De onde vêm as nossas granolas?

De onde vêm as nossas granolas?

Graças a parceiros e a fornecedores que partilham dos mesmos valores que os nossos, podemos oferecer diariamente produtos bio, nutritivos e de elevada qualidade nas nossas lojas.

É o caso das granolas.

Ao todo, são sete sabores diferentes, com um ingrediente em comum: o amor!

Atualmente contamos com dois parceiros que nos oferecem estas delícias. E é a eles que dedicamos carinhosamente este artigo. Porque se começámos como parceiros, a verdade é que se tornaram rapidamente amigos e família.

Eles aceitaram o convite para partilharem as suas histórias e até alguns dos seus segredos.

Vamos conhecê-los melhor!

Simplu, Organic Food

O momento em que vivemos, resguardados em nossas casas, fez com que Dorina Bulgac se lembrasse do início da Simplu.

Arquivo pessoal Dorina Bulgac

Dorina está à frente da empresa e conta-nos que foi num cenário muito parecido com este que a Simplu nasceu. Foi quando, após um internamento médico, precisou de ficar em repouso por cerca de três meses a recuperar. Durante este período, Dorina redobrou os cuidados com a dieta, ao adotar uma alimentação nutricionalmente mais rica e natural. Nasceriam assim as suas primeiras granolas caseiras.

As surpresas não tardaram a chegar; Dorina percebeu a melhoria inegável na sua saúde e partilhou a sua alegria. No Natal de 2015, ofereceu como prenda uma fornada de granola à família. 

De lá para cá, a Simplu mantém a ternura e a forma artesanal de produção. Como se brincasse com as cores dos superalimentos, das frutas desidratadas, dos frutos secos e das sementes. E o melhor, tudo feito à mão!

O processo de escolha das matérias-primas e dos fornecedores é extremamente criteriosa, ao optar por produtos biológicos, nutritivos, respeitando na sua cadeia produtiva o meio ambiente e as pessoas.

“As nossas escolhas são o primeiro passo para uma possível mudança. Ao escolhermos com consciência podemos proporcionar um produto honesto e que contribua para uma alimentação mais saudável”, comenta Dorina.

Podemos encontrar nas granolas Simplu ingredientes bio certificados; vitaminas, minerais e (muita) boa energia.

Arquivo pessoal da Dorina

A parceria entre a Maria Granel e a Simplu deu-se em meados de 2016, quando aceitaram repensar a sua forma de acondicionamento do produto para se adaptarem ao nosso conceito de venda a granel e, portanto, sem embalagem. Desde então, estão connosco na desafiante missão de oferecer um produto que promova saúde, bem-estar e respeito pelo planeta.

“Para nós, faz todo sentido continuar a fazer o que fazemos de melhor, enquanto tivermos ao nosso lado pessoas e empresas igualmente comprometidas com a mudança. Temos muito orgulho de fazer parte desta transformação ao lado da Maria Granel”, finaliza Dorina.

Eattitude

A Eattitude, uma empresa familiar fundada pelo casal Catarina e Tomás de Castro, nasceu da vontade de adotar uma atitude mais responsável perante a alimentação e a sustentabilidade do planeta.

Arquivo pessoal do casal

“A nossa missão é oferecer um alimento saudável, acessível, colorido e que seja delicioso”, diz Catarina.

Tudo começou em 2011, com a chegada da Carlota, a primeira filha do casal. Na época, a oferta de produtos biológicos (com sabor) ainda era muito tímida, principalmente, para as crianças. Foi quando a Catarina experimentou transformar as suas granolas, que já faziam parte da sua rotina, numa papa para a bebé. A pequenina adorou!

E ela não foi a única, porque no Natal daquele ano o casal viu-se apertado financeiramente e decidiu oferecer como prenda aos familiares e amigos as suas granolas. E esse foi o incentivo de que precisavam para iniciar a Eattitude.

Desde então, as encomendas tornaram-se mais frequentes, novas experiências resultaram em sabores diferentes de granolas. Até que em 2017 a cozinha do casal ficou pequena, e as granolas ganharam um novo “laboratório”, uma pequena fábrica.     ​

O encontro entre a Maria Granel e a Ettitude deu-se no início de 2018, momento em que o casal aceitou o desafio de fornecer a granel.

“Até aqui, comercializávamos apenas produtos embalados, mas, inspirados na Maria Granel, sentimos a necessidade e interesse em diminuirmos a nossa pegada ecológica e aceitámos o desafio!”, diz Tomás.

As granolas Eattitudes são biológicas, isentas de glúten, de açúcar e de químicos nocivos. O método de produção é 100% manual e suas matérias-primas são exclusivamente biológicas e devidamente certificadas.

​Há seis meses a Eattitude conseguiu introduzir alterações de acondicionamento no seu produto que se traduziram numa redução de 90% de plástico utilizado.

As histórias dos nossos parceiros inspiram-nos e fazem com que nos lembremos da nossa própria jornada. O compromisso, a qualidade e o amor pela terra são os principais ingredientes que procuramos também nos nossos parceiros e fornecedores.

“A Maria Granel nasceu para homenagear nossas raízes, a memória de um tempo em que comprávamos em mercearias de bairro. A este conceito juntou-se a oferta de produtos que respeitam o meio ambiente e as pessoas envolvidas na cadeia produtiva. E tudo isso só faz sentido porque temos parceiros comprometidos com a mudança do mundo, promovendo um consumo mais consciente”, partilha Eunice Maia.

Para fecharmos com chave de ouro o artigo, convidámos os nossos parceiros a partilharem uma receita cuja protagonista seja a granola.

Delícia matcha – Receita da Dorina:

1 banana cortada às rodelas

1 colher de manteiga de amendoim ou amêndoa

1 pitada de canela

1 porção de granola matcha.

Arquivo pessoal da Dorina

Bolo Exuberante – Receita da Catarina:

Juntar num processador até ficar em creme fofo e homogéneo:
. 100 g de chocolate de culinária ralado.

. 100 g de chocolate de culinária ralado.

. 1 chávena de farinha de espelta integral
. 1/2 chávena de óleo de coco (não derretido)
. 1/2 chávena de coco ralado
. 1/4 chávena de açúcar de coco .

. 1/2 chávena de bebida de coco
. 1 ovo
. 1/2 colher (chá) de fermento para bolos
. 1 pitada sal 
A seguir juntar: 1 chávena de granola exuberante, sem bater muito para não triturar.
Levar ao forno (180 graus) aproximadamente 25 minutos.

O bolo deve ficar húmido por dentro.

Arquivo pessoal da Catarina

É fã das nossas granolas? Conte-nos qual o seu sabor preferido!

Deixar comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.