Este momento de maior recolhimento, imposto pela quarentena, pode ser um bom momento para nos aventurarmos a fazer os nossos próprios produtos a partir das matérias-primas que temos disponíveis.

Ervas, folhas, frutas, farinhas, óleos ... delicadamente transformados em colónias, sabonetes, champôs, cremes dentais, corporais e até desodorizantes.

E é a este último item que nos dedicaremos hoje.

Produzir o nosso próprio desodorizante natural é uma excelente forma de contribuir para um consumo mais responsável. É bom para todos! Utilizamos produtos que estão na nossa despensa, podemos escolher o cheirinho que mais nos agrada, além de economizarmos tempo e dinheiro.

“Mas funciona mesmo?”

Funciona, sim! Os desodorizantes caseiros podem ter a mesma eficácia dos industrializados, desde que os seus componentes tenham propriedades de inibição de odor e combate às bactérias.

Há inúmeras receitas (de sucesso) de desodorizantes caseiros. Partilhamos uma que conquistou os nossos corações e um espaço nas nossas nécessaires.

Ingredientes

2 colheres de farinha de araruta (pode ser amido de milho ou maizena)

2 colheres de bicarbonato de sódio (pode causar alergias, teste antes)

1 colher de óleo de coco

5 gotinhas de um óleo essencial da sua preferência. Indicamos o de alecrim (altamente bactericida) e o de lavanda (cicatrizante e regeneradora).

Importante: Evite os óleos fotossensibilizantes como: bergamota, limão, laranja e tangerina. Estes podem causar manchas ou irritações na pele, quando exposta ao sol.

Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo completo!


A nossa Eunice ensina o passo a passo para fazer o seu próprio desodorizante

Propriedades dos componentes

Farinha de araruta - Os amidos, em geral, agem como obstrutores dos poros e neutralizam os odores.

Bicarbonato de sódio - Elimina o odor desagradável.

Óleo de coco - Além de hidratar, garante a fluidez do composto no momento da aplicação.

Óleos essenciais - Reduzem a transpiração, não deixando marcas de suor na roupa. Além, é claro, de dar aquele toque de frescor ao seu desodorizante.

Que tal?

Faça hoje mesmo o seu desodorizante caseiros e partilhe connosco a sua experiéncia.

Fontes: Catia Curica; Carolina Smile Stories; Remédios Naturais; Ecycle