A nossa semana começa recheada de sabor e amor. Isso porque partilharemos, nos próximos artigos, duas receitas simples, nutritivas e que conquistarão todos aí em casa. Uma releitura de um prato típico italiano, mundialmente apreciado, com um toque criativo na substituição dos ingredientes, uma pitada de reaproveitamento e algumas colheres (fartas) de amor.
Recentemente partilhámos aqui algumas dicas (valiosas) para otimizarmos tempo, dinheiro e formas de estarmos mais conscientes no momento em que vamos às compras.
Uma das formas de reduzirmos o desperdício alimentar é fazer sempre uma lista de compras.
Além da lista, podemos construir um roteiro semanal de refeições, nada muito complicado. Um pequenino apontamento com as refeições que pretendemos fazer durante a semana.
Temos incluído, sempre que possível, este novo hábito na nossas vidas. E já sentimos uma diferença, não apenas no bolso, como também na quantidade de comida que “salvamos” de ir para o lixo.
A lasanha de abóbora com lentilhas e especiarias é um dos exemplos de refeição planeada e de aproveitamento total do alimento, que a nossa Eunice partilha no seu livro “Desafio Zero” .
Simples, nutritiva e deliciosa
Podemos preparar a nossa lasanha um dia antes de a consumir. Assim, na hora da refeição, apenas a colocamos no forno e aguardamos para asaborear.
Para esta receita precisaremos:
- ¼ de abóbora (usar as cascas para fazer caldo) cortada em fatias relativamente finas, para servirem de (placas) e fazerem de (andares);
- 1 chávena de lentilhas (previamente demolhadas);
- Alho e cenoura desidratados;
- Especiarias (pitadas de cominhos, curcuma, caril, mostarda, pimenta).
Passo a passo:
Cozemos as lentilhas durante 15 a 20 minutos e escorremos (guardar a água para juntar ao caldo).
Fazemos um refogado com azeite e alho, juntamos as especiarias, depois as lentilhas, deixamos apurar.
Num pirex, dispomos de forma intercalada a mistura das lentilhas e a abóbora. A cremosidade conseguimos a partir do molho à base de amêndoa ou caju, cuja base é uma bebida vegetal. Basta engrossarmos com uma colher de sopa de farinha de araruta. Mas, se preferir, pode colocar o molho que tiver na sua despensa.
Levamos ao forno cerca de 30 minutos. Após esse tempo é só convidar a família e os amigos para partilharem uma refeição rica, nutritiva e deliciosa!
Dicas: A água da cozedura das lentilhas também é aproveitada para o caldo. Assim como as cascas da abóbora.
Temos tentado por meio das nossas publicações, seja aqui no site ou nas redes sociais, transmitir e incentivar uma vida com menos desperdício. Uma nova forma de olhar o mundo e perceber a conexão entre tudo e todos. E podemos iniciar os primeiros passos “timidamente”, observando a nossa própria rotina - as nossas casas, a forma como nos alimentamos, o que escolhemos consumir, a maneira em que compramos,... É um despertar, um longo e, por vezes, desafiador caminho a ser trilhado em conjunto, em comunidade.
E por aí, alguma dica de ações mais conscientes que tenha adotado na sua rotina? Ou alguma receita que tenha feito sucesso em casa?
Partilhe connosco!
Fonte: Desafio Zero