Escovamos os dentes, o cabelo, mas e a pele? Escovar faz parte da nossa rotina diária de cuidados do corpo, mas, muitas vezes, esquecemos o nosso maior órgão – a nossa pele.
A pele é um órgão de extrema importância, não só funciona como proteção contra a entrada de substâncias tóxicas, luz ultravioleta e micro-organismos no corpo, como, juntamente com o sistema urinário, é responsável pela excreção de produtos resultantes do próprio metabolismo, através do suor, embora em menor quantidade.
O ato de escovar o corpo ajuda no processo natural de renovação celular, aumentando a qualidade da pele,  melhorando também a circulação linfática, se for realizado de forma adequada.
O sistema linfático ajuda a manter o equilíbrio hídrico, absorve gorduras e também faz parte do sistema de defesa contra micro-organismos e outras substâncias nocivas. Daí que as drenagens linfáticas possam ajudar a eliminar toxinas e ser muitas vezes associadas a planos detox.
 
A nossa escolha
Para nós, não basta que sejam funcionais, as nossas escovas têm de ser ainda o mais ecológicas possível. Por isso, escolhermos escovas de cerdas naturais , com materiais de origem vegetal. É importante que as cerdas sejam firmes, e não demasiado duras, para não magoarem a pele.
 


Massagem a seco
A massagem deve ser realizada diariamente, de preferência antes do banho. Demora cerca de 5 a 10 min e deve ser sempre feita de forma suave, superficial e em movimentos circulares, uma vez que a ideia é que os sistemas tegumentar e linfático sejam estimulados.
Para melhores resultados, a massagem a seco deve ser realizada durante 3 a 4 semanas seguidas, recomendando-se um intervalo de 1 a 2 semanas sem a utilização da escova.
A massagem deve começar na sola dos pés em movimentos circulares e no sentido do peito. Depois do banho, a pele pode ser hidratada com óleos naturais dependendo do tipo de pele.
Behind the scenes
Durante o processo de conceção deste post, o nosso cão, o Gaspar  não resistiu e acabou por ficar registado também na fotografia! Olhem só! 😉


Até já!
(Filipa)