Neste Dia Internacional da Mulher homenageamos as mulheres que dão vida à Maria Granel. São as mãos e os corações que pulsam nas nossas lojas e para lá delas. São os rostos que acolhem diariamente os queridos fregueses e quem cuida e cria as novidades que oferecemos nas lojas físicas, no site e nas redes sociais.     

Convidámos a nossa equipa a escrever connosco essa história. Abrimos espaço para falarmos sobre os aspectos que admiramos uma nas outras e o resultado foi esse texto costurado a várias mãos:

   

IMG 2732 E

 

Ana Filipa, loja de Alvalade 

Falar da Filipa é fácil! Sempre de sorriso largo e doce, mãe (de um pequeno João querido), mulher, é a personificação do cuidado e do serviço aos outros. Comunicativa, atenciosa, paciente, dedicada, atenta aos detalhes e comprometida em oferecer sempre a melhor experiência aos nossos fregueses. É apaixonada por aprender e, da biologia à medicina chinesa, são multifacetadas as áreas em que a sua mente perscrutadora procura absorver tudo para depois poder ajudar os outros com o seu vasto conhecimento. Adora infusões e misturas (domina-as como ninguém!), faz os seus próprios produtos (detergentes, cosmética) em casa e tudo o que aconselha em loja é porque usou, resultou e amou - a Filipa é o exemplo máximo de "marketing da honestidade".  Curiosidade: gosta de inventar associações de palavras e dá nomes às sensações (por exemplo, batizou de "fru" o toque macio e fofo de um tecido). Obrigada, querida Filipa!

 

Filipa

 

 

A Filipa é uma das primeiras colaboradoras da Maria Granel, facto de que se orgulha muito.

“A Maria Granel cresceu no meu interior à medida que a minha visão sobre a vida ia crescendo. Atualmente é muito mais do que um trabalho, é uma extensão de mim. Quem eu sou na loja é também quem eu sou e quero ser fora dela, ainda que nem sempre seja perfeita. A Maria Granel é a forma que encontrei para realizar a minha maior vocação, ser mãe e esposa. Os nossos fregueses são mais do que clientes, são pessoas por quem tenho um genuíno interesse e carinho. Nas minhas rotinas há muito da missão Maria Granel, a forma como cuido da casa, como cuido da minha família é inspirada pelas minhas colegas, pelos nossos fregueses, pela MG. A Maria Granel é por isso, sinónimo de liberdade, de valor, de missão, por tudo o que a marca representa e por tudo o que faz por mim”, partilha a nossa Filipa.

 

Rogéria, Alvalade e Campo de Ourique

Uma mulher que sorri ao mundo com os olhos. Tem uma capacidade de lidar com os diferentes desafios de forma paciente e otimista, sempre com vontade de fazer e ser melhor. Encara a vida com boa disposição, coragem e resiliência, não desiste dos seus sonhos, nem foge das dificuldades. Atravessou o Altântico para perseguir esses mesmos sonhos e nós ficamos muito felizes por nos ter encontrado e por termos encontrado a Rogéria. Curiosidade: a Rogéria tem um talento lindo para os ofícios manuais, entre o macramé e o artesanato. E tem também a letra mais bonita na nossa equipa. O dom é tão bonito, que recentemente decidiu fazer um curso de "lettering" e nós estamos a adorar o resultado.  Obrigada, querida Rogéria!

 

Rogéria

 

A nossa Rogéria está connosco há três anos!  

“A Maria Granel transformou a minha visão como um ser que habita o mundo. Trouxe atitudes de mudança e educou-me para ver que é possível  ser mais sustentável. Foi um despertar de consciência. Com pequenos gestos, vi grandes mudanças na minha vida. Sou muito grata por ter tido esta oportunidade”, conta a nossa Rogéria. 

 

 

Lizandra, Campo de Ourique e Alvalade.

Lizandra é toda zen, positiva e divertida. O seu abraço é casa. É sensata, poética e muito querida. A sua calma, tranquilidade e serenidade são admiráveis. O melhor colo de conforto. Quando chega, traz luz e boa disposição.Uma pessoa leve, que transporta essa leveza por onde passa. Cheia de interesses diferentes, multitasking, não cabe numa caixinha! Não há ninguém que domine como ela pastas partilhadas, google docs e planificações mensais - é a rainha da planificação estratégica!  Curiosidades: foi nadadora durante muitos anos e fazia travessia de mar; sempre que pode, está dentro de água. Adora a natureza e procura trazê-la para a sua vida e para a sua casa, que é um autêntico viveiro, cheia de plantas! 

A Liz, como todas lhe chamamos, além de estar em loja, é a responsável também pela produção de conteúdos do nosso blogue. É a nossa contadora de histórias, adora conhecer mais sobre os nossos parceiros e sobre os nossos produtos, descobrir-lhes a alma, partilhar de que é feito todo o seu percurso, honrar as mãos, os rostos que fazem.  A comunicação, o jornalismo de impacto e a sustentabilidade já estavam no caminho da Lizandra há muito tempo e é um privilégio ver como ela funde esses dons e lhes dá continuidade no nosso projeto. Obrigada, querida Lizandra!

 

Me

 

Componho a equipa Maria Granel há quase três anos também e coleciono alguns motivos de agradecimento. 

“Sinto uma gratidão a vários níveis. Primeiro por me terem acolhido na equipa - como imigrante, ainda sinto o quanto essa barreira da credibilidade é desafiadora. A Maria Granel vem mostrando ativamente como a diversidade da equipa é um dos ingredientes do sucesso da marca.  Além disso, aqui pude voltar a oxigenar-me ao produzir conteúdos com propósito, algo que sempre esteve presente na minha história. A Maria Granel tem sido um solo fértil para o meu desenvolvimento, sobretudo, pessoal. Muito obrigada, Eunice e Eduardo!” Lizandra.



Nélia, Campo de Ourique e Alvalade.

A Nélia chegou à Maria Granel no final de 2019 e trouxe consigo um dom inexcedível para a organização - tem um toque de Midas para deixar tudo cuidado nos nossos espaços. Repara em todos os detalhes e é a mais atenta ao pormenor de todas nós. É determinada, rigorosa e disciplinada em tudo o que faz. Tem muitos outros talentos, entre os quais, a costura, o design, e uma forte dimensão estética e criativa. Aliás, em plena pandemia, criou uma marca com o seu namorado que deu cartas no mundo inteiro.  Curiosidade:  tocou guitarra clássica e foi escuteira durante muitos anos. Obrigada, querida Nélia! 

 

Nélia

 

Mesmo sendo a mais recente na equipa, sente que a Maria Granel veio para acrescentar a sua vida:

“A Maria Granel chegou no melhor momento para mim, veio equilibrar a minha vida, em vários aspetos, ecológico, económico e, acima de tudo, emocionalmente. Sou uma pessoa mais feliz, aqui. Muito obrigada!”, partilha a nossa Nélia.

 

Fora das lojas, mas dentro da Maria Granel

Além destas mulheres incríveis que dão a cara todos os dias nas nossas lojas físicas, nos bastidores, há mais figuras femininas que também contribuem diretamente para que este projeto cumpra a sua missão e vá mais longe, e que merecem igualmente a nossa homenagem:

A Mira e a Lumi são as responsáveis por deixarem as nossas lojas sempre bonitas, limpas e prontas para vos receber, o seu trabalho é essencial para oferecermos a melhor experiência. Sonham connosco desde o início o nosso projeto e fazem parte dele.

A Lumi está connosco desde o dia 1, em Alvalade, aliás, fizemos juntas noitada com a equipa a encher os dispensadores na véspera da abertura. É dos corações mais queridos que conhecemos, de uma generosidade e discrição raras. Obrigada, querida Lumi!

 

Lumi

 

A Mira está também connosco desde o dia 1, em Campo de Ourique, e fez igualmente uma maratona nas vésperas para que tudo estivesse pronto e impecável antes de abrirmos. É a personificação da alegria, da força e da determinação. Obrigada, querida Mira!

 

Mira Fernandes

 

 

A Catarina é uma das responsáveis pelo design, desenvolvimento e atualização do nosso site. É muito atenta, uma excelente ouvinte, consegue concretizar as nossas ideias mais loucas e difíceis. É muito criativa e deixa-nos tontas com a velocidade de resposta aos nossos e-mails e pedidos. Obrigada, querida Catarina!

 

 

WhatsApp Image 2022 03 07 at 16.59.44

 

Joana é a nossa nutricionista ,“Tem sido um prazer tê-la na nossa equipa. Com um olhar atento e cuidadoso nos detalhes, tem-nos ensinado-nos sobre saúde e nutrição, bem como a conhecer de forma mais profunda os benefícios dos alimentos das nossas lojas”.  Divide-se entre Mafra e  Lisboa. Tem uma grande paixão pela cozinha vegetariana e por atividades ao ar livre, acredita que a nutrição é a base para uma vida saudável e que as nossas escolhas alimentares têm influência no meio que nos rodeia.  Obrigada, querida Joana!

 

Joana

 

A Rosa é a responsável pela nossa contabilidade, é uma mente perspicaz e atenta, uma pessoa extremamente dedicada e disponível. Não falha um detalhe, um prazo, é a "boss" da faturação e das finanças.  Obrigada, querida Rosa!

 

Rosa

 

A Catarina é a responsável pela gestão e pelas operações, mas, na verdade, está em todas as frentes : “É a mente prodigiosa que gere e supervisiona as nossas lojas, garantindo a qualidade e eficiência dos nossos stocks e processos internos”. É a imagem da traquilidade e da assertividade. Curiosidade: é viciada em café! E descobrimos que mais facilmente cozinha para 70 pessoas do que para 2! Obrigada, querida Catarina!

 

Catarina

 

E nada melhor do que esta data do Dia Internacional da Mulher para acolher mais uma mulher extraordinária que se juntou à nossa  equipa - a Ana, que está à frente da revenda das marcas de que somos distribuidores oficiais em Portugal. Da fotografia ao upcycling têxtil (e não só), os interesses da Ana são múltiplos e os talentos também. É uma comunicadora nata e tem das gargalhadas mais bonitas que conhecemos, é uma lutadora, uma mãe e mulher-inspiração. Bem-vinda e obrigada, querida Ana!

 

Ana

 

E é a vez de homenagearmos o coração da Maria Granel, a nossa fundadora, Eunice Maia

A Eunice é o coração que pulsa diariamente entre nós. Como uma boa professora que é, dá-nos força, coragem e incentivo para seguirmos dentro e fora das lojas.  Amorosa, sensível, leve, empática, sonhadora e guerreira, luta efetivamente com muita garra todos os dias para que o mundo e as pessoas sejam melhores. É incansável, inspiradora e revolucionária. É um ser humano incrível de um grande coração que lidera através do exemplo.



Eunice E

 

Estendemos esta mensagem de carinho e de admiração às mulheres que inspiraram e inspiram este projeto, às todas as formadoras que colaboram connosco nos nossos workshops e no Programa educativo ambiental Z(h)ero; à talentosa Filipa, que desenhou a nossa identidade visiual e às brilhantes fotógrafas (Daniela e Cristina) que alimentam os nossos conteúdos; às representantes da Nutraqual (Dália e Ana Sofia), que certificam as nossas boas prática HACCP; às nossas fornecedoras; a todas as mulheres que já passaram pela nossa equipa e nos fizeram crescer; às queridas freguesas e às irmandade do granel; à nossa comunidade e a todas as mulheres! 

Os nossos corações e orações estão com as mulheres, mães, filhas, irmãs, esposas da Ucrânia.

You go, girl! You rock!

A todas, um Feliz Dia da Mulher Todos os Dias!