Vegans e simpatizantes de uma alimentação com menos desperdício, este artigo é para vocês!

É para todos, na verdade!

Que tal aproveitar estes dias por casa para nos dedicarmos a uma alimentação integral e com menos desperdício?

Utilizar os alimentos por completo passa, por exemplo, por usar os talos e folhas dos vegetais para preparar um caldo; cascas de frutas para os chás; ou mesmo a água que fica no fundo da panela após o cozimento de algumas leguminosas, como o grão-de-bico. Essa água tem nome e é muito usada na culinária vegan para substituir as claras dos ovos.

AQUAFABA – “aqua” (água) + “faba” (fabaceae, família de leguminosas), é o líquido resultante da cozedura das leguminosas.

O mais curioso é que as funcionalidades da aquafaba foram descobertas por um tenor francês, Joël Roessel, que testava em sua casa alguns substitutos para os ovos. E voilà! Descobriu-se um líquido que apresentava uma consistência próxima à das claras.

Como usá-la?

A aquafaba guarda uma mistura de amidos dos grãos que, após serem cozidos, produzem um líquido altamente emulsionante, espumante e de ligação.



Depois de coado, deve ficar no frigorífico por umas 10h. É necessário bater o preparado por 4 a 8 minutos, com vara de arames à mão ou se preferir, com robô de cozinha. O líquido obterá a consistência das claras em castelo.

A vantagem é que com apenas 4 colheres de sopa (60ml) do líquido tem-se 2 chávenas de espuma, que poderão ser utilizadas em deliciosas receitas de doces e salgados.  

Importante: Assim como nas claras, é necessário adicionar sumo de limão para estabilizar a aquafaba. Além disso, no caso de cozinharem o grão em casa, deve-se reduzir-se um pouco mais o líquido (o ideal é cozer o grão só com mais dois dedos de água).

É possível obter-se também a aquafaba a partir de grãos enlatados. Mas neste caso, prefira, se for possível, os de agricultura biológica.  

Como armazená-la?

A aquafaba resiste até uma semana no frigorífico, ou um tempo maior se a mantiver no congelador. Neste caso, é aconselhável que fique em cuvetes de gelo.

Desta forma, sempre terá à mão este ingrediente “mágico” que conquistou os nossos corações.

Embora a aquafaba seja um excelente substituto do ovo para o preparo de “claras em castelo”, em termos nutricionais não se pode competir com os nutrientes dos ovos e dos laticínios.

Tabela nutricional

Segundo especialistas, a aquafaba é pobre em calorias, carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais.

Em 1 lata de grão-de-bico contém:

5 calorias - 0%gordura – 0% carboidratos – 0% proteínas – 0% vitaminas – 0%ferro – 0%cálcio

*Fonte: Myfitnesspal

Agora que descobriu tudo sobre o universo da aquafaba, que tal arriscar-se na cozinha para preparar um delicioso chantilly para adoçar ainda mais as vossas sobremesas?

Passo a passo

(Fotografias de Cristina Vaz)


Um chantilly em apenas 4 passos.



Fontes: compassionatecuisineblog; greenme e myfitnesspa