Já que estamos numa semana de consciencialização para uma menstruação com menos resíduos, vou partilhar convosco uma dica que me ajuda muito na limpeza dos meus pensos menstruais reutilizáveis, que é também um dos meus produtos de limpeza preferidos, e que nunca pode faltar cá em casa, o percabornato de sodio.
Descobri-o quando o usava fraldas reutilizáveis para o baby J. Para limpeza das fraldas foi me recomendado um detergente em pó específico, de forma manter a absorção das fibras, e um dos principais ingredientes era o percarbonato de sódio! Quando comecei a usar pensos menstruais reutilizáveis, como os meus favoritos são desenhados quase com o mesmo princípio das fraldas do J., pensei que poderia experimentar usar o percarbonato para tirar as nódoas de sangue e durante o processo de lavagem.
Arquivo pessoal
Os meus pensos são brancos com desenhos de coelhinhos, e estão impecavelmente sem nódoas. Acho a manutenção mais simples do que parece, mas como todas as alterações que fazemos, devemos respeitar o ritmo da nossa vida, devem ser a nossa medida, que é na verdade o lema da Maria Granel. A forma que vou partilhar é por isso a minha forma de limpar os pensos menstruais e não a forma de limpar, está adaptada as minhas necessidades, mas pode haver algumas partes que possam fazer sentido para mais alguém.
Como limpo os meus pensos menstruais?
Uso copo menstrual nos dias de muito fluxo, por isso troco o meu penso 4h/5h. Como normalmente posso fazer logo a higienização, passo por água fria até retirar o excesso de sangue. Se só conseguir passar por água e não estiver em casa, uso um dos sacos impermeáveis do J., para guardar o penso na mala. Depois deixo de molho com uma colher de sopa de percarbonato de sódio por cima do penso. Passada 1h coloco na máquina de lavar, juntamente com a roupa que vou lavar nesse dia, ou simplesmente troco água e deixo de molho até lavar na máquina. Tenho uma criança pequena, por isso acabo por lavar roupa com muita frequência, então se juntar lençóis, toalhas, capas de sofá, de almofadas, mantas, colchas, panos... São máquinas que nunca mais acabam. Por isso, o meu período menstrual, é também o período de limpeza geral da roupa cá em casa!
Imagem: Minimal
Dicas que fazem a diferença
- Não deixar o sangue secar;
- Não usar o penso durante muitas horas;
- Deixar de molho 1 h com percarbonato de sódio;
- Lavar na máquina da roupa, juntamente com roupa de cor idêntica.
Espero que a minha experiência ajuda a vossa!
Até já!