidas. As nossas esponjas absorventes possuem a certificação - FSC - Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), que atesta que as matérias-primas utilizadas provêm de um sistema ambientalmente responsável. 

Cada conjunto é composto por 4 esponjas de celulose (70%) e algodão (30%) que podem ser lavadas na máquina, até 60º, sem amaciador. As esponjas têm capacidade de absorver até 5 litros por m2.

Selo Soft Impact - Mecanismo desenvolvido pela Ecodis, da qual somos representantes em Portugal, que mede e comunica o índice de carbono dos seus produtos. Por outras palavras, o selo atesta ao consumidor que o produto escolhido foi projetado com o menor impacto possível, incluindo todo o processo de extração das matérias-primas, fabricação, transporte e distribuição.  

 

esponja absorvente



No final da vida, as esponjas podem ser compostadas ou descartadas no lixo indiferenciado, sem preocupação de contaminação do solo. 



2- Esfregões ecológicos (feitos a partir da reciclagem de garrafas de plástico)

Para a sujidade mais resistente, outro acessório indispensável nas nossas cozinhas é um esfregão potente.

Os nossos esfregões, além de serem resistentes e abrasivos no combate à gordura mais entranhada, são produzidos a partir da reciclagem de garrafas de plástico PET e possuem o selo Soft Impact.

esfrego es ecologicos ecodis maria granel 1 1

 

 

 

3- Esponjas de casca de frutos secos

Estas esponjas são feitas de cascas de frutas, recicladas a partir de excedentes de alimentos e inseridas na cadeia de um novo produto. 

Produzidas com celulose vegetal e cobertas com um pó abrasivo composto, exclusivamente, a partir de cascas de nozes, amêndoas e pinhões, são eficientes, duráveis e garantem uma limpeza sem riscos. 

 

esponjas cascas maria granel



No final da sua vida útil podem ser compostadas ou descartadas no lixo indiferenciado.



4- Descascador de legumes e frutas inoxidável

Além da atenção que temos em escolher produtos e fornecedores que estejam alinhados com valores mais responsáveis, damos prioridade aos acessórios que minimizem os impactos causados pelo desperdício aumentar.

O descascador de legumes e frutas é um desses acessórios que facilita e otimiza o corte dos alimentos, graças à lâmina móvel que acompanha os seus contornos. Produzido com aço inoxidável é robusto, leve ergonómico e totalmente reciclável, podendo ir à máquina de lavar.

 

descascador

 



5- Colheres medidoras de inox

Se gostas de receitas, as colheres medidoras são um verdadeiro aliado para garantir que sejam utilizados os ingredientes na quantidade exata. 

Produzidas 100% em aço inoxidável, o conjunto é composto por quatro colheres polidas com as marcas: mililitro e colher de chá / colher de sopa, que podem ser levadas à máquina de lavar.


colheres doseadoras maria granel 1

 

6- Escova multiusos (com cerdas vegetais)

Se há um acessório que se encaixa na cozinha e para além dela, esse é a escova multiuso. Da limpeza dos tapetes e chão da cozinha, até aos trabalhos de bricolagem, essa escova resistente pode facilitar a limpeza do ambiente de uma forma eficiente e ecológica. Produzidas artesanalmente com madeira de faia e cerdas de origem vegetal - agave e sisal, possuem um formato ergonómico, que se adapta facilmente às mãos.  

 

escova multiuso

 

No final da sua vida útil (o que pode demorar muito) a escova pode ser compostada ou descartada no lixo indiferenciado. 

 

E desse lado, algum outro acessório que seja indispensável na sua cozinha?