O Ácido cítrico é um aliado poderoso na rotina de limpeza, para descalcificar banca e lavatórios, torneiras, sanitas e não só!

Ao lado de outros potentes agentes – bicarbonato de sódio, percarbonato e vinagre de álcool, o ácido cítrico garante uma limpeza eficaz e ecológica.

Deixamos 3 receitas que incluem este componente natural encontrado, principalmente, nos citrinos, como a laranja e o limão.

 

1 - PASTILHAS PARA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA

Ingredientes:

- 1 taça de ácido cítrico;

- 1 taça de bicarbonato de sódio;

- Água suficiente para misturar todos os ingredientes.

Numa taça grande, misture os ingredientes com uma colher de pau, e adicione a água de forma a não ficar muito líquido. Mexa até a mistura borbulhar. Coloque a “massa” em cuvetes de gelo e deixe secar durante a noite. 

 

Imagem: Cristina Vaz

 

2 - DESCALCIFICAR

(Torneiras, chuveiro e eletrodomésticos)

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de ácido cítrico;

- 1 litro de água fria.

Depois de diluir os ingredientes, basta aplicá-lo nas superfícies a serem descalcificadas e, em seguida, enxaguar com água limpa.

Para aplicação na máquina de lavar roupa, usar de 6 a 8 colheres de ácido cítrico diretamente no tambor e efetuar uma lavagem (sem roupa) a 90ºC.

 

Divulgação

 

3 - PASTILHAS DESINFETANTES PARA A SANITA

Ingredientes:

- 85 gramas de ácido cítrico;

- 340 gramas de bicarbonato de sódio;

- 1 colher de sopa de sabão líquido.

Misture os ingredientes de coloque em cuvetes de gelo e deixe secar por 4 horas. Após este período desenforme e conserve as pastilhas num frasco, preferencialmente de vidro.

  Imagem: Cristina Vaz

 

NOTA IMPORTANTE

Evitar o uso do ácido cítrico para limpar superfícies como madeira, mármore, pedras, pisos de terracota e materiais, nos quais substâncias ácidas não são recomendadas.

Sobre o nosso ácido cítrico

Produzido pela Ecodis, empresa especializada na conceção e distribuição de produtos ecológicos para usos domésticos e pessoais. Comprometida com as questões socioambientais,  utiliza matérias-primas naturais e biodegradáveis, além de contribuir com iniciativas de desenvolvimento comunitário em vários pontos do mundo..                                                                

Encontra estas e outras receitas DIY no livro Desafio Zero, da nossa fundadora, Eunice Maia.