Como prometido, os artigos desta semana estão dedicados a duas receitas deliciosas e simples. Certamente conquistarão a todos aí em casa.

No artigo anterior partilhamos uma espécie de releitura de um dos pratos italianos mais apreciados no mundo, que recebeu um toque criativo na substituição dos ingredientes, uma pitada de reaproveitamento e muitas colheres de amor. Se perdeu, aprenda aqui como preparar uma lasanha de abóbora com lentilhas.

Quarta-feira também é dia para saborear uma delícia de chocolate, que pode ter sido preparada (em família) no fim de semana anterior.

Lembra-se do artigo sobre reaproveitamento da água de cozedura do grão-de-bico? A “aquafaba” como é chamada, “guarda” uma mistura de amidos dos grãos que foram cozidos. Possui propriedades emulsionante, espumante e de ligação, uma excelente substituta das natas, por exemplo. Após bater o líquido proveniente da água de cozedura, chega-se a consistência das claras em castelo.

Precisaremos:

Na véspera, trituramos (num processador) uma chávena de amêndoas torradas e oito tâmaras (nós utilizamos a Medjool, mas pode usar usar a que tiver). Feito isso, forramos uma forma com o preparado e deixamos no frigorífico.


Imagem: "Desafio Zero"

No dia seguinte precisaremos:

  • Água da cozedura do grão-de-bico (aquafaba) batida até ficar com a consistência de claras em castelo;
  • Um punhado de avelãs torradas;
  • Duas colheres de sopa de cacau cru em pó;
  • Uma chávena com pepitas de chocolate negro 70%;
  • Uma colher de sopa de geleia de agave.

Passo a passo

1º) Em banho-maria, derretemos as pepitas de chocolate com uma colher de sopa de geleia de agave.

2º) Com o chocolate já derretido, juntamos a aquafaba e batemos até que esteja tudo homogéneo.

3º) Levamos o preparado ao frigorífico durante 30 minutos.

Montagem (falta mesmo pouco agora)

Retiramos do frigorífico a base de amêndoa e tâmara (que deixamos um dia antes), colocamos por cima a mousse de chocolate e polvilhamos um pouco de avelã e cacau cru.

Deixamos o doce no frigorífico por cerca de duas a três horas. E depois é só chamar a família para deliciarem a mousse.

Doce, delicioso e “do bem”

Se tiverem a oportunidade, experimentem esta mousse! Assim como nós, ficarão surpresos com o sabor, e o melhor - por levar ingredientes naturais, mantemo-nos saudáveis e alimentados.

"RX" dos ingredientes

Agave: Uma planta que parece um cato, é dela que é retirado um néctar que substitui o açúcar e o mel, sendo menos calórico que ambos. Por possuir baixo índice glicémico, a probabilidade que ocorra ganho de peso é muito menor. Para gestantes e diabéticos é aconselhável a consulta de um médico.


Imagem: Pixabay

Cacau 70%: O chocolate preto (que contém mais de 70% de cacau) é uma alternativa nutricionalmente mais interessante, por possuir mais cacau e uma menor quantidade de hidratos de carbono e gordura.


Imagem: Divulgação

Tâmaras: Uma excelente fonte de frutose (açúcar natural) e de nutrientes: vitaminas, minerais, fibras, proteínas e antioxidantes. No caso de diabetes, é aconselhável que consulte o seu médico.


Imagem: Shutterstock

Inspirado para colocar a mão na massa e preparar esta mousse de chocolate?

Ou prefere outras receitas que levam os mesmos ingredientes? Conte-nos!

Fontes: Desafio Zero; Benefício das Plantas; Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP); Biblioteca Nacional de Medicina.