Um encontro épico está a decorrer nas montras das nossas lojas de Alvalade e Campo de Ourique. O que têm em comum uma girafa gigante, uma tartaruga colorida, luminárias feitas a partir de caroços de azeitonas e garrafas produzidas com desperdício de cortiça e cana-de-açúcar, além de partilharem este espaço? É a história do projeto United to Remake (Unidos para Refazer), que oferece o pano de fundo para esses produtos únicos e ecologicamente responsáveis. 

Há duas semanas quem passa pelas calçadas da Rua José Duro, em Alvalade, e na Coelho da Rocha, em Campo de Ourique, depara com peças únicas, criativas e que reaproveitam algum tipo de resíduo: solas de chinelos de praia, caroços de azeitonas e biomassa de cana-de-açúcar. 

Quando recebemos a visita da Francisca Shearman e conhecemos o seu projeto - United to Remake, rapidamente as ideias fervilharam. Partilhamos imediatamente a descoberta com a nossa Sara Dinis, responsável pela decoração das nossas montras. O que não imaginávamos é que a nova “roupagem” despertaria tanta atenção e curiosidade na nossa comunidade. E, desde então, as nossas monstrastransformaram-se em paragens obrigatórias para miúdos e graúdos. 

 

 

U2R montrasFotos: Paulo Dinis

 

Mais do que captar a atenção com a originalidade e cor, pretendemos dar visibilidade às iniciativas que sustentam o desenvolvimento das peças. São projetos e empresas que dão uma nova vida ao que, muitas vezes, parece não ter mais nada para dar.

“Num julho que assinala o Plastic Free July quisemos homenagear os oceanos e a sua biodiversidade, assim como alertar para as ameaças que a põem em causa. E, para o fazer, não poderia haver parceiro mais especial do que o projeto United to Remake e estas peças”, comenta a nossa Eunice.

 

United to Remake

A United to Remake é uma startup de inovação social portuguesa que surge em 2021 com o propósito de reduzir o desperdício, oferecer acompanhamento e encontrar novas formas de reciclagem e reutilização (upcycling) das matérias primas.

A empresa United to Remake atua em duas frentes distintas e complementares:

1- Desenvolvimento de um portefólio com programas de recolha, logística e reciclagem;

2- Promoção dos produtos produzidos pelos parceiros  a partir dos resíduos e/ou reutilização de matérias-primas. 

 

“Existimos para unir quem pode salvar o planeta! Transformamos lixo num novo luxo: o luxo de vivermos num sítio melhor. Num planeta mais limpo, com um oceano mais transparente, um ar mais puro e com um horizonte de céu limpo onde é possível vislumbrar todos os planos que temos para o planeta e encontrar um sítio onde todos se tornam possíveis de concretizar”, partilha Francisca.

 

O que encontramos na United to Remake?

A empresa aposta num portefólio diversificado de produtos únicos, criativos e que utilizam o ecodesign como ferramenta essencial para transformar resíduos em objetos de decoração e utilização.   

A Organização sem Fins Lucrativos - Ocean Sole é a primeira parceira da United to Remake. Sediada no Quénia, transforma solas de chinelos descartados, apanhados no mar e rios, em obras de arte.

Além de desempenharem um importante trabalho de limpeza nos oceanos e litorais, geram oportunidades de trabalho em áreas de alta vulnerabilidade. 

Os chinelos recolhidos passam por um processo de higienização e compressão dos resíduos antes de serem esculpidos, manualmente pelos artesãos.

 



Além dos animais, é possível encontrar no catálogo da United to Remake:

  • Garrafas garrafas feitas a partir do desperdício da cortiça e biomassa de cana-de-açúcar. 

 

U2R garrafas

 

  • Peças da Cais Recicla, um projeto da Associação Cais que privilegia processos de criação artística para capacitar pessoas em situação de sem abrigo e risco de exclusão social. 

 

U2R Cais

 

  • Peças de design da Naifactory LAB que utilizam como matérias primas a resina orgânica e o caroço da azeitona.

 

                                                     



Cariz Social da United to Remake

Para além dos impactos ambientais, a U2R assume um compromisso com a componente social -  20 % dos resultados da linha de logística reversa são encaminhados para a associação Crescer que promove a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de Lisboa.

Que tal descobrir pessoalmente esses produtos?

Vem visitar-nos numa das nossas lojas (ou mesmo nas duas!) e vê ao vivo estas peças lindas!

Até já!