As nozes de saponária são um dos produtos preferidos nas nossas lojas. Despertam curiosidade e, uma vez que são experimentadas, ganham inúmeros fãs. 

São frutos da árvore Ritha (Sapindus mukorossi), originária da Índia e do Nepal. Podem atingir 10 metros de altura, com uma copa densa, onde guarda estas pequenas preciosidades.

Não se engane com o seu tamanho e odor característico, estas pequenas “pérolas castanhas” são capazes de nos surpreender.

As nozes foram descobertas pela população local, que percebeu sua resistência à doenças e aos insetos que atingiam outras árvores na região. A curiosidade destas pessoas levou-as a “estudarem” o fruto e descobriram que dentro dele havia uma quantidade significativa de saponina, um pesticida natural.

Além de afastar insetos, descobriu-se que as nozes de saponárias, quando estão em contacto com a água, libertam uma espécie de “detergente”. Trata-se da ação da saponina, que, em meio aquoso, se transforma num eficiente sabão.   

Como qualquer transição que realizamos nas nossas vidas, pode não ser fácil ou imediato rendermo-nos ao seu poder. Por estarmos habituados às cores e aos odores artificiais dos produtos convencionais, num primeiro momento, podemos estranhar as nozes de saponárias.

Mas, acredite, vale mesmo a pena experimentar!

Benefícios:

  • São livres de produtos químicos nocivos que prejudicam a nossa saúde e a do meio ambiente;
  • Comparadas com os detergentes industrializados, as nozes mantêm as cores das roupas mais fortes e vivas, por mais tempo;
  • São biodegradáveis, 100% naturais. Podem ser devolvidas à terra após a sua utilização (são compostáveis!) Nossas plantas e jardins vão agradecer-nos!
  • São hipoalergénicas, indicadas para lavar peças de bebé e de pessoas com pele sensível;
  • Não são testadas em animais, ao contrário de alguns dos produtos convencionais;
  • São acessíveis e podem substituir alguns produtos de limpeza. Além de serem mais baratas e durarem mais!

Imagem: @plantedinthewoods

Utilização

Nossas “pérolas castanhas” são muito versáteis. Podem estar presentes em algumas tarefas domésticas: na lavagem da roupa, da louça, e até no sabonete líquido.

Partilhamos algumas receitas já testadas por nós! Embora algumas ainda mereçam pequenos aperfeiçoamentos. É tudo um processo!

 Máquina de roupa

Bastam quatro ou cinco nozes (cerca de 20 gramas) num saquinho de algodão ou meia fina, que ficarão junto das roupas (no tambor da máquina).

Podemos personalizar a nossa lavagem com o cheirinho que mais nos agrada. Basta pingar algumas gotas de óleo essencial no local do amaciador ou no próprio saquinho onde estiverem as nozes.

Roupa limpa, cheirosa e o melhor – podemos reaproveitar as nozes por até quatro lavagens.

Dica: Em caso de nódoas mais difíceis, convém aplicar uma colher de bicarbonato de sódio sobre as manchas e esfregar com um pouco de água quente.

Temos uma história bonita para vos contar que envolve as nozes saponárias.

Fomos contactados por uma entidade pública que queria tratar das suas antigas fardas sem as danificar. Como este produto é um detergente natural, pensaram nele como uma boa solução para resgatar esse passado sem comprometer a sua durabilidade.

Máquina de lavar louça

Para a louça a quantidade de nozes é a mesma das roupas, colocamos cerca de quatro ou cinco no cesto dos talheres.

Infelizmente nem sempre os copos ficam límpidos, neste caso redobramos os cuidados na pré lavagem.

O vinagre também é um aliado na limpeza das louças. Basta algumas gotinhas no compartimento do abrilhantador.

Aqui também é possível reaproveita-las em até quatro lavagens.    


Sabonete líquido

“Acidentalmente” descoberto, quando o stock de sabonete líquido lá de casa terminou. As nozes foram utilizadas para improvisar um substituto.

O resultado foi surpreendente!

Fervemos um litro de água junto com umas 10 nozes. Após cinco minutos a ferver retiramos do lume e as deixamos arrefecer. Coamos e colocamos o líquido em um recipiente. Aqui também podemos personalizar com o aroma que quisermos.

Usamos óleo essencial de lavanda (calmante e cicatrizante) e umas gotinhas de vinagre (efeito “desinfetante”).


<

Além destas receitas, é possível utilizar as nozes saponárias como:

  • Champô para animais, deixa o pelo macio e elimina os parasitas;
  • Detergente multiusos (possui propriedades bactericidas e fungicidas);
  • Limpa-vidros;
  • Repelente de insetos, parasitas e vermes.

Boas, bonitas e baratas

Ainda estamos a explorar as inúmeras possibilidades de uso das nozes de saponárias. Mas é certo que além de eficientes e amigas do meio ambiente, são muito mais baratas do que os produtos convencionais.

Vamos às contas:

Com 1 kg de nozes de saponárias é possível realizar aproximadamente 200 lavagens, a 15 euros.  

E por aí, já experimentaram as nozes saponárias?

Partilhe connosco sua opinião!

Um agradecimento especial à nossa Rogéria; foi ela que sugeriu dedicarmos um artigo às nozes de saponária! :)

Fontes: Mâe Natureza, plataforma Queen of Green (Fundação David Suzuki), Desafio Zero.