Não há nada mais motivador do que despertar com aquele cheirinho a café acabado de fazer. Para nós, o ato de preparar um café tornou-se um ritual que queremos partilhar. São infinitas as possibilidades.

Selecionámos 5 formas para te inspirar a criar o teu próprio ritual do café e, além disso, a aproveitar a sua borra. 

 

5 formas de preparar o café

1- Grãos de café

Sem café não há ritual. Assim, é fundamental escolhermos um bom grão. Devemos ter em conta a sua origem e a forma como é produzido, optando, sempre que possível, por um café biológico e fair trade.

Nas nossas lojas físicas e online disponibilizamos um café (em grão) 100% arábica, com grãos finos, requintados e com um aroma intenso.  

 

coffee g2903ae2be 1920Imagem: Pixabay

 

 

2 - Moinho de café tradicional 

Café moído na hora? 

Para garantir que o café possa ser ainda mais especial (e artesanal), incluímos no nosso portefólio de acessórios um moedor. 

Produzido com madeira de faia, possui um mecanismo robusto em aço temperado, com o grau de moagem ajustável entre fino ou grosso e capacidade para moer 25 gramas de café de uma só vez. 

 

moedor

 

 



3- Cafeteira em Inox

As cafeteiras tradicionais convidam-nos a regressar ao passado, com um café feito na hora e aquele perfume no ar. 

A nossa cafeteira tem o mesmo poder, mas com um toque moderno e requintado. Produzida em inox, não precisa de filtros de papel ou pano, possui três compartimentos, é compatível com fogão a gás, indução, elétrico, funciona por pressão da água, o que proporciona uma bebida com leve amargor e pouca acidez e tem uma capacidade de 200 ml.

 

cafeteira

 

 

4 - Filtro permanente

Se utilizas uma máquina de café (moído) com o formato do filtro tamanho 4, esse modelo permanente pode ser um aliado no ritual do café. 

A vantagem deste filtro é que possui uma malha microfina de aço inoxidável, resistente ao calor, livre de BPA (elemento químico que compõe a estrutura de revestimentos, tais como plásticos e resinas) e de fácil manutenção, podendo ser lavado na máquina de louça. 

 

filtro permanente

 

 

5 - Cápsulas reutilizáveis 

Se preferes iniciar o seu dia, ou fazer aquela pausa para o café, saboreando um espresso preparado numa máquina, descobre as nossas diferentes opções de cápsulas reutilizáveis, compatíveis com as marcas Dolce Gusto e Nespresso.

 

abre café

 



Sabias que?  

O número de possuidores de máquinas de café expresso com sistema de cápsulas duplicou em 10 anos. 

Em julho de 2020, o estudo TGI da Marktest contabilizou 7.352 mil indivíduos que referem possuir máquinas de café nas suas casas. Os dados revelam ainda que as com sistema de cápsulas são as mais comuns, estando presentes em 66.4% dos lares portugueses. 

Assim, substituir as nossas cápsulas convencionais pelas reutilizáveis é um gesto de impacto.

 

Se apreciar um café já é bom,  aproveitar o seu precioso subproduto ao máximo é ainda melhor.

 

Descobre 5 maneiras de utilizar a borra do café!

 

1- Adubo natural

A borra de café é uma fonte nutritiva de matéria orgânica e, assim, é uma forte aliada para manter o solo saudável. É bem-vinda também nas composteiras, podendo ser misturada com folhas que intercalam com os restos dos alimentos.

Nota: Segundo a jardineira Linda Chalker-Scott, da Universidade do Estado de Washington, o valor ideal de borra de café não deve ultrapassar os 10 a 20% do volume total. Mais do que isso pode prejudicar o ecossistema.

 

2- Acendedor para churrasco 

Ainda está a ser testado, mas em breve será possível utilizar as borras de café como acendalhas. Isso porque está a decorrer um projeto piloto que transforma as borras em briquetes para churrasco. A iniciativa é da Prio, Delta Cafés e da startup Ecobean. 

Assim, o que sobra dos cafés Delta é enviado para a Ecobean transformar as borras. Até ao momento, já foram recolhidos 3.500 quilos de borras de café, o que permitiu poupar 4.200 quilos de CO2.

 

briquetes sustentaveis 1 760x507Imagem: Prio

 

3- Neutralizador de odores no frigorífico

É natural que em algum momento percebamos um mau cheiro ao abrir o nosso frigorífico, afinal, armazenamos diferentes tipos de alimentos, principalmente os húmidos. Além de examinarmos, pelo menos uma vez por semana, se existem produtos vencidos , podemos incluir a nossa boa e velha borra de café, ela absorve naturalmente os odores no frigorífico. 

* Cá em casa tenho sempre uma chávena pequenina numa das prateleiras do frigorífico. 



4- Retirar sujidade de superfícies

Sabes aqueles alimentos que insistem em ficarem presos nos pratos ou noutras superfícies? A borra de café é uma forte aliada na hora da limpeza. 

Basta colocar o pó numa esponja ou num pano e aplicar. O atrito facilita que a sujidade se desprenda das superfícies.   

 

5- Esfoliante natural 

O pó de café usado, misturado com outros ingredientes, atua como esfoliante natural. São necessários apenas: 1 colher (de chá) de borra e 1 colher de mel ou óleo de coco.

A mistura pode ser aplicada no corpo e no rosto. As propriedades adstringentes da cafeína fortalecerão e aumentarão a elasticidade da pele. 

 

esfoliante borraImagem: Divulgação

 

Descobre outras dicas para reutilizar as borras de café, aqui

E desse lado, qual o teu ritual do café? Tens mais alguma dica para reaproveitar a borra?

Partilha connosco!


*Imagem de capa - Livre Para