A nossa coleção de especiarias e frutas desidratadas já é conhecida por muitos dos nossos queridos fregueses, mas vale a pena lembrar que, para além de poderem ser ingredientes-chave na hora da refeição, também podem complementar cocktails de forma fácil e surpreendente. Agora que entramos as estações mais frias, com menor variedade de frutas coloridas, talvez possa ser interessante inclui-las na despensa. E, já agora, aproveitar, este mês de novembro para brindar connosco no nosso sexto aniversário.
Podíamos pegar em muitos cocktails diferentes, mas talvez a combinação mais básica e fácil de preparar em casa seja o Gin tónico, que sabe bem em qualquer estação do ano e é um ótimo cocktail para comemorar o nosso aniversário, já que é produzido com muitos dos botânicos que encontram nas nossas lojas.
Alguma história
A palavra Gin deriva da palavra “ jenever”, bebida holandesa feita a partir de Jeneverbes, que significa zimbro. Esta bebida é o pai do gin que conhecemos atualmente, e o zimbro é o ingrediente-chave, o coração de todos os Gins. A origem é Holandesa (meados de XIV)1, mas o desenvolvimento é inglês. A abreviatura foi feita pelas tropas inglesas nas Guerras Holandesas quando bebiam o “medicamento” para acalmar os nervos antes das batalhas1.
O Gin é uma bebida alcoólica, inicialmente produzida com fins terapêuticos, obtida a partir da destilação de cereais. A alquimia acontece com introdução de alguns botânicos aromáticos. Apesar de, na maioria dos casos, a bebida final, resultar num líquido transparente, a variedade de sabores é enorme. O número de botânicos normalmente varia entre 6 a 12, em variadíssimas proporções e combinações - Gin-ne-sais-quoi único.
A bebida de Jay Gatsby no filme The Great Gatsby (2013) da adaptacão do livro F. Scott Fitzgerald, uma mistura com gin, sumo de limão e água gaseificada.
A combinação clássica entre o gin e a tónica acontece com exército britânico na Índia, onde a água tónica tinha sido criada como profilático para malária, mas tinha um sabor demasiado intenso a quinino. O gin, já conhecido pelo exército britânico foi a bebida escolhida para disfarçar esse sabor. Assim surgiu um dos match mais perfeitos dos cocktails, o Gin tónico (G&T).
Para fazer um G&T bastam 4 simples ingredientes: gin, água tónica, botânicos e gelo, muito gelo.
Existem vários tipos de Gin, mas para o G&T é comum usar London Dry Gin, devido à sua natureza mais seca e leve, popularmente conhecido só por Gin.
Os botânicos, para além de essenciais na altura da produção do gin, são também elemento-chave aquando a preparação do G&T. Podem ser frescos ou secos e geralmente se enquadram em 4 categoria: especiarias, ervas aromáticas, frutas e flores.
As guarnições como especiarias e frutas desidratadas tornaram-se bastante populares entre os bartenders não só pelas características organolépticas (ajudam a infundir o sabor de forma mais natural por mais tempo, criando uma bebida mais completa), mas também pela forma simples e prática de armazenar, por serem fáceis de usar e por evitarem o desperdício.
As opções são limitadas quando se trata de fruta fresca, devido à disponibilidade, armazenamento e prazo de validade, mas com a guarnição desidratada, essas restrições estão resolvidas.
Os botânicos usados como guarnição são na maioria comestíveis, não havendo desperdício. Caso contrário, pode sempre compostar as partes não comestíveis e assim reduzir o impacto no meio ambiente.
- Frutas favoritas: morangos, framboesas, maçãs, pêssegos, pepino (sim, botanicamente é uma fruta) e, claro, uma infinidade de frutas cítricas, como a laranja e limão.
- Ervas aromáticas: alecrim, hortelã, manjericão.
- Especiarias: todos os tipos de pimentas, cardamomo, canela, anis estrelado, alcaçuz e pimenta da Jamaica, zimbro.
- Flores: pétalas de rosas, lavanda, flor de malva que dá um toque de azul e hibisco, além da cor rosada, confere sabor.
Então como preparar uma caixa de botânicos para ter na nossa despensa? Como escolher o botânico na hora de preparar um Gin tónico?
A maioria dos produtores divulgam alguns dos botânicos que podem acompanhar o Gin tónico, mas também pode simplesmente usar como guarnição o mesmo botânico usado durante a preparação do gin, esse match permite intensificar o sabor.
Como regra geral, o Gin:
- Mais seco combina bem com zimbro e citrinos.
- Os mais florais, com frutos vermelhos, hibisco, canela e pétalas de rosa.
- Os mais herbais com alecrim, tomilho, manjericão e azeitona.
Nas nossas lojas encontram uma grande variedade de botânicos para a guarnição do seu Gin tónico preferido. Por serem secos ou desidratados são fáceis de guardar e de usar em qualquer altura do ano.
Dicas para criar a sua "caixa de botânicos"
- Escolher a forma de apresentar: caixa de madeira, frascos de vidro, tubos de vidro... Pode trazer uma caixa, reutilizar os seus frascos (para os desidratados o ideial são frascos herméticos) ou usar os recipientes que comercializamos nas lojas, como o frasco de especiarias com rolha de cortiça ou o tubo de ensaio.
- Decidir se quer um mostruário para as várias categorias de Gin ou só para os seus favoritos.
- Selecionar os botânicos. Pode escolher várias opcões dentro das sugestões anterioremente apresentadas ou usar a roda abaixo apresentada e montar de forma personalizada a sua caixa ou abastecer a sua dispensa/ bar. Nós sugerimos, azeitona verde, gengibre desidratado, zimbro, laranja desidratada, hibisco, cardamomo, canela, pimenta da Jamaica, pimenta rosa, frutos vermelhos desidratados.
- Não se esqueça de etiquetar os recipientes, pode usar canetas próprias para o vidro, por exemplo.
Imagem: Craft Gin Club
Um pouco de criatividade e a alquimia acontece. Brindem connosco neste aniversário!
Alinham nesta criação de caixas de botânicos para Gin tónico? Partilhem as vossas sugestões! Queremos ver essas despensas-bar!!
Até já!