Para um regresso às aulas mais nutritivo e saudável, que tal incluir no menu e na marmita dos mais pequenos alimentos à base de leguminosas e cereais?
Sabemos o quão desafiador pode ser a tarefa de pensar todos os dias em refeições diferentes e saudáveis para as crianças e para toda a família. Por isso, partilhamos 3 receitas com leguminosas para um regresso às aulas mais nutritivo. A boa notícia é que estas massas são 100% feitas a partir de leguminosas, isentas de glúten e, o melhor, são biológicas e nacionais.
Imagem: Belvida
Segundo um estudo da Sociedade Portuguesa de Pediatria, as leguminosas podem ser introduzidas entre os 9 e os 11 meses de idade, desde que estejam bem demolhadas e, inicialmente, em pequenas porções. Para uma melhor digestão, a recomendação é iniciar com feijão branco e lentilhas sem casca.
Para as crianças mais crescidas, uma alternativa deliciosamente divertida são as nossas massas Belvida, que possuem diferentes formatos, texturas e sabores.
Imagem: divulgação
Produzidas em Castelo Branco, as massas são 100% à base de cereais e leguminosas, como grão-de-bico, ervilha e milho e lentilhas sem casca.
Inspiradas pelas cores e nutrientes contidas nas massas, selecionamos 3 receitas que encherão os olhos e os corações dos mais pequenos e dos adultos da casa.
3 receitas com leguminosas para um regresso às aulas mais nutritivo
1 - Fusilli de Grão-de-Bico com Atum
Ingredientes:
- 250g de fusilli de grão-de-bico;
- 100g de azeitonas pretas descaroçadas e fatiadas;
- 1 cebola média;
- 1/4 pimento vermelho;
- 2 cm de gengibre;
- 4 latas de atum ao natural;
- 1 lata de anchovas;
- 1 c. de sopa de salsa picada;
- 1 c. de sopa de sementes de sésamo branco;
- 1 c. de sopa de sementes de sésamo preto;
- 50g de amendoim torrado;
- Azeite q.b;
- Vinagre de cidra q.b;
- 1 folha de louro;
- Flor de sal e pimenta preta q.b;
- 2 cravinhos;
- 2 colheres de sopa de pasta tahine.
Imagem: Belvida
Passo a passo:
1- Aquece o forno a 180º. Num tabuleiro de ir ao forno, dispõe as rodelas de azeitonas e coze por 15 minutos.
2- Coze a massa em água a ferver com a folha de louro e os 2 cravinhos. Escorre, passa por água fria, coloca num tabuleiro e tempera com pimenta preta e flor de sal a gosto.
3- Escorre as latas de atum e das anchovas e separa os filetes em lascas com a ajuda de um garfo. Corta as anchovas em pedaços pequenos e coloca por cima da massa.
4- Pica a cebola e o pimento, rala o gengibre, mistura os 3 ingredientes e adiciona ao atum.
5- Numa tigela pequena, mistura 2 colheres de sopa de pasta de tahine com um fio de azeite e tempera a salada. Junta um fio de vinagre de cidra.
6- Numa pequena frigideira antiaderente, tosta as sementes de sésamo e o amendoim, com o lume no mínimo, durante breves minutos, enquanto pica a salsa. Polvilha a salada com as azeitonas desidratadas, o sésamo, o amendoim e a salsa.
2 - Penne de Lentilhas Vermelhas com Legumes
Ingredientes:
- 250g de penne de lentilhas vermelhas;
- 4 dentes de alho;
- 3 cm de gengibre fresco;
- 1 cebola roxa grande ou 2 cebolas pequenas;
- 1 courgette média;
- 1 cenoura média;
- 1 alho francês pequeno;
- 2 laranjas;
- 1 lima;
- 3 rodelas de ananás;
- Tomilho e manjericão frescos q.b;
- 50g de sultanas;
- 15g de sementes de abóbora;
- 10g de sementes de chia;
- Azeite q.b;
- 100ml vinho branco;
- Flor de sal q.b;
- Pimenta preta q.b;
- Noz moscada ralada q.b.
Imagem: Belvida
Passo a passo:
1- Descasca os alhos, o gengibre, a cebola, a courgette e a cenoura. Rala o alho e o gengibre. Corta a cebola em tiras finas e a courgette em cubos pequenos. Tempera tudo com pimenta, rega com o sumo de meia lima, e reserva.
2- Espreme o sumo das duas laranjas e da meia lima restante para um copo, junta o ananás cortado em pedaços e reserva.
3- Lava a casca de meia laranja e corta em tiras muito finas. Corta em tiras finas a parte branca do alho-francês.
4- Cobre o fundo de uma panela com um fio de azeite e aquece em lume médio. Junta o alho e o gengibre ralados, a courgette aos cubos, o alho-francês em tiras e a cebola roxa. Mexe, tapa e deixa amaciar. Acrescenta 100ml de vinho branco e deixa ferver antes de adicionar o sumo das laranjas e da lima e o ananás.
5- Noutra panela ferve a água para cozer a massa al dente. Escorre a massa, reservando o caldo, e adicione uma chávena do mesmo (200ml) à panela dos legumes e deixe ferver.
6. Numa pequena frigideira antiaderente, tosta as sementes de abóbora e de chia, com o lume no mínimo, durante breves minutos. Verifica se os vegetais estão macios e desliga o lume.
7- Junta a massa e a cenoura ralada e envolve cuidadosamente com os vegetais. Se necessário, acrescenta um pouco mais do caldo da massa, tempera com flor de sal, noz moscada ralada e tomilho fresco, polvilha com as sementes tostadas e as sultanas e finaliza com algumas folhas de manjericão frescas.
3- Rigati de Ervilha e Milho com Requeijão
Ingredientes:
- 125g de rigati de ervilhas e milho;
- 3 dentes de alho;
- 4 chalotas;
- 250g de couve-flor;
- 1 courgette pequena;
- 1 batata-doce média;
- 150g de cogumelos frescos (brancos e/ou marrons);
- 1 requeijão (170g a 200g);
- Tomilho e cebolinho frescos q.b.
- 30g de pinhões;
- 100g de pistácios com casca;
- 10g de sementes de sésamo branco;
- Azeite q.b;
- vinagre balsâmico q.b;
- Sal e pimenta q.b;.
- 1 colher de café de manjerona seca.
Imagem: Belvida
Passo a passo:
1- Prepara todos os ingredientes descascando a batata, os dentes de alho, as chalotas, a courgette, os cogumelos e a couve-flor.
2- Coloca uma panela com água abundante a ferver. Corta a batata em cubos e leva a cozer com uma pitada de sal. Fatia os alhos, as chalotas, os cogumelos sem pé em rodelas finas e a courgette em quartos. Corta a couve em fatias finas e reserva um pouco (50g) para ralar.
3- Retira os cubos de batata cozida. Coze a massa al dente na mesma água.
4- Numa wok, aquece em lume alto um generoso fio de azeite com uma folha de louro. Quando estiver bem quente, junta os alhos fatiados e deixa alourar. Adiciona as chalotas às rodelas, envolve com os alhos, junta os triângulos de courgette, reduz o lume para médio/baixo e deixa levantar fervura antes de juntar a couve-flor, os cogumelos fatiados e um pouco do caldo da cozedura da massa (100ml). Descasca os pistácios e adiciona-os aos vegetais, envolvendo. Desliga o lume e junta a massa e a batata cozida.
5- Numa tigela e com a ajuda de um garfo, desfaz o requeijão em 100ml do caldo da massa e junta uma colher de café de manjerona seca e reserva. Rala a couve flor que separou e tempera com pimenta preta, folhas de tomilho e cebolinho picado. Tosta levemente as sementes de sésamo e os pinhões. Tempera a massa com umas gotas de vinagre balsâmico antes de a polvilhar com a couve e os frutos secos.
Sobre a Belvida
Belvida é um projeto que há três anos está a contribuir para o desenvolvimento sustentável e inovação do interior do país, mais precisamente, no município de Belmonte, em Castelo Branco, através da produção (pioneira) de massa sem glúten. “Todos os nossos ingredientes são isentos de glúten. Assim, uma das nossas premissas é comprarmos matérias-primas nacionais e/ou vindas da União Europeia, que sejam glúten free e oriundas de uma agricultura sustentável”, explica o fundador, Nuno Rodrigues.
Recentemente falámos com o seu fundador sobre os segredos da produção e de alta qualidade das massas. Veja aqui.
E deste lado, inspirad@s para rechear as marmitas dos mais pequenos?
Mãos na massa e bom apetite!
Até já!