São inúmeros os benefícios proporcionados pelos cereais e pseudocereais. A propósito desse tema, recentemente a nossa nutricionista, Joana Mendonça, dedicou um artigo às principais diferenças entre cereais e pseudocereais.
Hoje a nossa atenção vai toda para a quinoa e partilhamos 3 formas diferentes de usar este que é um dos pseudocereais mais procurados nas nossas lojas: a quinoa portuguesa, que é uma fonte de proteína vegetal, rica em fibra, cálcio, ferro, ómega 6, com baixo teor de gordura e naturalmente isenta de glúten.
Fonte: Quinoa Portuguesa
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de molho inglês
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher e meia de sopa de açúcar
- 1/4 colher de chá de pimenta vermelha
- 400g de camarão cozido, descascado
- 1 chávena de quinoa
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 pimentão vermelho, cortado em finas tiras
- 1 cenoura, descascada e picada
- 1 pepino pequeno, descascado
- 2 cebolinhos picados
- 1/4 chávena de coentros frescos picados
Preparação:
Prepara a quinoa (1 chávena de Quinoa para 2 de água, deixando cozinhar por cerca de 15 minutos ou até a água evaporar). Reserva. Prepara o molho, combinando o sumo de limão, o molho inglês, o azeite, o açúcar e a pimenta vermelha. Mistura bem até dissolver o açúcar. Adiciona o camarão cozido ao molho e deixe marinar. Quando a quinoa estiver fria, adiciona o pimentão vermelho, cenoura, pepino e cebolinho, mistura tudo e adiciona o molho com camarão e os coentros por cima.
Mistura bem e já está!
Fonte: Quinoa Portuguesa
Ingredientes:
Para o "arroz":
- 1 couve-flor média
- 1 colher de sopa de azeite
- ½ chávena de Quinoa não cozida
- 1 chávena de água
- 1 colher de chá de tamari sem trigo
- 2 colheres de chá de vinagre de arroz integral
- 1/2 colher de chá de gengibre
Para o sushi:
- 4 - 6 folhas nori
- esteira de rolamento de bambu (opcional)
- 1 cenoura pequena
- 1/2 pepino médio
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 chávena de repolho picado
- 1 abacate fatiado
Preparação:
1. Pré-aquece o forno a 220º. Coloca papel vegetal num recipiente para ir ao forno e reserva.
2. Pica a couve-flor (sem o caule) até formar uma textura de "arroz".
3. Coloca a couve-flor no recipiente, regue-a com um colher de sopa de azeite e leva ao forno cerca de 30 minutos, mexendo a cada 10 minutos.
4. Prepara a quinoa, até a água ter sido absorvida.
5. Enquanto a couve-flor e a quinoa ainda estiverem quentes, transfira-as para uma tigela grande. Adiciona o tamari, o vinagre e o gengibre. Mexe vigorosamente, quase espremendo a mistura, até que fique pegajosa.
6. Quando estiver pronto para montar o sushi, coloca uma folha de nori numa superfície plana. Adiciona 1/3 da mistura do "arroz" e espalhe-o sobre a folha, deixando cerca de 1/2 espaço livre numa das pontas.
7. Deita os vegetais primeiro, depois cubra com abacate fatiado.
8. Enrola o nori sobre os ingredientes, puxando para trás e apertando-o enquanto enrola. Molha a borda e suavemente espreme o rolo de sushi (ou tapete rolado) para proteger todos os ingredientes.
9. Coloca os rolos no frigorifico.
10. Quando estiver pronto para servir, retire-os do frigorífico e corta cada rolo em 8 partes, usando uma faca afiada e molhada.
11. Serve com molho de soja sem glúten e flocos de pimenta vermelha.
Fonte: Quinoa Portuguesa
Ingredientes:
- 2 chávenas de quinoa cozida
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 chávena de amêndoas
- 1 colher de sopa de manteiga de amendoim
- 10 tâmaras
Preparação:
Colocar todos os ingredientes num processador até ficarem bem misturados e formarem uma massa homogénea. Depois, fazer pequenas bolas com a massa e colocar no frigorífico por, pelo menos, uma hora. Serve como preferir: mergulhe-as no chocolate como na foto e obterá trufas ricas e achocolatadas. Também pode passá-las por côco ralado, nozes trituradas, raspas de chocolate ou banhar com uma deliciosa e fresca compota.
A nossa quinoa é nacional
A Quinoa Portuguesa, uma das nossas parceiras e fornecedoras, é produzida em Barcelos, numa área cultivável de 15 hectares, com uma capacidade de produção de 40 toneladas por ano: “Assim como a maioria dos agricultores, temos desafios ligados à legislação e a manutenção da cultura. No nosso caso, combatemos, através de alternativas biológicas, uma praga que aparece um mês antes da colheita. Basicamente, utilizamos bichinhos para comer bichinhos”, explica Filipe Figueiredo, um dos sócios da empresa.
Queres conhecer melhor a Quinoa Portuguesa? Recentemente dedicámos-lhe um artigo.
Seja em saladas, pratos salgados ou doces, já sabes - é só trazeres os teus frascos ou sacos ou encomendares na nossa loja online .
Até já!